Você com certeza já se emocionou com algum anúncio publicitário ou alguma campanha que tenha visto. Seja nas mídias sociais, em algum vídeo no YouTube ou na televisão, você já deve ter dado alguma risada, sentido felicidade ou até mesmo carinho pelo conteúdo que estava sendo transmitido para você.
Afinal, os seres humanos tendem a ser emocionais. E, muitas vezes, agir com o “coração” na hora de tomar determinadas atitudes, até mesmo na compra de algum produto como um compressor de ar odontológico. Talvez algum apelo emocional tenha feito você tomar uma atitude ou até mesmo ter um apreço maior por determinada marca.
Acredite, por mais que não pareça, todo esse lado emotivo possui um fator estratégico por trás: o famoso marketing emocional. Você já ouviu falar sobre ele? Sabe como utilizá-lo dentro das suas estratégias?
No texto de hoje vamos falar tudo sobre. Então fique de olho para não perder nenhum detalhe! Vamos lá?
O que é o marketing emocional?
Antes de entender melhor como usá-lo é fundamental saber o que significa o marketing emocional. Como o próprio nome já sugere, essa é uma estratégia que trabalha com a emoção, no intuito de persuadir e inspirar os consumidores a tomarem determinadas decisões por meio de estímulos de emoções. Por exemplo: a tristeza, alegria, raiva, senso de pertencimento e por aí vai.
Essa estratégia busca entender melhor o seu público-alvo e montar estratégias de acordo com seus hábitos de consumos. Através de um apelo emocional, a campanha realmente toca o coração e deixa a pessoa marcada de alguma forma.
Em campanhas natalinas, por exemplo, uma propaganda familiar, voltada para a união, costuma emocionar, cativar e gerar bastante resultados. O objetivo é sempre trabalhar com mensagens positivas e de esperança.
As emoções são poderosas e criam um vínculo muito maior com seu público do que uma campanha normal. Dados indicam que quem utiliza o marketing emocional tem a chance de aumentar suas vendas em até 23%.
Ou seja, apelar para as emoções pode ser uma ótima maneira de se aproximar das pessoas e vender mais seu produto, como um projeto de incêndio, por exemplo. Mas como aplicar essa estratégia no seu negócio? Abaixo separamos algumas dicas que vão te ajudar!
Fale com as pessoas certas da maneira certa
O primeiro passo para aplicar o marketing emocional é falar com as pessoas certas da maneira certa. Conheça seu público-alvo e saiba a forma como abordá-lo de forma sútil e efetiva. Entenda suas necessidades e como chegar até elas.
Afinal, como produzir um conteúdo com emoções sem conhecer as pessoas que irão visualizar aquilo? Quanto mais você se aprofundar em relação ao seu público, mais assertiva será a sua abordagem.
Humanize seu conteúdo
Se você quer que seu conteúdo alcance e toque as pessoas de forma efetiva, é preciso que ele seja humanizado. Ou seja, nada de produzir algo robótico! Procure por dar vida e sentimento aos seus conteúdos, falando sobre a realidade e transmitindo uma mensagem muito mais humana, que se conecte com seu público.
Faça com que as pessoas se identifiquem e consigam se enxergar dentro da sua campanha. Depois de entender seu público-alvo, fica até mais fácil de você conseguir executar essa ação, enxergue as necessidades e passe uma mensagem condizente com seu público.
Utilize o storytelling e também uma boa paleta de cores
O storytelling é outra ótima alternativa para a produção de seu conteúdo. Busque contar uma história e crie um enredo voltado para a pessoa que está consumindo aquela sua campanha. Traga emoções, problemas reais, e busque uma abordagem mais direta.
Contar histórias é uma ótima forma de empatia e de fazer com que a pessoa se conecte com a mensagem que você quer passar.
As cores também podem ser uma peça chave no seu marketing emocional, use uma boa paleta de cores para despertar emoções diferentes em seu consumidor. Acredite, a utilização das cores certas podem ter um impacto muito maior do que você pensa e pode convencer as pessoas a comprarem até um Filtro Coalescente.
Abuse da autenticidade e de emoções genuínas
Por fim, a pessoa só se sentirá realmente atraída pela mensagem que você quer passar se ela considerar que aquilo foi autêntico e causou uma emoção genuína dentro dela. Por isso, busque por campanhas e anúncios únicos, que realmente sejam criados com intuito de comover o público.
Então, procure por novas histórias e preze pela autenticidade, quanto mais único você for, maiores os sentimentos que serão despertados pelo seu público. Isso aumenta seu sucesso e faz com que as pessoas simpatizem cada vez mais com o seu negócio.
Agora que você conhece melhor sobre o marketing emocional, então que tal começar a usar essa estratégia no seu dia a dia? Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.
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