O que é marketplace? Ele pode contribuir com os resultados da minha loja virtual?

O que é Marketplace? Qual a sua importância?

É comum encontrarmos empreendedores com  dúvidas sobre o que é Marketplace ( usualmente “market place” ou “marketing place”).

Talvez você já tenha ouvido ou lido este tema em algum lugar, ou até mesmo já tenha comprado um produto ou visitado um desses sites recentemente.

Mas quer descobrir exatamente o que são os marketplaces? Como funcionam esses sites e como você pode lucrar através deles? Então fique com a gente, pois hoje vamos explicar tudo detalhadamente para você!

Como surgiu o marketplace?

Em meados de 2006, a  Amazon, que até o momento vendia livros e alguns outros produtos, teve uma “sacada”:  Levar o conceito de um shopping físico para o mundo digital, uma espécie de shopping center virtual. Assim surgiu o marketplace. Um “shopping center virtual”,  onde vários lojistas colocam seus produtos a venda em um único canal.

Qual a diferença entre o marketplace e um e-commece?

No e-commerce uma empresa específica divulga e comercializa seus próprios produtos, em um marketplace existe a presença de diversas empresas que divulgam seus produtos em um único portal de vendas.

Vamos trazer para um cenário off line, para que você consiga imaginar:

Suponhamos, você abriu recentemente uma loja física de vestuário, igualmente a uma amiga. Só que existe uma grande diferença entre as lojas de vocês, à saber:

A loja da sua amiga já é reconhecida no mercado há alguns anos e está em um local  bastante favorável, diferente da sua. Agora pense, sua amiga para contribuir com a propagação da sua marca oferece um espaço na loja dela para que você divulgue sua coleção, em troca de uma porcentagem sobre os seus lucros. É basicamente assim que funciona o marketplace, só que no cenário virtual.

Quais são as vantagens de estar em um marketplace?

Sem dúvidas, a maior vantagem do marketplace é a visibilidade e o outro ponto é a credibilidade, uma marca iniciante não terá o poder de branding e a confiança que marcas com mais tempo de mercado oferecem. Desta forma o marketplace  abrirá portas para que você possa se relacionar com os seus clientes.

Os maiores marketplaces brasileiros possuem uma audiência elevada, agregando em média, 40 milhões de potenciais compradores. Ou seja você terá grandes oportunidades de “expor” os seus produtos e fazer negócios.

Com o crescimento das vendas, você aumentará o poder de negociação com os seus fornecedores, desta forma poderá ter produtos mais competitivos em seu próprio e-commerce.

Quais as desvantagens do marketplace?

Seu negócio não pode ser totalmente dependente do marketplace, pois eles ditam as regras. Pense, eles oferecem a “casa” deles para que você tenha relacionamento com os hospedes deles, desta forma se por algum motivo este relacionamento quebrar você precisa ter outra fonte de água para matar sua sede.

Caso um marketplace decide encerrar suas atividades, todas as marcas envolvidas perdem seu canal de venda. Em um cenário pior: se uma loja depende exclusivamente do marketplace, o negócio tem grandes chances de ir por água abaixo.

Se mudarem as regras de taxas e negociações comerciais, ou você se enquadra ou você estará fora. Então é muito importante que você opere em seu E-commerce e trace estratégias de crescimento nele, para isso você pode contar com a ajuda de uma consultoria de marketing digital de performance.

Como iniciar as vendas no marketplace?

Você não precisa necessariamente já ter um E-commerce, mas recomendamos que você tenha como citamos nas desvantagens. E também porque alguns marketplaces  possuem um sistema de integração. Assim, todo o seu estoque, ou parte dele, será automaticamente incorporado, você não precisará fazer este trabalho manualmente.

Antes de entrar em um marketplace é importante que você defina suas estratégias de vendas, você deverá calcular os custos deste canal para não sair no prejuízo. Essa análise é bastante importante para que você controle sua margem e lucratividade. Se fizer corretamente os acompanhamentos de KPIs você verá que o marketplace será atrativo na questão rentabilidade.

Marketplaces segmentados

Um outro ponto importante é que existem marketplaces que são segmentados, como a Soluções Industriais, plataforma que atende ao público B2B no ramo industrial. Então se o seus produtos são nichados, vale apena você avaliar se possui algum em seu segmento.

Em nosso país tem grandes cases de marketplace, veja quais atendem suas estratégias, entenda as regras de cada um e inicie o processo. Conheça alguns:

 

Empreender no meio digital

Que a verdade seja dita, não existe receita pronta para o sucesso ou fórmula mágica. Os marketplaces são “atalhos”, para que você possa levar os seus produtos mais rápido para os seus clientes e desta forma fazer seu negócio girar, mas você pagará um “preço”.

Então fortaleça sua loja online paralelamente, o caminho perfeito é que as estratégias caminhem juntas, para que você possa ter melhores resultados. E se você não quiser ter custos expressivos com o seu estoque, recomendo que leia este artigo sobre dropshipping.

Espero ter esclarecido suas dúvidas, caso nos escreva será um prazer atender você.

 

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