Mesmo em tempos de pandemia e crise econômica, os meios de compras digitais continuam crescendo. Sendo assim, muitos empresários continuam com alto interesse em investir neste campo. Seja através de um e-commerce, marketplace ou redes sociais.
Contudo, no meio digital, as possibilidades são muitas, o que pode gerar muitas dúvidas. Sendo assim, muitas pessoas ficam em dúvida se devem criar um e-commerce ou investir em marketplace.
Os dois tipos de empreendimentos podem ser bons, mesmo com suas particularidades. Portanto, essas características devem ser consideradas na hora de analisar em qual delas investir para o seu negócio.
Pensando nisso, no texto de hoje, falaremos sobre esse assunto, apontando todos os pormenores para chegarmos à conclusão do que vale mais a pena: abrir um e-commerce ou investir em marketplace para o seu negócio. Confira!
Evolução do e-commerce para marketplace
Muitos e-commerces do país têm transformado o seu formato para um modelo de marketplaces. Portanto, está se tornando cada vez mais necessário oferecer experiências que agrade os clientes em sua compra, para torná-la de fato efetiva.
Essa mudança de comportamento do mercado tem aumentado bastante a margem de ganho no que se diz respeito ao lucro empresarial. Porém, isso não significa que as lojas virtuais, também conhecidas como e-commerces não sejam boas, muito pelo contrário, elas podem oferecer muitos benefícios.
Contudo, o investidor deve avaliar antes qual a proposta mais adequada ao seu empreendimento. Nunca se esquecendo que o e-commerce para ser qualificado precisa passar uma excelente experiência para o seu público.
O que é E-commerce, de fato?
O e-commerce é basicamente uma loja virtual, que cada vez mais tem ganhado seu espaço atualmente. Tanto que muitos investidores, quando pensam em inovação para seu negócio, abrem um e-commerce.
A loja virtual é muito indicada para pessoas que já possuem loja física e desejam expandir os seus negócios. Ou até mesmo para aqueles que possuem uma venda online por meio das mídias e deseja transformar este trabalho em algo mais apreciativo e facilitador para seus clientes.
Hoje em dia, pode ser bem mais benéfico criar sua própria loja online do que abrir uma franquia. As vantagens das lojas virtuais são muitas, comparadas a empreendimentos físicos. Elas são muito mais acessíveis e não há compromisso com aluguel.
Mas, mesmo assim, é preciso ficar atento a alguns detalhes quando for investir neste tipo de comércio. Até porque, mesmo sendo uma loja on-line, é necessário cuidar com zelo de itens como:
- Estoque;
- Logística;
- Marketing.
É necessário ainda contratar uma boa plataforma para registrar um domínio de qualidade para assim evitar futuras dores de cabeça com relação às compras realizadas por seu cliente.
Portanto, cabe ao empreendedor decidir qual o tipo de empreendimento digital é mais viável para a sua empresa. Qual a melhor estratégia para divulgá-lo na internet e como fazê-lo funcionar de forma eficiente, sempre levando em consideração alguns cases de sucesso.
O que é um marketplace?
O Marketplace surge como uma outra forma de vender online. Esse tipo de negócio é caracterizado por plataformas que têm por objetivo reunir uma grande gama de vendedores. Tudo isso como se fosse um shopping virtual.
Anunciar por meio de marketplace pode ser também uma boa estratégia para quem já vende produtos ou serviços. Independentemente se a loja for física ou que possua outros meios de venda, como, por exemplo, as redes sociais.
Além de serem ótimos para atrair clientes, nos marketplaces não há necessidade de grandes investimentos em marketing digital. Os sites permitem que os clientes comparem os preços, a qualidade, o tempo de entrega e qualquer característica ligada à venda.
Entretanto, como nada é perfeito. Por isso, é bom levar em consideração alguns pontos. Mesmo com todas as vantagens oferecidas pelos marketplaces, é importante saber que vender por eles exige custos altos com comissões.
Sem falar que a concorrência é muito grande. Sendo assim, é muito importante ter foco no cliente e escolher um nicho de mercado que você domine bem.
Como montar um bom e-commerce?
A primeira coisa a se fazer é uma pesquisa. É importante procurar o maior número de informações possível sobre o mercado e sobre a legislação. A nova lei do e-commerce determina várias regras que devem ser seguidas por quem escolhe esse modelo de negócio.
Por isso, é muito importante estar bem informado sobre a questão legal do seu negócio para evitar problemas futuros.
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Escolha seu nicho de mercado
É interessante escolher um nicho de mercado no qual você já tenha alguma familiaridade e que tenha conhecimento prévio. Por isso, procure sempre estudar tudo sobre o seu público alvo e os seus produtos.
Esteja atento à concorrência para deixar seu negócio sempre mais competitivo no nicho escolhido. É bom sempre se atualizar para saber vender melhor.
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Invista em marketing digital
Para atrair clientes para o seu e-commerce, é necessário possuir uma boa estratégia de marketing. As possibilidades são infinitas, mas fazer uso de Inbound Marketing, técnicas de SEO e engajamento nas redes sociais, já podem garantir ótimos resultados nas vendas.
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Depois de criado, invista em um bom Layout para atrair seus clientes de forma qualificada
Agora que você já criou seu e-commerce, é muito importante que o layout dele seja de qualidade, para assim levar uma experiência agradável àqueles que você deseja impactar. Por isso, leve em consideração as técnicas de UX, e entregue valor para seu público-alvo.
Lembre-se: Contar com uma empresa parceira para realizar esses serviços com qualidade e zelo é essencial para o sucesso do seu e-commerce. Por isso, aqui na Nairuz nosso principal foco é realizar um trabalho feito à mão, levando sua loja virtual a um patamar de qualidade e de perfeito desempenho.
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