5 formas de vender mais usando SEO

27/10/2020

Se existisse uma estratégia que pudesse fazer as vendas da sua empresa aumentar e ainda levar mais visitantes para o seu site? Não seria ótimo? Na verdade, ela já existe e está fazendo muito sucesso no mercado, essa estratégia é o SEO. Mas você sabe como vender mais usando o SEO?

Com o avanço da tecnologia se tornou possível comprar produtos e serviços pela internet. O Google é o site de buscas mais acessado no mundo e um dos principais para a busca de produtos e serviços.

Ter um site ajudou muitas empresas a vender mais, porém, não basta apenas estar presente na internet, é necessário criar uma estratégia para se destacar entre os concorrentes.

Com as técnicas de SEO isso se tornou mais fácil. Na prática, ele é um grande direcionador de tráfego para os sites. Mas, para isso, você precisa criar uma boa estratégia de SEO.

Para que suas vendas aumentem, você precisa antes ter uma boa visibilidade. Desse modo, é necessário ter os algoritmos do Google trabalhando ao seu favor.

Esse tipo de ação é certeira, pois a possibilidade do seu site ir para a primeira página do Google aumenta e, com isso, há uma maior visibilidade nos resultados de buscas.

Mas antes de tudo, o que é e como vender mais com SEO?

O SEO (Search Engine Optimization), atua de modo a ampliar a Otimização para Mecanismos de Busca.

Ou seja, ele se baseia em uma série de práticas que visam otimizar um site para que ele tenha melhor posicionamento no sites de buscas, como o Google.

Na produção de conteúdo, por exemplo, se você usar as estratégias de SEO, a possibilidade do algoritmo de busca entender que o seu conteúdo é relevante e te levar para a primeira página de resultados aumenta.

As práticas de SEO vão desde o uso de ferramentas para a produção de conteúdo até nas configurações do seu site.

Assim, a cada dia que passa, as empresas estão comprovando que essas técnicas funcionam, pois quando a colocam em prática, estão tendo um bom retorno de resultados. E, o melhor, tudo isso de forma orgânica.

Mas qual a sua relação com os negócios?

O que precisamos entender é que os mecanismos de busca são como instrumentos que nos permitem entender a intenção do usuário, de acordo com as suas pesquisas.

Por exemplo, uma pessoa que está pesquisando sobre “implante dentário”, o interesse dela é saber mais sobre o procedimento ou pesquisar clínicas que o realizam e que tenham reconhecimento.

Já outra pessoa que está pesquisando sobre “aparelho ortodôntico”, o interesse dela é saber sobre esse assunto em específico. Por mais que seja a mesma área, são procedimentos diferentes.

Com as técnicas de SEO, você consegue levantar os dados sobre as pesquisas do seu público, saber as suas dores e oferecer para eles soluções através de conteúdos relevantes.

Por exemplo, você tem uma clínica odontológica e para aumentar seu alcance e atrair seu público, pode produzir conteúdos sobre implante dentário e utilizar palavras-chave como “implantes dentários”.

Com essa ação, você conseguirá atrair a pessoa que estava buscando por esse assunto.

Com as técnicas de SEO você produz conteúdos relevantes, informativos e educativos, o que te ajudará a se posicionar no Google. 

Se o seu conteúdo for relevante, alcançará a primeira página, que é onde terá mais visibilidade para o seu negócio.

Ter mais visibilidade na internet, principalmente nos dias atuais, quer dizer que a possibilidade das vendas da sua empresa aumentar é muito grande, pois quando a marca aparece na primeira página do Google, a pessoa sente mais confiança de fechar uma compra.

Agora que já entendemos o que é a estratégia e a sua relação nos negócios, vamos falar de algumas formas de vender mais com SEO.

4. Crie conteúdos relevantes

Os sites de buscas têm a função de prever a intenção do usuário na pesquisa dele e, com isso, oferecer resultados em ordem de relevância. Para definir essa ordem, um dos fatores importantes é o conteúdo.

Por isso, produzir conteúdos de qualidade, que ofereçam ao usuário um material rico e que supra a necessidade dele naquele momento, faz com que a sua página apareça nos primeiros resultados.

Por exemplo, o internauta está pesquisando sobre aparelho dental transparente e sua clínica tem esse tipo de aparelho. Para que você apareça na primeira página precisa de conteúdos que vão mostrar como sua clínica tem domínio nessa área.

Com isso, além de ver os seus conteúdos, você aumenta a possibilidade de gerar leads e – futuramente – converter esses leads em pacientes para sua clínica.

2. Defina as palavras-chave

Antes de começar a produção de conteúdos, é necessário escolher as palavras-chave que vão representá-lo. Mas lembre-se, ela precisa estar de acordo com as buscas do seu público.

As buscas que são feitas na internet se baseiam nesses termos, então é necessário que a sua página tenha essas palavras ao ser otimizada.

Para ter uma visão mais clara sobre isso, você se lembra do exemplo que demos sobre pesquisa de implantes dentários? Agora imagine que a pessoa está pesquisando por “prótese sobre implante dentario”. 

É um termo mais específico que ela está utilizando, ou seja, ela já está bem informada sobre o assunto e possivelmente já está procurando um lugar para realizar esse procedimento. 

Quanto mais detalhada for a palavra-chave (também conhecida como palavra-chave de cauda longa), mais clientes qualificados e com maior chance de finalizar a compra você irá atrair para o seu negócio.

Por esse motivo, é muito importante investir em estratégias que conciliam o uso de palavras mais genéricas e aquelas específicas, que afunilarão a chegada de leads qualificados até você.

3. Otimize o título, URL ou a descrição de página

Ao realizar uma pesquisa no Google, o primeiro contato que temos com um conteúdo é o título, a URL e a descrição daquela página. 

O que vamos ler neste primeiro contato é o que nos leva a decisão se vamos ou não clicar naquele link. Ou seja, esses elementos devem ser usados para chamar atenção da pessoa.

Por isso, é muito importante otimizar essas informações. Não use títulos grandes, coloque a palavra-chave no título, URL e na descrição daquele conteúdo, bem como será necessário criar uma descrição atrativa.

Assim, o usuário vai saber que o seu conteúdo está falando sobre o que ele procura e aumenta a probabilidade dela clicar no link do seu site.

4. Faça linkagens pertinentes

Fazer linkagens entre os conteúdos do seu site faz com que o usuário passe mais tempo no seu site e, com isso, ele vai se familiarizar com a sua marca.

Além de aumentar o seu tráfego, vai dar mais visibilidade no Google, pois ele vai entender que você está oferecendo valor para o usuário.

Vale ressaltar que os links precisam fazer sentido, não podendo ser links que não tenham conexão com a palavra e nem termos que não tenham conexão com o conteúdo abordado ou com o trecho onde estão inseridos.

Por isso o uso das palavras-chave é importante, pois são nelas que você vai inserir esses links que vão levar as pessoas para outros conteúdos, fazendo com que elas naveguem por mais tempo pelas páginas do seu site.

5. Ofereça a melhor experiência para o usuário para vender mais com SEO

Nem tudo da estratégia de SEO é sobre conteúdos e palavras-chave. Um ponto muito importante e que pode influenciar sua relevância no Google é a experiência do usuário no seu site.

Evite código-fonte muito pesado, bem como usar diversas ferramentas que dificultem o carregamento do seu site, fazendo com que o usuário saia da página e vá para outra.

Nos tempos de hoje, onde a tecnologia tem oferecido soluções rápidas para os nossos problemas, a demora do carregamento de uma página pode fazer com que o usuário desista dela, visando otimizar seu tempo.

Aumentando os resultados das vendas

Vimos algumas formas de vender mais usando o SEO. Por mais que não seja uma estratégia que vai agir diretamente nas vendas, ela tem uma grande influência.

As pessoas hoje não estão preocupadas em apenas comprar um produto ou serviço, elas estão em busca de conteúdos, mais informações sobre o assunto e a marca. 

Assim, estar presente na internet e oferecer o que elas estão buscando, aumenta as chances de gerar mais leads.

O mundo dos negócios está comprovando a cada dia como essas estratégias têm impactado as empresas e trazendo ótimos resultados.

Agora que já sabe como fazer, é hora de colocar a mão na massa e também alcançar o sucesso!

É claro, não se esqueça de sempre medir as métricas dos seus negócios para saber como estão os resultados, caso uma estratégia não dê certo não quer dizer que outras não pode dar.

Gostou de nossas dicas sobre como vender mais com SEO? Leia também: Entenda como otimizar o site nos mecanismos de busca pode ajudar seu negócio

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