Linguagem HTML: qual a importância para o seu site?

27/11/2018

Se você tem um site, ou já pensou em ter um, provavelmente deve ter ouvido falar sobre a linguagem HTML. Este termo é muito utilizado principalmente entre a galera de desenvolvimento web e até mesmo entre alguns designers, responsáveis pela produção do layout do site. Mas afinal, do que se trata?

Linguagem HTML sem segredos

A linguagem HTML, ou melhor dizendo HyperText Markup Language, significa literalmente marcação de hipertexto. É a linguagem do desenvolvimento que todos nós utilizamos ao publicar qualquer arquivo de texto ou mídia na internet, seja uma foto, um vídeo, um áudio ou mesmo um conteúdo dentro do blog.

De onde surgiu esta linguagem?

linguagem html

Tim Berners-Lee, criador da linguagem HTLM. Fonte: Uldis Bojārs – Flickr.

A linguagem HTML foi criada pelo físico Timothy John Berners-Lee, no ano de 1991, na Suíça.

Inicialmente a intenção não era criar uma linguagem com o objetivo de construir páginas da web, a ideia surgiu de uma necessidade de Berners-Lee de se conectar com os colegas de outras instituições de pesquisa, através do compartilhamento de documentos e outros arquivos.

Em 1992 disponibilizou-se, na esfera da ciência da computação, a biblioteca de desenvolvimento (World Wide Web, mais conhecida como WWW), responsável por tornar o uso da web universal.

Por meio disso o protocolo de transferência, responsável pela comunicação de todos os arquivos do site, tornou-se a estrutura de performance de todos os sites disponíveis na web. Tim Berners-Lee é conhecido até hoje como o pai da internet.

E para que serve?

Todos os componentes de um site foram pensados, estruturados e publicados por algum desenvolvedor, ou usuário administrador deste site. Mas até que todas as informações adquiram o formato esperado ou se posicionem no local indicado, algumas configurações devem ser feitas.

Essas configurações são chamadas de linguagem HTML. O HTML é responsável por definir qual será a fonte utilizada, a cor dos componentes, das tabelas e dos textos e até mesmo o espaçamento e posições.

Sempre que uma informação (dado) for inserida na web, ela deve vir acompanhada das tags HTML. Como assim? Por exemplo, ao inserir o título em um conteúdo ou página da web, a informação deverá aparecer entre <title> </title>. Dessa maneira a linguagem HTML entenderá que você está inserindo um título.

A mesma regra funciona para qualquer dado presente na página. O HTML ficará responsável por descrever os dados para o navegador utilizado, fazendo com que este mesmo navegador exiba os dados de acordo com as instruções cadastradas pelas tags.

linguagem html

O HTML é responsável por toda a estrutura da página na web.

Para produzir ou editar uma página em HTML é necessário apenas de um editor de texto, de preferência um bloco de notas. Para realizar os testes de performance da página, basta salvar o arquivo de texto em formato de .html e posteriormente executar o arquivo.

Não é necessária conexão com a internet, uma vez que o arquivo permanece salvo no dispositivo offline.

Qual a importância do HTML para seu site?

Resumindo: toda estrutura de qualquer site da web é feita a partir de HTML. O entendimento da linguagem HTML é fundamental para o entendimento do próprio site.

E não são apenas os desenvolvedores os que se beneficiam com essa linguagem, o HTML é muito importante também para o marketing. Sabe a estratégia de SEO (Search Engine Optimization) que falamos tanto aqui no blog? Esta estratégia depende exclusivamente do HTML.

Como agora, por exemplo, para que este texto chegue até você e esteja bem posicionado nos mecanismos de buscas, me assegurarei de que o <title></title>,<meta name=”descriptioncontent=”Aqui vai o texto descrição“> contenha a palavra-chave que queremos posicionar.

Já consegue imaginar as diversas tags por trás deste conteúdo? Então meu trabalho aqui deu certo!

 

Gostou deste conteúdo? Leia mais: Como fazer SEO para e-commerce?

  • Categorias