Com o passar dos anos, a evolução do marketing fez com que o foco no produto passasse para o consumidor. Isso quer dizer que a venda em si, se tornou uma consequência de diversas ações que levam o consumidor por uma jornada, a qual é dividida em etapas e faz com que a empresa ganhe mais confiança dos seus clientes. Essas etapas pelas quais o consumidor passa, ficaram conhecidas como funil de marketing.
É essencial entender como essas etapas funcionam para que você tenha uma estratégia assertiva. Dessa forma, acompanhando o seu lead em cada uma dessas fases e fazendo uma oferta na hora certa.
Por isso, vamos explicar o que é o funil de marketing, e ainda entrar em cada uma dessas etapas para te mostrar as melhores estratégias em cada uma delas. Então, continue neste post!
O que é o funil de marketing?
Basicamente, o funil de marketing é uma visualização para compreender o processo de transformar leads em clientes. Primeiramente, as suas ações de marketing irão capturar o maior número possível de leads. Logo em seguida, outras estratégias alimentam os clientes em potencial, restringindo-os em cada etapa do funil. Até que, no final, restarão apenas aqueles que estão realmente prontos para realizar a compra.
Embora o ideal fosse que todos esses leads se transformassem em clientes, essa não é uma realidade para todas as empresas. Porém, com estratégias bem combinadas e um bom trabalho de Inbound Marketing, é possível deixar esse funil mais “cilíndrico”.
Se você quer saber mais sobre essas estratégias, clique no link logo abaixo!
Leia mais: Estratégias para Inbound Marketing B2B: como aumentar os resultados da sua empresa
Um detalhe importante a ser mencionado, é que não existe uma versão do funil definitiva. De acordo com um estudo divulgado pelo site Harvard Business Review, as etapas pelas quais os clientes em potencial passam, não podem ser consideradas fixas, uma vez que “os leads não entram apenas pelo topo do funil; em vez disso, eles entram em qualquer estágio. Além disso, eles geralmente pulam de estágios, permanecem em um estágio indefinidamente ou se movem para frente e para trás entre eles”.
Ainda segundo o artigo, isso acontece porque atualmente existe muita informação disponível na internet; muitas vezes um lead pode chegar até a sua solução já querendo saber mais informações sobre o que você está vendendo, por exemplo.
Mesmo assim, é importante saber como cada etapa funciona para poder captar os leads e guiá-los até o seu objetivo final: a venda!
Etapas do funil de marketing
Topo do funil:
No primeiro estágio do funil de marketing, temos a conscientização ou a fase de descoberta de um problema.
Neste primeiro momento, as pessoas estão buscando uma solução para uma necessidade. Por essa razão, elas querem mais informações sobre o problema. Então, nessa etapa é fundamental que você tenha um site ou blog para que as pessoas encontrem essas informações na internet. Dessa forma, os clientes em potencial podem encontrar as respostas para os problemas no seu site, de acordo com o seu segmento.
O importante nessa fase é fazer com que o seu site/blog seja a principal fonte de informação sobre o problema que você quer solucionar. A partir daí, você irá construir uma relação com esse visitante e você poderá pedir seu e-mail para poder mandar mais conteúdo para nutrir esse potencial cliente.
Conteúdo para topo de funil:
- Postagens nas redes sociais;
- Postagens para blog, utilizando as regras de SEO;
- E-mails com notícias, conteúdos do blog, infográficos e e-books.
Meio do funil:
Já no meio do funil, leads já estão mais qualificados, pois já estão bem informados sobre os seus problemas; agora é o momento em que eles estão em busca da solução. Nessa fase, o conteúdo que você oferecerá aos seus clientes em potencial é um pouco mais técnico e apresenta mais informações sobre o que você vende (o que é, como usar, benefícios etc..), para ajudar os leads a se decidirem sobre a compra.
O objetivo aqui, acima de tudo, é fazer com que esse lead amadureça e deixá-los preparados para a oferta. Nesse momento do funil, é importante lembrar-se que o lead ainda não está pronto para comprar, então não insista na venda.
Apesar do conteúdo ser mais direcionado a esse momento final, é preciso ter cuidado para não afastar esse lead antes dele estar pronto para a conversão.
Conteúdo para meio do funil:
- Infográficos e e-books com conteúdo específicos sobre sua solução;
- Postagens focadas no seu produto ou serviço;
Fundo do funil:
Após reconhecer o problema, descobrir a solução, o seu lead está pronto para receber uma oferta. Por isso, esse é o momento de ser direto com esse cliente em potencial e mostrar os seus serviços.
É importante aqui colocar a sua empresa como a melhor escolha para a sua solução, pois você precisa estimular o lead a levar o seu produto para casa. Logo, faça um conteúdo que tenha uma abordagem mais clara para venda, dessa forma, mostrando tudo o que você tem para oferecer. Todas essas informações ajudarão o lead a tomar a decisão final.
Conteúdo para fundo do funil:
- E-mails oferecendo avaliações e orçamentos gratuitos;
- Postagens impulsionadas nas redes sociais com promoções e cupons de desconto.
Com o funil de marketing ficará bem mais fácil de analisar e construir um planejamento que seja efetivo. Isso porque os resultados do funil são mensuráveis, então é possível saber em quais etapas você está perdendo mais leads.
Quer saber mais sobre outras estratégias e outras técnicas de Inbound Marketing? Então, leia mais conteúdos do nosso blog!
Leia também: Marketing para B2B: como aumentar a relevância da sua marca