De acordo com dados publicados pelo portal de notícias G1, nos últimos anos o número de pessoas com acesso à internet vem crescendo cerca de 3% ao ano. Isso totaliza uma média de mais de 134 milhões de brasileiros online, o que representa uma fatia de cerca de 70% da população do país.
Com base nestes dados, é possível imaginar então o motivo pelo qual todas as empresas, organizações e instituições querem marcar sua presença online. Afinal, é muito importante estar onde o seu cliente está, e hoje isso significa garantir espaço na internet.
Mas apesar de parecer uma tarefa bem simples, ser encontrado pelo seu público-alvo de forma online pode ser um pouco mais difícil do que muitos pensam. Isso porque, assim como as lojas físicas precisam de um prédio bem posicionado em um ponto estratégico da cidade, os sites também precisam aparecer em algum lugar.
E que lugar melhor do que os mecanismos de busca online?
São sites como Google, Yahoo e Bing os responsáveis por recomendar seu conteúdo / página como uma fonte de informação e fazer com que seu potencial cliente chegue até o produto ofertado.
Plataformas como Google Ads, entre outras, oferecem a opção de investimento de anúncios nos resultados de buscas. E é uma excelente ideia caso a empresa tenha uma verba disponível para isso. Mas o custo de cada tipo de anúncio pode variar de acordo com a concorrência da palavra-chave, segmento de mercado etc.
Por isso, a melhor escolha para quem está começando agora no ambiente digital, possui um orçamento limitado e quer alcançar resultados a longo prazo, é investir tempo e dedicação nas técnicas e estratégias de SEO.
Técnicas de SEO: por onde começar?
Já falamos aqui no blog diversas vezes sobre a importância do SEO para a estratégia de posicionamento orgânico e aumento de vendas da sua empresa. Afinal, não basta apenas produzir um conteúdo muito bom, isso seus concorrentes também fazem.
É preciso também garantir a legibilidade, boas referências, informações confiáveis e originais, ter uma palavra-chave bem definida e uma arquitetura de links externos bem estruturada.
É muito comum encontrar muitos conteúdos sobre SEO totalmente focados na importância da palavra-chave correta e backlinks de autoridade. Mas você sabia que a otimização de URL correta do seu site ou conteúdo também são essenciais para ranqueamento?
Isso acontece porque a URL é o endereço eletrônico da sua página. É a URL que vai indicar ao usuário qual é o domínio, a categoria e até mesmo o assunto do conteúdo.
É muito comum ouvir que URLs tagueadas ou em formato de código geram certa desconfiança, visto que não é possível saber a origem da página ou mesmo ter certeza se é um conteúdo seguro ou não. E essa não é uma preocupação apenas do usuário, mas também dos mecanismos de buscas.
Exemplo prático
Imagine que você tem uma empresa de recomendações de fontes de informação. Naturalmente seus clientes confiam que você será capaz de entender seus problemas e direcioná-los para a melhor solução possível.
É necessário então que você tenha certeza absoluta da qualidade do conteúdo antes de recomendá-lo aos seus clientes, certo? Seu trabalho é facilitar a vida dos clientes e garantir que tenham a melhor experiência.
O mesmo acontece com os mecanismos de buscas, eles só recomendarão aos seus usuários conteúdos que tenham, de fato, boas referências, proporcionem ao usuário uma boa experiência e apresentem informações completas e de fontes seguras.
Uma boa recomendação de outro site ou portal que tenha grande autoridade pode contribuir, e muito, no posicionamento da sua página. Mas isso é conversa para outro post!
Otimização de URL: dicas práticas para melhorar o posicionamento do seu site
Se você ficou curioso sobre o assunto ou quer entender melhor sobre a otimização de URL para garantir o posicionamento do seu site, confira nossas dicas abaixo:
Tenha uma URL intuitiva
O que isso significa? Que ao visualizar sua URL, o usuário já tem uma ideia clara do assunto da página e do que será ofertado. Além de trazer mais confiança, essa estratégia também reduz bastante a taxa de rejeição, uma vez que o usuário aguarda o carregamento da página.
Quer um exemplo bem simples?
Ao acessar uma loja online que vende cafeteiras e itens relacionados a café, podemos observar a seguinte URL da categoria de cafeteiras italianas:
https://www.bialettishop.com.br/cafeteiras/cafeteiras-italianas
É bem simples de entender para onde o usuário está indo, certo? Isso porque é possível observar, a partir desta URL, qual é o domínio (loja), qual a categoria de produtos (cafeteiras, cafés, acessórios etc.) e qual o tipo de produto.
Agora a experiência seria bem diferente se a URL fosse composta por códigos de produtos e categorias, como no exemplo abaixo:
https://www.bialettishop.com.br/categ01/prod000009
Além de parecer um link de página quebrada e gerar desconfiança no usuário, também pode ser incentivo para que o usuário deixe a página e procure por outro site.
Crie uma URL curta
Ter uma URL curta não significa que você vai alcançar posicionamento orgânico de uma hora para outra. Mas facilita, e muito, o reconhecimento por plataformas e ferramentas, além de ser mais simples de memorizar e compartilhar.
Já percebeu como desistimos de compartilhar um link nas redes sociais quando a URL é longa demais? Ou como é fácil quando queremos compartilhar um site e lembramos a URL com mais facilidade?
Além disso, você não precisa de muito para indicar ao seu usuário sobre o que se trata a sua página, não é mesmo? Quanto mais direta e objetiva for a URL, mas assertiva ela será.
Use a palavra-chave na otimização de URL
Não é só no texto que a repetição e foco total na palavra-chave são importantes. É preciso que sua palavra-chave esteja presente também nos títulos e alguns subtítulos, na meta-descrição e, em especial, na URL.
Se é através da palavra-chave que os mecanismos de busca identificarão sua página e ofertarão seu conteúdo, então é preciso que ela esteja explícita também no link.
Lembra do que falamos sobre uma URL intuitiva? Se a sua URL contém a palavra-chave, já fica muito claro, tanto para o usuário quanto para os mecanismos e ferramentas, que sua página tem a informação que eles precisam.
É uma das principais técnicas para quem quer posicionar o conteúdo com muita rapidez!
Sua URL deve conversar com o conteúdo da sua página
Além do uso da palavra-chave, sua URL precisa seguir o mesmo tema dos conteúdos da sua página. Como assim?
É ideal que sua URL tenha como foco a ideia central do conteúdo da página. Afinal, se sua empresa vende “medicamentos de alto custo”, não é recomendado utilizar em sua URL um termo tão abrangente quanto “medicamentos”. É preciso especificar.
Isso reduz muito a taxa de rejeição da sua página, além de aumentar a taxa de conversão, uma vez que você trará usuários mais qualificados e de fato interessados no seu conteúdo / produto.
Cuidado com as pastas, ou melhor, as barras
Já acessou alguma categoria de uma loja online, ou mesmo de um portal de notícias, e percebeu a quantidade excessiva de barras na URL?
Essas barras são as famosas “pastas”. Em um exemplo bem simples, é como se fosse uma trilha que indica o caminho que o usuário deve percorrer da home até a página em questão.
Ex.: nairuz.com.br/blog/seo/tecnicas-de-seo/url/otimizacao-de-url
Bem estranho, não é?
Uma experiência totalmente diferente de uma URL curta, objetiva e fácil de memorizar.
Separe as palavras com hífens
Ao contrário de como funciona na barra de pesquisa dos mecanismos de busca, as palavras-chave da URL não têm espaços que as separem umas das outras.
Mas então qual a melhor forma de indicar os espaços entre as palavras? O uso do hífen.
Algumas pessoas utilizam também o underline (_), mas o mais recomendado e mais facilmente identificado pelos mecanismos de buscas como sinalizador de espaço é o hífen (-).
Atenção com a otimização de URL
Ah, e não se esqueça! A sua URL está diretamente ligada à palavra-chave que ela está posicionando. Por isso, é preciso muita atenção no momento de alterar a sua URL.
Busque opções mais práticas, como redirecionamento 301, caso seja necessário “tirar sua página do ar” por um tempo, para evitar erros comuns como página inexistente e tentar conter a perda de posicionamento orgânico.
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