Tendências no marketing para 2021

02/02/2021

O que podemos esperar sobre as tendências no marketing para 2021?

O marketing passou por grandes mudanças no ano de 2020, principalmente, o marketing digital. Essa área passou por uma ressignificação devido a todas mudanças de comportamento trazidas pelos problemas de saúde pública ocasionados pelo novo Coronavírus (Covid-19).

Por conta da pandemia, as pessoas tiveram que ficar mais em casa e usar mais ainda o marketing digital para vender produtos e serviços. Com isso, as tendências no marketing acabaram mudando.

Esse período mudou a tendências no marketing para 2021 e, provavelmente, para os próximos anos. Isso porque novas formas de ver os mercados e as possibilidades foram percebidas neste ano.

Estratégias de marketing

Uma das melhores maneiras de sair na frente de seus concorrentes, é ficar por dentro das tendências do marketing e implementá-las em sua estratégia.

A sua empresa nunca pode usar estratégias desatualizadas ou ineficazes para atingir seu público-alvo. Isso porque essa prática pode levar a uma sequência de eventos negativos para o seu negócio.

Para garantir uma boa estratégia de marketing, é importante poder contar com conteúdos de qualidade. Que ofereçam informações interessantes que atraiam seus clientes de forma positiva, fazendo com que eles se tornem cativos.

Tendências no marketing digital para 2021

O ano de 2020 acabou trazendo vários novos possíveis cenários para a atuação de empresas nas redes sociais.

O tráfego de pessoas nos canais de relacionamento durante o período de pandemia foi muito ampliado. Obrigando então as empresas a passarem pelo processo de transformação digital. Como também, a fazerem ajustes para manter suas operações e continuar atraindo clientes.

Para o ano de 2021, as principais tendências no marketing são:

  • O Marketing interativo

Um bom site contendo informações relevantes, sempre foi algo essencial para uma marca ou empresa. Contudo, isso se torna mais importante a cada dia.

Como todas as empresas estão passando por mudanças nesse sentido, é importante pensar em estratégias para atrair tráfego para o site da empresa.

Uma ótima forma de o seu site atrair mais visitantes, é adicionar elementos interativos ou de mídias sociais, de maneira a agregar valor aos produtos e serviços oferecidos.

No marketing interativo podem ser incluídos questionários, avaliações, jogos interativos, enquetes, dentre outros recursos.

  • Os conteúdos gerados pelos usuários

Esse tipo de conteúdo deve ser gerado pelo próprio usuário (UGC), bem como o próprio termo informa. E pode ser qualquer tipo de conteúdo tais como: vídeos, imagens, avaliações etc.

Contudo, vale ressaltar que esses conteúdos devem ser criados pelos usuários ou clientes e não pela marca. A UGC pode ser uma forma muito eficiente de tornar as marcas mais acessíveis ao público.

Com o surgimento do marketing de influência, o UGC se tornou umas das principais estratégias no marketing para muitas empresas. Essa é uma forte tendência de estratégia de marketing para 2021. Principalmente por causa do alto nível de autenticidade e também pelo tipo de relacionamento que ele oferece. Então, o principal apelo do UGC, é o alto nível de autenticidade e de oportunidade de relacionamento.

  • Vendas por meio das redes sociais

As recentes mudanças realizadas nas plataformas sociais permitiram que várias empresas usassem seus perfis nas redes sociais como canal de vendas para os seus produtos e serviços.

A prática ficou ainda mais intensa com a chegada dos catálogos de vendas no Facebook, no Pinterest e no Instagram, por exemplo.

Portanto, uma das maiores tendências no marketing para 2021 é o comércio social, onde os clientes se aproximam das marcas por meio das mídias sociais.

  • Lives

Durante este ano, o vídeo ao vivo se tornou um dos tipos de conteúdo online mais populares usados pelas pessoas. As lives estão fazendo cada vez mais sucesso nas redes sociais tais, como: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e, até mesmo, LinkedIn.

Todas essas plataformas aderiram à tendência de fazer lives. Só no Instagram, são cerca de 1 milhão de pessoas que assistem a vídeos ao vivo todos os dias. Essa popularidade deve continuar neste ano de 2021, porém, é claro que sempre com novidades para atrair cada vez mais pessoas.

Enfim, o aumento considerável de pessoas online e conectadas se deve a crise mundial de saúde. Contudo, a verdade é que essa tendência já estava virando um fato para todos, a crise apenas acelerou esse processo. Além disso, esse hábito deve permanecer após a solução do problema.

Sendo assim, as tendências no marketing para 2021 serão voltadas principalmente para as plataformas digitais e aos conteúdos que elas podem oferecer, com a intenção de sempre atrair mais clientes e compradores.

Por isso, se você quer se destacar nesse meio é importante que tenha a ajuda de uma agência de marketing digital para que juntos vocês possam garantir o sucesso da sua empresa. 

Quer saber como isso é possível?

Quero tornar minha empresa um case de sucesso

  • Categorias