UI/UX Design: o que são e como as áreas se complementam

10/01/2023
UI/UX Design

UI/UX Design são termos muito utilizados atualmente, afinal essa é uma profissão promissora e com isso cada vez mais empresas estão entendendo a necessidade de ter esses profissionais em suas equipes. Existem algumas pessoas que acham que UI e UX design se trata da mesma coisa, mas não é bem assim, existem algumas diferenças entre esses termos. E nós explicaremos tudo!

Afinal, o design é algo bem complexo e vai muito além do que fazer layouts bonitos para uma empresa de bolsa de lona para ferramentas vender mais no mercado digital, por exemplo. Ele diz respeito ao comportamento humano, aliado aos negócios e à tecnologia.

Isso porque as pessoas estão sempre em busca de algo para saciar suas necessidades e dar soluções para os seus problemas. Por isso, é fundamental que se faça um estudo do comportamento humano e de gatilhos que estimulem o consumo.

Portanto, que esses profissionais se tornaram tão relevantes, seja para empresa de aspirador industrial ou uma loja de produtos importados, estudar esses aspectos é entender as necessidades dos usuários e com isso deixá-los satisfeitos.

É justamente nesse cenário que utilizamos o UI e UX design, termos muito similares, mas que possuem suas diferenças, e quando usados em conjunto são capazes de apresentar resultados muito positivos para as empresas.

O que são UI/UX Design?

UX é um termo em inglês para User Experience, que significa experiência do usuário e diz respeito à relação de uma pessoa com a experiência do produto ou serviço.

Sendo assim, trata de como um cliente que consome o produto de uma empresa de plotter de recorte profissional, por exemplo, se sente em relação a marca e ao serviço prestado, e isso envolve:

  • Pesquisas;
  • Protótipos;
  • Análises;
  • Testes;
  • Validação.

Além de quanto agradável é a relação entre usuário e produto.

Já UI é um termo em inglês para User Interface, que significa interface do usuário, e trata de toda parte visual e de interação que o cliente tem com determinado produto ou serviço.

Sendo assim, diz respeito às cores, tipografia, layouts, ou seja, tudo que está presente em embalagens de polietileno para alimentos, por exemplo, ou até mesmo como está organizado o layout de um site.

Além disso, é uma habilidade responsável pela interação que o usuário tem ao navegar por um site, e-commerce ou aplicativo.

Fatores que influenciam a experiência do usuário

É importante que você conheça quais são os fatores que influenciam a experiência do usuário. Isso fará diferença tanto para o profissional, que quer vender seu produto, como para uma empresa de resistência aletada que deseja contratar os serviços, procurando mais detalhes.

O primeiro fator é que ele seja útil, é importante que se construa um produto que de fato seja útil para as pessoas e que atenda suas reais necessidades, isso fará com que o cliente sinta a necessidade de adquirir pois irá ajudá-lo em algo.

O outro fator é que seja fácil de aprender, diz respeito à usabilidade, o produto ou serviço deve ser simples e de fácil aprendizagem, isso encanta os usuários e faz com que optem por uma determinada marca de válvula retenção em vez de outra.

O fator três é que ele seja fácil de ser encontrado, e nesse ponto são destacados a hierarquia das informações. É importante que você entenda que o perfil atual do consumidor é o de quem não tem tempo a perder.

Por isso, é importante que o seu site seja organizado e de fácil compreensão, isso irá fazer com que as pessoas consigam navegar e absorver todas as informações necessárias sobre os seus produtos e serviços.

Outro fato fundamental é que ele seja de fácil compreensão e que as pessoas saibam usar o seu produto sem precisarem ficar consultando algo toda vez, isso torna a experiência de usuário muito mais completa.

O quarto fator é a eficácia do seu produto, ele precisa realizar o trabalho que se propôs a fazer, isso contribui para definir a aceitação da sua marca no mercado.

Outro fator é a credibilidade, seja ela uma fábrica de brinquedos ou uma empresa de tenda piramidal, afinal o seu consumidor precisa confiar no seu negócio.

Precisa confiar que seus produtos ou serviços vão superar suas expectativas, além da confiança de entregar seus dados para efetuar as compras.

O sétimo fator é que o produto seja desejável, isso com certeza é predominante na hora da escolha do cliente, desejar algo como uma cabine de audiometria pesa muito na decisão de compra, afinal você quer aquele produto.

Um fator fundamental com certeza é se o seu produto ou serviço é acessível, eles precisam estar à disposição para qualquer pessoa, independentemente da capacidade cognitiva.

O último fator é se o seu produto é valioso, mas não confunda com preço ou valor, isso são coisas bem diferentes. Estamos nos referindo ao valor do seu produto e do problema que ele resolve, além da forma como ele resolve.

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Como UI/UX Design se completam?

Agora que você já entendeu sobre o conceito de UI e UX, é importante entender como esses termos se complementam.

Para que um bom produto surja, é importante que o UI e UX estejam conectados, sendo assim compreendemos que a UX é a soma de diversos fatores e o UI é sobre a razão, o que o usuário vê e toca.

Benefícios do UI/UX Design

Entenda agora quais são os benefícios em usar UI e UX no seu negócio. É importante que as empresas enxerguem todo o potencial que essas áreas podem agregar ao seu empreendimento, então veja a seguir quais são eles.

Geração de alto valor para o público

Quando você entende as necessidades do seu público e entrega uma interface pensada para que gere valor para eles, você cria conexões, e isso gera um valor para os seus clientes, mas como já dito, isso não significa lucros.

O valor vai muito além do lucro que se pode obter, afinal, tornar um produto de valor para o seu público é muito mais importante e faz com que ele se perpetue por mais tempo na vida dessa pessoa.

Altas chances de reter e encantar os usuários

Entenda que atrair o seu cliente é só o primeiro passo, mas não é isso que determina o seu sucesso. A retenção dessa pessoa é até mais importante, pois só assim ele vai entender que a sua empresa soluciona o problema dele.

É a partir desse momento que se inicia a jornada de compra e com isso ele passa de uma prospecção para um cliente efetivo, por isso é tão importante que você ofereça uma boa experiência de compra.

Além disso, é preciso que seu site tenha uma boa interface que estimule o retorno e encantamento dos usuários, isso faz com que ele fique satisfeito e ajuda em todo engajamento das indicações.

Fortalecimento da marca

Para que a sua marca cresça no mercado, ela precisa ser reconhecida e consumida pelas pessoas, isso consegue firmar sua empresa e te ajuda a se destacar em meio a concorrência, por isso investir em uma boa experiência é fundamental.

É preciso entender que os consumidores estão cada vez mais conectados, e antes de consumirem qualquer coisa, eles procuram sobre e compartilham experiências com outros usuários.

Por isso, é importante que a sua empresa se atente a esse aspecto, afinal uma experiência ruim diz mais sobre uma marca do que a qualidade do produto ou serviço, pois de nada adianta produtos excelentes e um serviço que deixe a desejar.

Sendo assim, o UI/UX Design conseguem ajudar a sua empresa a oferecer boas experiências para os seus clientes.

Então busque sempre entregar a versão completa que o consumidor espera da sua empresa, isso vai ajudar com que sua marca ganhe força.

Aumento de conversões

Com boas experiências você consegue alinhar as expectativas, desejos e intenções de visitas do seu público, tudo isso aumenta as taxas de conversão, afinal clientes satisfeitos voltam para consumir com a mesma empresa, além de indicar para os seus amigos.

Por isso que o UI/UX Design se fazem tão necessários na sua empresa, com eles você consegue proporcionar uma melhor experiência para o seu cliente, e com isso aumentar os lucros da sua empresa.

Afinal, o novo perfil de consumidor é muito mais ativo e procura por novidades e por coisas que conseguem atraí-lo, então é importante que as empresas entendam essas mudanças e consigam se adaptar o quanto antes.

Esses fatores determinam se a sua empresa terá sucesso ou não, afinal o mundo está em constante evolução e todos devemos aprender com isso.

 

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