O ticket médio é um indicador focado na performance de vendas da empresa. A palavra “ticket” se refere justamente ao valor gasto em uma compra, e é claro que não poderia ficar de fora da organização de qualquer empresa.
Assim sendo, o ticket médio pode ser calculado em função do valor monetário das vendas totais de uma marca divididas pelo número de vendas. E pode ser feito desde empresas que prestam serviços, como aplicação de resina em piso , até marcas que oferecem os mais diversos produtos.
Outro cálculo do ticket médio leva em consideração o número de clientes da empresa e qual é o valor médio de suas compras em um determinado período de tempo.
É possível calcular o ticket médio de diferentes linhas de produtos ou serviços, diversos canais de vendas ou cada um de seus vendedores. Assim como muitas outras vertentes responsáveis pela venda de seus produtos ou serviços.
Dependendo do que você quer analisar em sua empresa, um diferente tipo de ticket médio pode ser utilizado para te auxiliar a definir um planejamento estratégico de metas e objetivos. Ou mesmo um bom plano de vendas.
Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo para te ajudar a entender um pouco mais sobre a importância do ticket médico! Além de como calculá-lo de maneira eficaz. Seja para a sua marca que realiza aplicação de epóxi em parede ou para sua empresa que vende algum tipo de produto.
Entenda o que é ticket médio e a sua importância
O conceito de ticket médio se baseia no número de negócios fechados pela empresa. Ou seja, é bastante útil para mensurar a performance de um vendedor. Dessa maneira, se ele fez mais de uma venda para um mesmo cliente, é possível avaliar melhor o seu desempenho em cada venda efetuada.
Entretanto, também existe um conceito de ticket médio baseado no número de clientes, que pode ser útil para avaliar quais são os leads mais importantes do seu negócio. Ou seja, aqueles que mais contribuem para o seu faturamento e lucratividade.
Afinal de contas, seja o seu negócio uma empresa que realiza aterramento linha de transmissão ou até mesmo uma loja de roupas, sempre existe aquele cliente que irá consumir mais de uma vez de você. E o motivo é justamente por gostar e confiar no seu trabalho.
O ticket médio é considerado uma das métricas mais relevantes de um negócio. Isso porque fornece ao gestor de uma empresa informações valiosas para a elaboração de ações estratégicas e para o melhor planejamento de vendas, com o objetivo de melhorar todos os resultados.
Isso significa que o ticket médio é muito mais do que apenas um cálculo, mas uma maneira de ajudar empreendedores a entenderem de maneira mais eficaz o que acontece com o dinheiro de sua empresa e como aumentar essa taxa tão importante.
Aprenda a calcular o ticket médio da sua empresa
E se engana quem pensou que dentro do universo do marketing não haveria cálculos e números. Muito pelo contrário! É preciso contar com a matemática para se obter resultados precisos.
Esse cálculo é relativamente simples, uma vez que se trata de uma média de valor. Lembrando que é possível buscar uma média geral acerca de tudo que é comercializado, e também uma específica, apenas sobre alguns produtos e serviços.
Também é válido lembrar que o cálculo conta com uma fórmula que pode ser usada para os mais diversos tipos de negócios. Desde empresas de portaria terceirizada SP , até para lojas de brinquedos.
Para calcular o ticket médio, você precisa conhecer dois parâmetros muito importantes da sua empresa: o valor total faturado e o número de pedidos realizados pelos clientes.
Lembrando que, para isso, é preciso definir um período exato de tempo de análise. O ideal é fazer o cálculo mensalmente, buscando criar um histórico para um melhor acompanhamento da gestão.
Portanto, a fórmula seria a seguinte: valor total faturado dividido pelo número de pedidos realizados.
Vamos ao exemplo, na prática:
Suponhamos que uma empresa de barreira acústica obteve um faturamento de R$ 150 mil. O total de pedidos realizados foi de 500 dentro de um mês. Então, um mês é a média de tempo que utilizaremos.
Portanto, dividimos o valor de faturamento pelo número de pedidos realizados, neste caso, dividimos 150 mil por 500, que nos daria o seguinte resultado:
150.000 / 500 = 300
Isso significa que cada compra realizada pelo cliente, na sua loja física ou até mesmo pelo seu site de vendas, saiu em torno de R$ 300,00 cada. Justamente o resultado do nosso cálculo.
Nesse cenário será preciso avaliar o seu produto ou serviço para saber se esse é um valor justo, seja uma limpeza comercial ou até mesmo um eletrodoméstico, isso para que a sua marca saiba o momento ideal de aumentar o preço de seu produto ou serviço.
Esse cálculo serve justamente para que você tenha um maior controle sobre quanto vale cada compra realizada em sua marca e o que você pode fazer para aumentar essa métrica, pois quando falamos de ticket médio, quanto mais, melhor para você e sua empresa.
Conheça o que o ticket médio diz sobre sua empresa
Muitos se perguntam o que essa métrica traz de importante para as empresas e o motivo pelo qual esse cálculo se tornou tão importante nos últimos tempos, e é justamente sobre isso que iremos abordar agora.
Quando uma pessoa resolve abrir o seu próprio negócio, seja ele uma empresa de elaboração de projeto de combate a incêndio ou até mesmo uma escola particular, o último desejo dela é sair no prejuízo e acabar perdendo dinheiro, não é mesmo?
Afinal de contas, apenas quem empreende sabe a importância de cada real que entra e sai do seu caixa todos os meses e a importância dele para que a empresa se mantenha de pé e com suas contas em dia.
Da mesma maneira, apenas o empreendedor sabe o quanto precisa desembolsar para construir e definir estratégias de divulgação na internet ou em qualquer outro espaço para atrair mais clientes e obter mais resultados.
Isso tudo significa que não são poucos os investimentos de um empreendimento. Portanto, é preciso sempre estar atento aos resultados para trocar ou mudar a estratégia quando for necessário.
E é justamente para isso que serve o ticket médio. Ele surge para passar uma imagem de precaução e preservação da sua marca perante o mercado, fazendo com que todos olhem o seu negócio como um espaço que se prepara para todo tipo de cenário ou situação.
Como bem sabemos, nem tudo está apenas no controle da empresa. Não é sempre que uma empresa de elevadores de carga consegue cuidar de todo o faturamento que entra e números de pedidos que chegam, pois são muitos.
Por isso, o ticket médio diz muito sobre a sua empresa. Diz como ela se organiza e se prepara para mudanças e, principalmente, para receber os mais novos e diversos resultados.
Dicas para aumentar o seu ticket médio
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o ticket médio, chegou o momento de conhecer algumas dicas que selecionamos para te ajudar a aumentar essa taxa dentro da sua empresa. E, consequentemente, os seus resultados. Confira:
- Atraia um público mais qualificado;
- Disponibilize frete grátis a partir de um valor em compras;
- Indique itens relacionados ao que o cliente procura;
- Ofereça combos de produtos.
Ações simples como essas já fazem com que o seu cliente olhe o seu produto ou serviço com outros olhos. Assim o seu desejo por adquirir ele será ainda maior. Justamente por todo o cenário que você constrói incentivando essa ação.
Claro que você pode pesquisar outras maneiras de aumentar o seu ticket médio. Mas as citadas acima são as mais utilizadas e que mais entregam ótimos resultados para os mais diversos segmentos de negócios presentes no mercado.
Considerações finais
Assim como a preocupação com diversas outras métricas e taxas da sua empresa são de extrema importância. Incluir o ticket médio nelas só irá te trazer benefícios. Por isso, comece a realizar essa conta mensalmente.
E lembre-se sempre que, além do preço do seu produto ou serviço, você vende o valor agregado a ele. Ou seja, você vende uma solução que pode mudar por completo a vida de uma pessoa.
Manter isso em mente irá te ajudar a entender mais sobre o propósito da sua marca e o seu diferencial no mercado, fazendo com que o resultado do cálculo de um ticket médio seja apenas a confirmação do sucesso do que a sua marca oferece.
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