Entenda a publicidade no meio digital para atrair leads

03/12/2021

A abrangência proposta pelas novas tecnologias e o avanço da internet em equipamentos modernos têm elevado sobremaneira a publicidade no meio digital, exigindo das empresas novos modelos de negócios para atrair o público para marcas, serviços e produtos.

No entanto, é preciso determinar as semelhanças e diferenças que envolvem a publicidade em si, e as estratégias de marketing que podem fazer toda a diferença na divulgação de uma empresa junto ao público-alvo.

Aliás, conhecer as pessoas que serão afetadas, de alguma maneira, em relação aos produtos e serviços disponíveis para comercialização é parte fundamental tanto de especialistas que trabalham com marketing quanto aqueles que se voltam para a publicidade. 

A ideia principal que aproxima e se assemelha está na definição de uma persona autêntica, aquela que realmente representa o perfil do público-alvo e como isso pode ser explorado da melhor maneira possível. Isso inclui:

  • Classe social;
  • Crenças;
  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Preferências pessoais.

Há determinados produtos e serviços que se encaixam como necessidade básica, enquanto outros são denominados supérfluos. 

Por isso é preciso conhecer o que se tem a oferecer, e quais os limites que se pode alcançar. 

O ideal é garantir acesso a todos os públicos, de uma forma ou de outra, para que as experiências sejam completas e adequadas, mesmo que seja para divulgar um Stopper pdv, como é conhecido em diferentes regiões do país. 

Entretanto, isso também vai depender de detalhes que se voltam para preferências específicas como religião, esporte e time preferido, cultura, entre tantos outros aspectos que devem ser avaliados em uma pesquisa ampla.

O resultado final pode ser uma surpresa para as empresas, demonstrando uma realidade completamente diferente da imaginada. Nesse ponto entram as estratégias de publicidade e marketing, cada qual ocupando um espaço distinto. 

A publicidade está presente em todos os lugares

Qualquer anúncio de uma marca, um produto ou um serviço se trata de publicidade. Eles podem se apresentar nos mais diversos formatos, como:

  • Áudio e vídeo;
  • Mensagens promocionais;
  • Mídias digitais;
  • Outdoor e busdoor.

No conceito final, a publicidade pode estar presente em qualquer espaço ou situação, sendo tratada como uma estratégia que visa promover empresas e marcas específicas, divulgando os produtos e serviços. 

O principal objetivo, em si, é garantir que as pessoas sejam influenciadas pelo consumo, seja para compra de um produto, ou contratação de um serviço a curto, médio ou longo prazo. 

Marketing reúne ferramentas e estratégias

Por outro lado, o marketing soma uma série de estratégias que podem ser empregadas dentro da publicidade, cujo objetivo é a divulgação de uma marca para que ela se torne mais importante para o consumidor de alguma forma. 

As ferramentas utilizadas pelas estratégias de marketing buscam oferecer ao público-alvo a solução para questões significativas da vida. Isso pode ser de maneira imediata, ou que será permanente para todo o sempre.

Para melhor exemplificar, vale apresentar duas situações bastante específicas. 

1. Na hora da fome é preciso escolher um alimento

Quando uma pessoa está em uma cidade turística e sente fome, há muitos restaurantes e lanchonetes à disposição e, para escolher, pode ser influenciado por diferentes estratégias de marketing que passaram despercebidas ao longo do dia. 

Isso está na marca estampada em uma cadeira de praia ou no guarda-sol. Ou então em um cartaz no lobby do hotel ou pousada, assim como em folhetos dispostos sobre o balcão da recepção. 

A solução para quem está passeando e sente fome está sempre presente e, por uma influência recorrente do marketing aplicado, pode ser resolvido até mesmo de forma inconsciente.

2. A escolha do imóvel pode ser para sempre

Quando se trata da escolha do imóvel próprio, há diversos aspectos que devem ser levados em consideração, mas o marketing está presente em todos os momentos. 

A primeira questão é a localização em relação a familiares e amigos, ou então por causa da busca por melhoria educacional ou profissional. 

Outra questão é o valor do imóvel e quanto a pessoa tem disponível para garantir um bem que pode ser para todo o sempre. 

Sendo assim, o investimento em marketing que uma construtora ou incorporadora destina pode ser fundamental para a escolha final de quem procura uma casa, um sobrado ou um apartamento para morar. 

A publicidade no meio digital

Com as definições postas, é importante voltar a atenção para o que a tecnologia oferece e, em particular, a internet, e toda a amplidão quando se trata de publicidade e marketing digital. 

O poder público, por exemplo, permite que proprietários de varejos possam desenvolver ecobag personalizada atacado com a sua marca para vendas de e-commerce.

Como não apostar na publicidade online e todas as ferramentas que as empresas têm à disposição para atender os clientes?

Por isso é importante conhecer as ferramentas disponíveis em formato digital, e como isso pode ser muito útil tanto para a venda de produtos e serviços por parte dos empreendimentos comerciais, quanto pela facilidade proposta para os clientes. 

1. Aplicativo personalizado facilita vida do cliente

Essa é uma das mais novas ferramentas utilizadas pelas empresas, porém com uma eficácia para a publicidade nos meios digitais sem igual. 

Desenvolvedores de aplicativos são contratados para criar um aplicativo exclusivo e personalizado para uma empresa e, assim, o lead, como é denominado o potencial cliente, pode ter uma loja inteira à disposição em um tablet ou um celular smartphone.

É possível fazer contato com empresas de gestão condominial para resolver questões burocráticas de documentação de um apartamentos, mesmo estando em outra cidade, e até mesmo em outro estado. 

Para isso, basta que o escritório que trabalha com esse tipo de serviço tenha um aplicativo digital disponível para os clientes e permite o acesso de forma pessoal, com toda a garantia de segurança sobre a proteção de dados. 

Empresas que trabalham em forma de franquia podem dividir espaço em um mesmo aplicativo e, caso seja necessário, o cliente pode ser atendido online pelo urologista consulta particular, mantendo todas as informações em um único local.  

2. E-commerce amplia oferta de produtos

Com a chegada da internet, muitas empresas enxergaram no ambiente virtual uma forma de expandir os negócios, oferecendo ao público um novo modelo de comercialização. 

Dessa forma, o e-commerce começou a ser praticado, primeiro de forma tímida, com a venda de livros, CDs e DVDs, no fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000.

Nesse tempo, a publicidade online também era novidade, e muitas agências de comunicação passaram a montar campanhas que envolviam portais de notícias e e-mail marketing. 

Apenas com o advento das redes sociais é que a publicidade realmente se expandiu, e a publicidade digital tratou de aplicar estratégias voltadas para esse meio, como o Inbound Marketing.

Atualmente, quem precisa fazer uma elaboração de pgr pode fazer uma busca rápida em uma plataforma digital e encontrar uma oficina mecânica que faz atendimento domiciliar em poucos segundos. 

Por isso é importante investir no marketing de atração, outro nome para o Inbound Marketing, e atrair os leads para que possam conhecer sobre os produtos e serviços oferecidos. 

3. Loja virtual exclusiva para clientes cativos

Entre as muitas novidades que a internet apresentou à população, e que desde então depende da publicidade para atrair os leads, estão as lojas virtuais. 

Muitas empresas montaram sites específicos para os clientes cativos, que sempre foram consumidores em espaços físicos, e encontraram no mundo virtual uma possibilidade de fazer compras no conforto do lar.

Isso envolve os mais diversos produtos e serviços, como automação residencial preço para processos residenciais de gestão, por exemplo.

Há lojas virtuais que trabalham apenas nesse meio, e se aproveitam dos mais diferentes meios digitais para fazer propaganda e estar sempre em contato com os consumidores. 

Além de evitar sair da própria residência, os consumidores podem encontrar os mais diversificados produtos nessas lojas virtuais, bastando que as empresas utilizem as estratégias de marketing de forma adequada e atrativa. 

4. Empresas disputam espaço no marketplace 

Os marketplaces virtuais são locais que reúnem diversas empresas em um mesmo espaço. Por isso é muito importante investir em publicidade digital e direcionar de forma específica para os produtos, quando se aplica uma campanha de marketing.

Empresas que fazem serviço online, como a facilidade do atuador de dupla ação antes de sair da indústria, atende os clientes de forma totalmente virtual. 

Os benefícios da publicidade se mostram em números, que são acompanhados pelo setor de marketing e identificam o que está funcionando e o que está fora do padrão. Assim, fica mais fácil corrigir e estabelecer o rumo sem muitas dificuldades.                                                                                                                                                                                              

Conclusão sobre as vantagens da publicidade no meio digital

Tanto a publicidade quanto o marketing digital fazem parte da rotina de uma empresa que quer se destacar nas mídias digitais perante os clientes e, tão importante quanto, se sobressair ante a concorrência. 

Em momentos oportunos será necessário uma abordagem que precisa ser imediata e acintosa, apelando para a publicidade de um veterinário 24h, e a presença de profissionais capacitados, de forma pura e simples.

Por outro lado, o marketing vai reforçar a marca junto ao público-alvo para que seja lembrado sempre que possível. 

As estratégias são diferentes em cada situação e, por isso, é muito importante contar com profissionais da área de comunicação para que possam direcionar a empresa para uma campanha publicitária de sucesso.

Por fim, a publicidade aplicada em diferentes meios digitais vai atrair mais e mais clientes, seguindo de forma madura toda estratégia que o Inbound Marketing propõe, sem esquecer os meios tradicionais de divulgação.

 

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