UX Design: qual a importância para seu e-commerce

08/06/2021

Com o passar dos anos, a evolução da tecnologia e da rotina das pessoas fez com que as vendas online crescessem cada vez mais. Assim, a maior competitividade também faz com que os e-commerce busquem melhorar a experiência do usuário dentro de seu site. Por isso, podemos dizer que o UX Design se tornou essencial para as lojas virtuais que desejam se destacar no mercado atual.

Os sites dedicados ao e-commerce devem estar sempre atentos às mudanças de comportamento dos seus clientes online, para que mais conversões sejam feitas. E isso vai muito além de promover ofertas incríveis no site; é fundamental que a navegação na loja online seja a melhor para o cliente.

Pois é por essa razão que o UX Design é tão importante para o e-commerce! Esse é um conjunto de estratégias, todas voltadas para atender as necessidades do usuário. O site que segue essa organização visual dos elementos, permite que os clientes naveguem pelo seu e-commerce facilmente, até o momento da finalização da compra.

Por que o UX Design deve ser prioridade em seu e-commerce?

De acordo com pesquisas divulgadas pela Adobe, o UX Design é de extrema importância para os e-commerce. Uma vez que isso influenciará como os seus clientes se sentirão e o que eles pensarão sobre a sua empresa. Os números apontam que 94% das primeiras impressões sobre o site de uma marca estão relacionadas ao design do site.

Além disso, o que é mais preocupante: 89% dos consumidores compram com um concorrente após uma experiência de usuário insatisfatória. Ou seja, layouts que não são atraentes, fotos que não carregam, tudo isso influencia o seu usuário na hora da conversão. 

UX Design: qual a importância para seu e-commerce

Como aplicar UX Design no seu e-commerce?

Decerto que aplicar um UX Design efetivo em seu e-commerce, requer muito planejamento. Mas lembre-se, por mais que seja importante promover a usabilidade do site, existem vários aspectos que podem te ajudar a melhorar a experiência no seu e-commerce. Como por exemplo:

  • Saber quem é seu cliente: 

Para que você saiba como agradar os seus clientes, primeiramente é necessário saber quem ele é. Por isso, realize pesquisas de satisfação no próprio site ou nas redes sociais. Assim, você conhece o seu público-alvo e descobre mais sobre as suas preferências. 

  • Manter as informações sempre atualizadas:

É muito importante para o cliente ter segurança naquilo que ele está comprando. Por isso, ele precisa saber exatamente o que está encomendando. Logo, as informações como tamanho, dimensões, especificações de produto, precisam estar todas muito claras no site.

  • Garantir acessibilidade:

Existem mais de 8 milhões de pessoas no Brasil com deficiência visual e auditiva.  Por isso, é interessante que o seu e-commerce esteja pronto para atender essas pessoas. Pois esses são clientes potenciais que, com toda certeza, buscarão pelo seu concorrente caso você não atenda as necessidades deles. 

  • Manter o cliente próximo:

As redes sociais são uma ótima forma de manter os seus clientes e os em potencial mais próximos da marca. Afinal, você não pode ficar esperando que os leads simplesmente venham até o seu site, sem nenhuma ação sua. É fundamental criar posts chamativos e interativos para gerar engajamento, assim, aumentando a autoridade da sua marca. 

  • Facilitar o check out:

Esse é um momento crucial e muito importante: o momento da conversão. É fundamental que o checkout seja fácil e rápido, pois você evita que o usuário desista da compra ou deixe os produtos no carrinho porque não teve tempo de preencher aquele formulário extenso e complicado. Também não peça informações mais de uma vez! Além disso, forneça mais de um método de pagamento, isso aumenta as chances de venda e satisfação do cliente. 

Leia mais: Métodos de pagamentos para E-commerce: O que devo levar em consideração na hora de escolher esta parceria?

 

Agora que você já sabe qual é a importância do UX Design para o seu e-commerce, que tal investir nessas estratégias?

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