Benefícios de investir no marketing digital pós-pandemia

03/12/2021

Muitas empresas passaram por situações complicadas no período da pandemia, principalmente nos primeiros meses. Nesse cenário, o que ajudou a manter o empreendimento em pleno funcionamento foi o marketing digital e todo o esforço de empreendedores que acreditam no potencial e atendimento ao público nestes ambientes.

A crise de escala global não poupou ninguém, e segue em pauta nos principais jornais televisivos e de papel, além de portais de notícias e revistas especializadas. 

Ainda assim, é preciso entender como as ferramentas de tecnologia, e principalmente o marketing digital e os processos que envolvem esse modelo de divulgação, estão ajudando todos aqueles que foram afetados, de uma maneira ou de outra, pela pandemia – bem como otimizá-los para manter o funcionamento do empreendimento.

Quer saber mais sobre como funcionará o marketing digital pós-pandemia? Então continue lendo este conteúdo e descubra!

Encarando a realidade de um novo mundo: marketing digital pós-pandemia

A verdade é que gerações e gerações nunca haviam passado pela experiência de uma pandemia em todo o planeta e nem se esperava que uma situação global impactaria os negócios. 

Com isso, sem um planejamento adequado, muitas empresas acabaram sucumbindo, ou então sofrendo muito em busca dos consumidores.

Entretanto, aqueles que reconhecem a importância do marketing digital ou se adaptaram a este ambiente conseguiram se adequar mais rapidamente para atender os clientes da melhor forma possível. 

Com isso, muitas empresas estavam à disposição em diferentes formatos digitais, entre os quais:

  • Aplicativos personalizados;
  • E-commerces;
  • Lojas virtuais;
  • Marketplaces.

Até a economia se estabilizar novamente, de modo integral, demanda-se tempo, e isso é algo que as empresas e os empreendedores não podem contar. Além disso, muitas pessoas dependem do emprego para se sustentar e ajudar os familiares.

Logo, o marketing digital se mostra como uma forma de garantir o consumo em evidência, atendendo os mais diferentes clientes, nas mais diversas necessidades. 

As medidas estratégicas aplicadas por restaurantes, lanchonetes, farmácias, padarias, supermercados, entre tantos outros estabelecimentos comerciais, demonstraram que a tecnologia disponível atende de forma abrangente grande parte da população e contribui para esses momentos.

Empresas passam a acompanhar os clientes

Pode-se afirmar que o marketing digital é um “antídoto” para a crise provocada pelo coronavírus em muitos empreendimentos comerciais, dentro do mundo dos negócios. 

Esse fato pode ser comprovado a partir do momento em que o Inbound Marketing, ou marketing de atração, se tornou um chamariz para os leads, ou potenciais clientes, para conhecer os produtos e serviços oferecidos para a população diretamente de uma vitrine digital, demonstrando as vantagens de contar com algum serviço – por exemplo.

Para não abandonar os clientes, e sim acompanhar as necessidades de consumo, lojas de material de construção passaram a disponibilizar produtos e, assim, dar a oportunidade aos clientes de venda e instalação de aquecedor a gas, areia, cimento, ou qualquer outro produto de forma online.

As lanchonetes e restaurantes passaram a disponibilizar o cardápio completo, com todos os produtos disponíveis, em aplicativos dedicados àqueles que buscam alimentos em qualquer horário do dia ou da noite.

Dessa forma, o Inbound Marketing se mostrou muito eficaz, pois permite que os estabelecimentos comerciais possam identificar o público-alvo, e em qual contexto cada um se encontra.

Assim, é possível se comunicar de forma clara e totalmente relevante, ainda mais em período de Covid-19.

Ao acompanhar os clientes na jornada de compra, se mostra que a comunicação depende, e muito, da empatia. Por isso a empresa deve estar sempre presente, e não desaparecer da vida dos consumidores sem qualquer explicação.

Criação de conteúdo relevante e verdadeiro

As pessoas passaram a acompanhar o dia a dia das empresas por meio de diferentes ferramentas utilizadas pelo marketing digital, entre os quais:

  • Blogs empresariais;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Sites corporativos.

Por isso muitas empresas passaram a criar um marketing de conteúdo que tenha relevância para o público, e que mostre a verdade sobre a realidade dentro de uma rotina de trabalho. 

Mesmo produtos profissionais para salão de beleza atacado utilizaram vídeos para viralizar ou mostrar o que pode ser feito para manter o seu negócio funcionando e com o estoque e a manutenção em dia. 

Ou seja, tudo que chama a atenção envolve o marketing digital, e isso pode atrair mais e mais clientes. Aqui está uma estratégia que demonstra que todo conteúdo é valoroso para quem está devidamente conectado e dentro de um mesmo contexto.

A presença da educação online

Muitas instituições educacionais já praticavam o Ead (ensino à distância), porém com a pandemia, isso tornou-se uma obrigatoriedade imposta pelo poder público em todas as instâncias (além de haver a otimização desses ambientes para aulas remotas e, mais recentemente, híbridas).

Por isso muitos empreendimentos que oferecem cursos para seguro moto curitiba, entre outros assuntos voltados para áreas técnicas profissionalizantes, sofreram um primeiro impacto até se adaptar de maneira correta ao modelo ideal de ensino utilizando a tecnologia disponível.

Os empreendedores que se adaptaram de forma contundente conseguiram, de alguma maneira, se aproveitar de todo o momento e expandir a marca de forma excepcional. 

As empresas que oferecem capacitação para os funcionários também precisaram se ajustar aos novos tempos de pandemia, e mesmo após o retorno garantido pela eficácia sobre a distribuição de vacinas para conter o coronavírus. 

Dessa forma, entre presencial e online, algumas organizações corporativas do interior de São Paulo, por exemplo, ofereceram despachante online campinas para garantir a mão de obra e preparar as pessoas para o mercado de trabalho.

Mesmo para cidades mais distantes da grande metrópole, o atendimento online já consegue suprir todas as necessidades.

As instituições de ensino também passaram a contar com cursos online de forma ampla, oferecendo a oportunidade de uma educação acessível, bastando uma conexão com internet, um computador, ou mesmo um celular smartphone, e boa vontade.

Melhora no atendimento com o CRM no marketing digital pós-pandemia

A tecnologia é uma parceria inata do marketing digital, e há softwares que podem ser aplicados dentro da realidade de empresas de instalações elétricas industriais, bem como outros segmentos, para melhorar a rotina e fluxos. 

Da mesma forma, a construção civil, o comércio e outros setores produtivos podem utilizar o CRM (Customer Relationship Management), ou gerenciador de relacionamento com o cliente, como forma de melhorar o atendimento e estreitar os laços.

As informações podem ser requeridas por meio do Inbound Marketing, o que pode aumentar o mailing de cliente, o aumento de tráfego no site, ou mesmo garantir novos contatos para vendas. 

O uso de chatbots exclusivos ou dentro das redes sociais podem ser outras fontes de captação de dados dos clientes, promovendo o desenvolvimento de uma persona ideal e, assim, garantir um atendimento satisfatório aos clientes.

Gerando conexões por meio das redes sociais

Por falar em plataformas digitais que são utilizadas como redes sociais, vale reforçar a importância, principalmente durante e após a pandemia, dentro da rotina mercadológica de qualquer tipo de empreendimento comercial. 

As conexões formalizadas por meio de seguidores podem resultar em clientes que procuram por um produto como climatizador para restaurante, ou mesmo um local que ofereça serviço de entrega a domicílio.

Sendo assim, é importante manter a conexão com os clientes por meio do marketing de conteúdo. 

Além disso, é preciso manter dados atualizados para garantir o acesso às páginas disponíveis a qualquer momento. 

A flexibilização do marketing digital pós-pandemia

Uma grande vantagem que se apresenta quando se trata de marketing digital é a flexibilidade que esse modelo de divulgação permite para as empresas. 

Isso sem mencionar a divulgação orgânica propiciada pelo público que acompanha postagens e materiais disponíveis na internet.

As empresas que participam de eventos corporativos e feiras empresariais podem indicar empresas de construção de piscinas como ajuda, por exemplo, aos investidores e isso reforça o engajamento nas redes sociais. 

Vale lembrar que é importante garantir frases de efeito e, no caso da prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca das plataformas de pesquisa, utilizar hashtags (#) como forma de reforçar sobre assuntos específicos. 

Benefícios se ampliam a longo prazo

Quanto mais se investe em marketing digital, mais forte a marca se mostra dentro do mercado em que atua. 

Uma loja de automóveis que disponibiliza despachante em palhoça, na Paraíba, pode garantir clientes de qualquer lugar, desde que toda a formalização do contrato seja realizada.

A flexibilização abrangente do marketing digital ainda permite criar táticas específicas, sempre com baixo investimento e possibilidade de identificar a eficácia sobre a divulgação aplicada.

A pós-pandemia e a realidade das empresas

Ao final de toda essa experiência coletiva, muitas empresas vislumbraram a importância em se manter um planejamento abrangente que envolve o marketing digital e todas as nuances que envolvem esse modelo de divulgação.

A população enxerga nos novos modelos de compra, utilizando a tecnologia a favor de pesquisa e facilidade em encontrar os mais variados produtos e serviços, atendendo desde as necessidades básicas até compras superficiais, mas ainda assim importantes para a economia.

De alguma maneira, todo empreendimento comercial, em menor ou maior escala, foi afetado de alguma maneira pela pandemia causada pelo vírus da Covid-19, ou coronavírus. 

Dessa forma, é imprescindível que se adote medidas para a implementação de estratégias de marketing digital que possam ser aproveitadas a curto, médio e longo prazo. 

Assim fica mais fácil garantir todos os benefícios que estão atrelados a um planejamento amplo e que pode render muitos frutos, até mesmo quando comparado com períodos anteriores à pandemia.

Por fim, vale destacar que a atuação de profissionais é fundamental, pois esses podem desenvolver um plano estratégico personalizado, de acordo com a área de atuação e o perfil do consumidor atendido. 

O marketing digital veio para ficar, e o investimento se torna cada vez mais relevante, independentemente do tamanho da empresa.

 

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