Há uma crescente onda de novos consumidores no meio online, além dos habituais que entenderam que o mercado digital é uma maneira facilitada de fazer compras e contratar os mais diversos serviços, se aproveitando das oportunidades existentes.
Contudo, o movimento das marcas para esse ambiente ainda precisa ser otimizado, visto que a migração ainda se dá em pequenos passos.
Apesar disso, desde o início da pandemia esse cenário vem se modificando, pois tanto os clientes que ainda não haviam se adaptado ao meio online de comprar quanto as empresas passaram a ver nesse modelo de atuação mais segurança, conforto e oportunidades.
Para se ter uma ideia disso, segundo a Ebit Nielsen, o primeiro semestre de 2020 apresentou um crescimento de 40% no e-commerce brasileiro.
Mercado digital e Covid-19
O setor varejista vem acompanhando essas mudanças do comportamento do consumidor e da implementação cada vez maior da tecnologia, principalmente após a pandemia causada pela Covid 19.
Isso porque, durante o período, muitas empresas precisaram se adaptar às pressas para poder atender, de maneira satisfatória, um maior volume de acessos em lojas virtuais, se mantendo competitivas no mercado.
O isolamento social provocado pela pandemia também levou os consumidores diretamente para a rede mundial de computadores e a internet, causando um aumento significativo no número de compras.
Segundo dados do instituto Mastercard SpendingPulse, seguindo indicadores de vendas no setor do varejo, o e-commerce dedicado ao território nacional amplificou em 75% em 2020, quando comparado com o ano de 2019.
A resposta para este aumento significativo está no isolamento social que demandou a adequação de todos para as mídias online, além da maior presença dos próprios estabelecimentos comerciais que, antes, não enxergavam o devido potencial no e-commerce.
O hábito dos consumidores precisou se transformar novamente, e com isso as compras online passaram a ter mais destaque no setor varejista, elevando o interesse em diferentes produtos, entre os quais:
- Alimentos e bebidas;
- Equipamentos eletrônicos;
- Produtos farmacêuticos;
- Serviços de TV como streaming.
Dessa forma, esse modelo de comercialização alcançou um novo patamar que, em ritmo normal, teria um crescimento orgânico natural que poderia ser mais lento. Inclusive, em consequência, a adesão e implementação de diversas tecnologias também se dará em maior velocidade.
Com a pandemia, todos precisaram se adaptar de qualquer maneira, para evitar prejuízos com estoque parado ou até mesmo fechamento do comércio geral.
Gerando clientes e aumentando as vendas no mercado digital
Visando garantir esse crescimento exponencial que o e-commerce apresenta, as empresas devem aproveitar ao máximo as oportunidades apresentadas.
Por isso, é preciso investir em marketing digital, reforçar a marca na internet e utilizar todo o potencial envolvido na retenção de clientes.
Dentro do ambiente online, o marketing digital visa utilizar diferentes estratégias e, assim, alcançar metas e objetivos factíveis, com as mais diferentes ferramentas disponíveis, entre as quais:
- Blogs e sites;
- E-mail marketing;
- Plataformas de busca;
- Mídias sociais.
A geração de negócios aumenta de forma gradativa, e isso pode ser um diferencial entre os concorrentes.
Com isso, até mesmo para os consumidores que estão acostumados a fazer as compras em lojas físicas passam a enxergar o comércio eletrônico sob outra perspectiva.
Conquistas propostas pelo marketing digital
Cada empresa possui características próprias, permitindo o entendimento do tipo de público-alvo que é atendido ao longo do tempo.
Muitas optam por atender a um nicho específico, e isso é bom, pois se torna uma autoridade perante os consumidores, e até mesmo como modelo para outras empresas.
Para se tornar uma referência na área de atuação, o marketing digital é colocado em prática, com conteúdos interessantes e que tenham qualidade, para assim se tornar uma autoridade em assuntos específicos, atraindo os leads, como são denominados os potenciais clientes.
A conquista desses clientes vem em forma de Inbound Marketing, que é uma estratégia também conhecida como marketing de atração, sendo proposto em 4 etapas distintas, que são:
- Atração;
- Conversão;
- Venda;
- Retenção.
Compreender cada um desses pontos pode ser uma forma de garantir a aplicação da estratégia de Inbound Marketing, respeitando as características da empresa e atingindo o público-alvo de maneira correta.
1. Atrair junto à marca é estabelecer conexão
Antes de se destacar perante a concorrência e se tornar um referencial no mercado digital, as empresas precisam desenvolver um planejamento de marketing que alcance as pessoas onde elas estão, ou seja, nas plataformas online.
Por exemplo, uma pessoa pode realizar uma pesquisa no Google sobre academia com natação zona norte sp, e os resultados levarem a diferentes empresas que atendem aos interesses dos leads – também se diferenciando conforme o perfil e hábito daquele usuário.
O internauta também pode passar por uma matéria interessante em um portal de notícias, e visualizar um banner digital devidamente instalado para garantir o clique após a leitura da matéria e levar para um site institucional, ou mesmo uma loja virtual.
Essas são duas formas diferenciadas de atrair os clientes, mas há muitas outras, como o envio de e-mail marketing para os leads, ou a distribuição de e-books gratuitos para garantir o acesso a determinados materiais disponíveis nas plataformas digitais corporativas
A atração se dá por diversos meios, sendo um primeiro contato entre lead e marca. Portanto, é preciso estar aonde os potenciais clientes se apresentam.
2. Conversão de lead para cliente é gradativa
A atração é a primeira parte do funil de vendas, que se divide em 3 partes distintas: o topo, o meio e o final.
Para a conversão, é preciso proporcionar ao lead materiais de qualidade, que sejam acessíveis e que passem as informações de forma correta, podendo ser mais ou menos densos – conforme o estágio do funil.
Além dos sites e do e-mail marketing, é possível utilizar outras ferramentas digitais, como vídeos, podcasts e o próprio e-book, desde que os dados sejam disponibilizados – como nome, e-mail e telefone para contato.
A formalização de parcerias comerciais pode ser interessante entre duas empresas.
Para isso, basta lembrar que muitas empresas de vending machines em sp estão associadas a indústrias e, com autorização do usuário, podem utilizar uma mesma base de dados para garantir acesso aos leads e tornar as experiências melhores.
Isso acontece por todo o país, nos mais diferentes segmentos comerciais. A conversão está voltada para análise de dados que permitem identificar as necessidades e problemas dos leads, e com isso poder oferecer o produto ou serviço de maneira correta.
3. Venda está inserida na jornada de compra
A terceira etapa é a mais importante dentro da estratégia de Inbound Marketing, pois aqui se encerra o ciclo do lead e ocorre a efetivação como cliente.
Uma venda de portão residencial preço competitivo e atrativo, mesmo quando se trata de lojas virtuais, abre um leque de oportunidades para a empresa que realizou todo o processo, apresentando diversos outros produtos e serviços para o cliente.
Vale a pena, nesse afunilamento final, oferecer propostas que incutem ao cliente ofertas irrecusáveis, como preço competitivo, entrega em prazo definido, entre outras facilidades, benefícios e oportunidades de retorno.
4. Retenção e encantamento fecham o ciclo
O pós-venda também faz parte do processo de Inbound Marketing, pois é válido entender como um ciclo, em que tudo se repete para garantir a retenção como cliente, e provocar o encantamento, garantindo o retorno e/ou recomendações.
A publicação da experiência entre cliente e empresa na jornada de compra de camara fria expositora em uma mídia social, por exemplo, mostra que o encantamento funcionou, e isso pode atrair outros leads.
Além disso, pode provocar o aumento de tráfego no site corporativo ou na loja virtual, originário das postagens que podem, e devem, ser trabalhadas e compartilhadas nas próprias mídias sociais corporativas.
Os benefícios para quem investe no mercado digital
As estratégias de marketing digital movimentam o mercado consumidor, pois as pessoas sempre estão atrás de novidades, ou mesmo de necessidades básicas, como alimentos e vestuários.
No cenário B2B (Business To Business), as empresas que oferecem assessoria ambiental campo grande ms atendem um modelo de clientela diferenciado, mas nem por isso menos importante quando se trata de mercado digital.
Portanto, vale destacar 3 benefícios que podem ser aplicados tanto em situações que envolvem o B2B quanto o B2C (Business To Consumer), ou seja, da empresa para o consumidor.
1. Aproximação de relacionamento com cliente
Sempre que é preciso estar próximo ao cliente, as empresas e fornecedores de serviços podem apresentar soluções sobre problemas específicos.
No caso do B2B, a oferta de fabricantes de equipamentos industriais para o setor industrial pode garantir muitos clientes, tornando o relacionamento mais próximo entre aqueles que realmente reconhecem a necessidade e importância da aplicação do marketing digital.
2. Contribuição na hora da decisão de compra
As dúvidas podem ser dirimidas dentro da jornada de compra, com a estratégia de marketing de conteúdo que contribui para aqueles que ainda não se decidiram de forma resoluta sobre a aquisição de um produto ou serviço.
Do mesmo modo, que empresas de portaria e controlador de acesso se tornou um meio de trabalho para muitas pessoas que enxergam a tecnologia um modelo de serviço, os fornecedores precisaram se adaptar também ao micro e pequeno empresário
Dessa forma, o B2B se mantém aquecido, pois envolve diferentes patamares de um círculo de compra e venda.
3. Prospecção de clientes e maior visibilidade
Outra vantagem que desperta muito interesse por grande parte do empresariado está na prospecção de clientes e na maior visibilidade de uma marca junto ao mercado consumidor.
Quando um restaurante precisa comprar gás r22 e instalar no local, é na internet que vai procurar por referências, proximidade regional, além de preço e satisfação de outros clientes.
A visibilidade está presente em todos os aspectos, e aqueles que trabalham de maneira correta o marketing digital podem se destacar de maneira plena.
Conclusão
A busca por um equilíbrio salutar entre as lojas físicas e o e-commerce está entre as metas de todos que trabalham no setor varejista.
Ainda assim, com as facilidades de acesso à internet, a expansão significativa de vendas de equipamentos eletrônicos, como computadores, notebooks, tablets e, principalmente, os celulares smartphones, o e-commerce tende a ganhar ainda mais espaço entre os consumidores.
Sendo assim, é necessário que todos os empreendedores, estabelecimentos comerciais e as empresas em geral tenham a consciência de investir no marketing digital.
A criação de sites e a disposição de canais de comunicação direcionados para estreitar o relacionamento com os consumidores é imprescindível, a qualquer custo.
Enfim, as empresas que possuem a marca no mercado digital podem alavancar o número de clientes, reforçar a marca junto ao mercado consumidor e garantir posicionamento como autoridade sobre a concorrência.
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