O que é dropshipping? Ele pode ser uma boa estratégia para seu e-commerce!

O que é dropshipping:

Quando um empreendedor inicia seu e-commerce (loja online) ele enfrenta vários desafios, como por exemplo:

  • A construção da sua presença no meio digital, para atrair o público e gerar credibilidade;
  • Escalonar suas vendas;
  • Gerenciar seu estoque e adquirir novos produtos na velocidade que público precisa;

E dentro destes vários desafios, hoje nós vamos falar de um que tem sido o calcanhar de Aquiles de muitos: Como Aumentar a gama de produtos em sua loja online, sem aumentar o custo de estoque.

Para solucionar este problema, algumas marcas como eBay, Mercado Livre e Amazon colocam em prática o método dropshipping.

Mas afinal o que é dropshipping?

O termo dropshipping nasceu da junção de 2 palavras: drop, que significa largar, e shipping, que pode ser traduzida como remessa.

Basicamente o processo consiste em:

  • Disponibilizar os produtos do fornecedor em sua loja virual;
  • Receber os pedidos online e encaminhá-las ao fornecedor (parceiro dropship);
  • O parceiro dropship, por sua vez envia o produto para o seu cliente em nome da sua empresa.

Seguindo este método, não será necessário que sua empresa manipule ou tenha acesso ao produto. Sua empresa fará apenas o intermédio para venda.

Desta forma o lucro da sua empresa vem da diferença de preço entre o valor que você divulga na sua loja online e o que o seu parceiro dropshipping cobra.

Como funciona o dropshipping na prática?

Existe um processo a ser seguido, mas nada tão complicado quando se tem bons parceiros, veja:

  1. Um lead chega à sua loja online e faz uma compra;
  2. Sua empresa recebe o pedido e manualmente ou automaticamente passa essa informação para o seu parceiro dropshipping.
  3. Seu parceiro de dropshipping fica responsável por separar as encomendas e enviá-las diretamente ao seu cliente.
O que é dropishipping

O que é dropshipping – Como funciona?

O Dropshipping é uma boa estratégia para os negócios?

Para conversar sobre esta questão convidamos um parceiro nosso o Franklin Bravos, CEO da Signativa:

Franklin você acredita que o dropshipping pode ser uma saída para os empreendedores brasileiros?

Valéria nesta questão eu vejo dois pontos importantes, sendo eles:

Para o Fabricante ou Importador:

Tenho visto nos últimos anos os grandes varejistas não comprando mais destes, por terem montado o modelo de marketplace, ou seja, acabam não comprando mais produtos.

Então tem muito importador/fabricante que está com os estoques cheios, consequentemente diminuíram importação e fabricação. Não conseguindo acompanhar este movimento do mercado.

Neste caso é importante que eles possuam um e-commerce para poder vender também nos grandes players de marketplace e também oferecerem os seus produtos no modelo dropshipping.

Trabalhando com esta estratégia eles não ficarão mais presos no modelo antigo, onde os lojistas adquiriam grandes valores de estoque. Os lojista não querem assumir mais todo estes riscos de aquisição. E já víamos estes indícios lá atrás, quando o importador/fabricante acabava vendendo só curva A dos produtos. Uma vez que os lojistas não queriam arriscar em produtos novos, visto que eles não sabiam se teria saída.

Então eu vejo que para este pessoal o modelo dropshipping como um novo fôlego! Uma forma muito interessante de ampliar mercado e aumentar canais de distribuição.

Para os lojistas e principalmente para os pequenos:

Que não conseguiam comprar estoque de um marca famosa, ou de algum produto que tinha um ticket médio alto, inviabilizando a compra do estoque e por consequência inviabilizando a venda. Logo não conseguiam realizar compras e também não conseguiam vender.

No modelo dropshipping este lojista pode sim, fazer uma integração automatizada neste fabricante e vender o estoque que ele não tem na loja, mas tem disponível no parceiro de dropshipping. E após a venda a entrega é feita diretamente do CD, diretamente para o cliente final. Economizando inclusive o frete, porque não precisa vir para o lojista para depois enviar. Então este modelo tanto para o lojista online, quanto para o lojista físico passa ter uma gama muito maior de produtos ao invés dele ficar com os produtos somente de curva A, ela passa ter um gama completa de produtos.

E para quem é o lojista físico, que também não consegue colocar nas prateleiras todos itens e cores dos produtos, ele pode colocar um totem ou tablet dentro da loja física, vendendo todos os itens que ele tem no distribuidor, ficando a cargo do cliente voltar na loja e retirar o produto ou o cliente que faz a compra se o pagamento for via cartão de crédito, receber o produto em sua casa com comodidade.

Então, eu entendo que o dropshipping é uma evolução para os grandes e para os pequenos. É um mercado extremamente democrático que permite a entrada de novos players que antes não faziam parte do E-commerce, que focavam apenas da linha de produção e agora eles podem também oferecer os produtos deles para os pequenos lojistas.

E uma evolução muito grande para o pequeno lojista que não tinha sortimento dos produtos, profundidade de estoque e agora ele poderá ter em parceria com o seu parceiro dropshipping.

Agora que vimos que o dropshipping é uma boa estratégia, alguns pontos devem ser levados em conta, ao adotar este método.

Estratégias para adotar o método dropshipping - O que é dropshipping

Estratégias para adotar o método dropshipping – O que é dropshipping

Para quem está interessado em partir para esta estratégia de negócios digitais, é de suma importância considerar essas três necessidades básicas para iniciar seus trabalhos com dropshipping:

  • Loja virtual com plataforma robusta e que facilite a operação;
  • Catálogo de produtos;
  • Lista de fornecedores qualificados;
  • Alinhar e ser transparentes com relação aos prazos de entrega;
  • Estabelecer regras claras de troca e devolução de produtos e alinhá-las com seus fornecedores;
  • Se o produto for de origem estrangeira e enviado por fornecedores de outros países, o cliente precisa ser informado sobre os riscos de impostos de importação.

Espero que o nosso artigo tenha contribuído com a sua tomada de decisão. E se tiver alguma dúvida sobre este assunto e queira bater um papo, me coloco a disposição para lhe auxiliar.

Aproveito e encerro, com uma dica valiosa, leia também este artigo de como ter uma comunicação digital eficiente e de resultados.

Forte abraço e bons negócios!

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