Como evidenciar seu e-commerce no marketplace

13/12/2021

Para muitas empresas, estar entre os maiores significa que os objetivos foram alcançados. Quem trabalha com loja virtual e e-commerce, de uma maneira geral, é possível estar entre os grandes por meio de um marketplace, espaço que concentra diversos empreendimentos em um só lugar.

Tratado como uma espécie de shopping virtual, há diferentes marketplaces espalhados pela web. 

Para isso, esse modelo de plataforma digital agrega diferentes lojas do setor de varejo em um mesmo local, o que otimiza a busca por produtos, facilitando a vida dos internautas e promovendo novas oportunidades aos comerciantes.

Isso porque, dentro de um mesmo espaço é possível encontrar os mais diferentes produtos e serviços, como um polo centralizador das mais diferentes empresas, prontas para atender aos diversos tipos de clientes. 

Até mesmo nichos comerciais podem ser encontrados dentro dos marketplaces, favorecendo aqueles que encontram dificuldades para encontrar um produto ou serviço no mercado físico tradicional. 

O surgimento do marketplace no Brasil e no mundo

Junto com as novidades apresentadas pela internet no final dos anos 1990, surgiram os primeiros marketplaces. 

No mercado exterior, o eBay e a Amazon foram as primeiras empresas a abrirem um site especializado na concentração de diversas empresas em um único local.

No Brasil, sites como Magazine Luiza, Submarino, Americanas e Shoptime se apresentaram como marcas de marketplace que vem se destacando, proporcionando a comercial

 

ização tanto no formato B2B (Business To Business) quanto no formato B2C (Business To Consumer).

Há uma terceira via em relação aos marketplaces, que se categorizam no formato C2C (Consumer To Consumer), ou seja, de consumidor para consumidor. 

Esse modelo de comercialização pode ser observado em exemplos como a OLX, a WebMotors e o Mercado Livre, visto que clientes podem negociar seus pertences direto com outros consumidores.

A variedade de negócios é grande, visto que em diferentes plataformas digitais milhares de produtos e serviços são oferecidos a todo tipo de público. 

Isso influencia até mesmo na economia, principalmente em períodos festivos e comemorações específicas, como Dia das Mães e dos Pais, Dia dos Namorados, além das festas de fim de ano. 

Uma infinidade de produtos e serviços à disposição no e-commerce no marketplace

Quem não quer a facilidade de fazer a compra de uma refeição apenas apertando alguns botões na tela do celular? Ou então adquirindo uma TV com tecnologia de ponta após receber um e-mail marketing de uma loja confiável?

Muitos tipos de e-commerce no marketplace oferecem tudo isso e muito mais aos consumidores. Isso porque é possível ter plataformas dedicadas a segmentos específicos, ou mesmo para o mercado mais amplo.

Ou seja, pode haver desde plataformas especializadas em alimentos que disponibilizam diferentes cardápios para todos os tipos de gostos e sabores, facilitando a compra de produtos alimentícios.

Do mesmo modo, há marketplaces focados em oferecer destinos turísticos com identificação de promoções e ofertas, sendo direcionadas de forma certa para o público-alvo, sendo muito vantajoso para quem faz parte desse modelo de negócios. 

Imóveis para locação e venda também fazem parte de marketplaces especializados no setor da construção civil. 

Contudo, vale lembrar que tudo isso funciona a partir de um único local de acesso, promovendo maior visibilidade aos empreendedores e facilidade aos consumidores.

Desafios para lojistas e gestores de e-commerce no marketplace

Em algum momento, o empreendedor deve perceber que a presença em um marketplace tende a se tornar uma obrigatoriedade comercial. 

Essas plataformas digitais oferecem diferentes oportunidades de negócios, além de ser um meio de captação de novos clientes e aumento de receita. 

No entanto, é necessário ter todo o controle sobre as vendas, atendendo de forma eficiente aos pedidos que chegam e promovendo a qualidade entre o processo de escolha pela loja e pelo produto, por parte do lead, até que esse potencial cliente seja definitivamente efetivado como tal.

Por isso, é preciso estar atento a 5 pontos que estão relacionados às parcerias presentes entre empresas e marketplaces.

1. Sempre acompanhe os pedidos que chegam

Se um estabelecimento comercial está associado a diferentes marketplaces, pode ser que o acompanhamento dos pedidos seja algo que tome tempo e atenção. 

Contudo, os próprios marketplaces oferecem ferramentas digitais que permitem a integralização em um ambiente virtual único. 

Assim, fica mais fácil acompanhar os pedidos que chegam, seja para a instalação de um portão de alumínio automático em uma casa, ou uma solicitação de serviço entre empresas.

Apesar das plataformas já disponibilizarem áreas de controle, é crucial contar com ferramentas dedicadas e que possibilitem sincronizar o estoque com os diferentes marketplaces.

Para isso, há ferramentas digitais como o sistema ERP (Enterprise Resource Planning), ou planejamento de recursos empresariais, em que diversos processos são concentrados em um software único, garantido ao empreendedor acompanhar diferentes setores, entre os quais:

  • Distribuição e logística;
  • Estoque de produtos;
  • Financeiro;
  • Recursos Humanos.

Assim, é possível estar entre os lojistas que melhor atendem o consumidor, se destacando com selos de satisfação do cliente, ou marcas que podem ser divulgadas por meio de uma campanha de marketing. 

2. Faça gestão e controle do estoque

A centralização do estabelecimento comercial em um único ponto permite que se identifique o estoque de forma permanente. 

Quando uma empresa para criar aplicativo fornece mão de obra, ferramentas apropriadas para o desenvolvimento da área de lazer e todos os materiais necessários, é preciso garantir que tudo esteja à disposição a partir da finalização da compra, especificando os diferenciais e produtos, destacando a marca frente às outras dispostas no e-commerce no marketplace marketplace.

O controle do estoque pode ser acompanhado pelo sistema ERP, para que qualquer venda esteja dentro da demanda do mercado, independentemente da origem ou localidade do consumidor, e as informações e materiais disponíveis estejam descritos e garantidos para esses contatos.

Com isso, a empresa que está no marketplace não perde oportunidades de negócios, além de garantir um estoque rotativo, podendo até mesmo apresentar novidades para atrair novos e antigos clientes. 

3. Precificação deve acompanhar o mercado

A facilidade proposta pelo marketplace para o mercado consumidor está na verificação de preços de produtos e serviços iguais ou similares, evitando ter que entrar em diferentes plataformas digitais para encontrar um valor mais acessível 

Os marketplaces que oferecem serviços especializados, como a disposição de veterinários que possuem Raio x cachorro preço, têm como objetivo oferecer aos clientes diferentes escolhas, e que a definição final fique por conta da necessidade ou dos diferenciais da patologia do seu pet.

Entre as diversas características observadas, o valor de um produto ou serviço sempre está entre os primeiros pontos a serem observados, evidenciando o que está dentro das limitações orçamentárias. 

4. Atente-se à logística e custo de frete

Entregar um produto que depende de diferentes meios de transporte pode tornar inviável a comercialização de determinados bens de consumo. 

A localização de uma empresa que faz o serviço de cabeamento estruturado campinas pode determinar uma abrangência territorial, por exemplo, para atender o maior número possível de clientes em um determinado período. 

Da mesma forma, é possível que as empresas formalizem parcerias com fretadoras e, assim, garantir maior abrangência territorial, caso as entregas sejam feitas para diferentes localidades.

O custo final fica a cargo dos clientes, e isso é determinante para garantir a finalização da compra, pois os preços podem ser diferenciados quando se trata de internet, principalmente com promoções estabelecidas pelos marketplaces.

5. Mantenha a organização e o planejamento em dia

Todo empreendimento comercial demanda planejamento estratégico de negócios e uma organização frequente sobre o atendimento ao mercado consumidor. 

Dessa forma, um escritório especializado em atender clientes que precisam fazer Consultoria contabil empresarial deve manter uma rotina sobre os serviços vendidos por meio dos marketplaces.

O agendamento de atendimento deve ser bem organizado, para que não ocorra nenhum tipo de divergência entre o que está sendo oferecido, o tempo de recepção e como funciona o serviço além do campo virtual. 

Vantagens que despertam interesse no e-commerce no marketplace

Além das empresas devidamente estabelecidas dentro de um shopping virtual, com possibilidade de vendas extras, com operações seguras e confiáveis, há outras vantagens que se destacam nesse modelo comercial. 

1. Divulgação ampla de produtos e serviços

Os marketplaces possuem características próprias e, por isso, todo empreendedor deve identificar o que aproxima a empresa em relação aos consumidores que frequentam o espaço, mesmo que de forma virtual.

Assim, é possível encontrar desde Kits personalizados para empresas em diferentes marketplaces e aplicativos dedicados, até ofertar imóveis e veículos em outros espaços completamente diferentes, ou mesmo mistos.

2. Facilidade de compra pelo consumidor

O que internautas procuram é facilidade de compra de um produto ou serviço à disposição, ou de diversos itens em um mesmo ambiente, preço acessível de acordo com o que é oferecido, entre outros atributos que fazem a diferença na escolha final de compra.

As escolhas podem ir desde adquirir um pisante de concreto preço dentro da média praticada entre as empresas, até as facilidades de entrega, ou promoções indicadas entre as empresas que se destacam dentro do marketplace por causa de:

  • Atendimento;
  • Logística;
  • Personalização;
  • Serviço de pós-venda.

Quanto mais próximo às necessidades e especificações apresentadas pelos clientes, melhor para a empresa que pode atender de forma plena essas necessidades.

3. Transações seguras para ambas as partes

Um grande problema no início das comercializações eletrônicas estava na forma de pagamento, e a falta de entrega de produtos e serviços por parte das empresas. 

Atualmente, a restituição do valor de uma consultoria erp protheus, quando necessário, pode ser feita de maneira rápida e eficiente pelo próprio marketplace. 

Da mesma forma, o pagamento para as empresas é regularizado, garantindo que as empresas recebam a parte que lhe cabe de maneira segura e ágil.

Conclusão

Toda empresa que está inserida dentro de um e-commerce no marketplace encontra diversos benefícios, com poucas restrições que podem ser contornadas ao longo do tempo. 

Então, o cenário ideal para quem quer garantir a marca junto a um espaço dedicado ao mercado consumidor é a integração total da própria loja virtual com o marketplace em que está estabelecido. 

A grande sacada está em escolher uma plataforma de marketplace que ofereça a integração de maneira apropriada, garantindo maior facilidade para a administração empresarial e atendimento eficiente para o mercado consumidor. 

Vale ressaltar que a grande maioria de marketplaces disponíveis em todo o território nacional estão preparados para receber os diferentes modelos de negócios. 

Isso promove a redução de custos e permite que as campanhas publicitárias sejam reforçadas, atingindo o maior número possível de consumidores por meio do marketing digital.

 

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