Para garantir o bom desenvolvimento da sua empresa, é importante traçar estratégias significativas de crescimento e estabilidade de mercado. No entanto, isso pode ser feito de várias maneiras. O principal motivo de necessidade é ser uma etapa importante dentro da prospecção de expansão de qualquer empresa, assim como um projeto de incêndio é para qualquer construção.
Visto isso, precisamos falar de um dos métodos mais utilizados para garantir isso: o growth hacking. Essa estratégia consiste em um método que adota formas de crescimento efetivo e na otimização do seu negócio, a partir da identificação dos pontos de maior relevância, ou críticos, para o mercado.
Ou seja, é uma estratégia que vai ajustar questões a serem “consertadas” na sua empresa. Dessa forma, seu apresentará um excelente resultado.
Quer saber mais sobre esse método? Continue lendo!
Este artigo reuniu as melhores dicas de implementação desse modelo e também as vantagens que ele poderá trazer para a sua empresa.
O que é e como funciona o growth hacking?
Para organizar as estratégias que serão úteis para o crescimento da sua empresa, é importante ter em mente tudo o que vai girar em volta delas. Por isso, o growth hacking vai garantir que todos os passos a serem tomados sejam precisos e bem planejados. Dessa forma, não haverá nenhuma interferência nesse processo.
Portanto, as equipes responsáveis por esse planejamento precisam levantar hipóteses, fazer testes, verificar a sua efetividade para que possam achar possíveis brechas e soluções para elas. Isso garante que as oportunidades do seu negócio crescerão rapidamente e com presença de mercado.
Assim, é possível identificar os KPIs, que vão medir o sucesso do seu empreendimento. Dentre os principais KPIs estão:
- tráfego;
- leads;
- vendas;
- e outros requisitos importantes para se manter no mercado.
Desta forma, é possível entender onde estão as falhas do seu negócio e contorná-las.
Growth hacking e KPIs
Ou seja, o growth hacking transforma esses KPIs em meios de captação e conversão de usuários, com eficiência e rapidez. A partir daí, é possível evitar que problemas se prolonguem por mais tempo do que o esperado. É válido também ressaltar que KPI vai ter um significado único para cada empresa, pois é referente ao significado de sucesso.
Então, se para uma empresa de compressor de ar odontológico, por exemplo, o sucesso for relativo à conversão e fidelização de clientes, o KPIs vai seguir nesse ramo. Seu principal objetivo será o estabelecimento dessa estratégia. Isso vai favorecer para que seja mais fácil contornar os problemas estabelecidos por meio de estratégias ativas em reparar essas falhas.
Para estabelecer essa estratégia, é importante se atentar ao meios que são veiculados para a sua implementação. O que significa também dizer que existem técnicas a serem colocadas em práticas para que ela possa gerar bons resultados. Por exemplo:
- Marketing de referência;
- Buscas pela satisfação do cliente;
- Gatilhos sobre exclusividade;
- Marketing de conteúdo;
- Execução de testes constantes;
- Conteúdo de qualidade;
- Inbound Marketing;
- SEO;
- Armazenamento de dados;
- Leads qualificados;
- Promotores e embaixadores.
Além de outras estratégias que vão fazer com que a sua empresa possa conquistar um espaço significativo no mercado, favorecendo o seu fluxo de clientes e o seu canal de comunicação com o cliente, proporcionando um encurtamento no processo de realização de vendas.
Assim, é possível que uma empresa que produza filtro coalescente tenha uma boa estabilidade de mercado e presença virtual.
Por que escolher o growth hacking para a sua empresa
A palavra “hacking” desse termo pode confundir muitas pessoas, passando-se até por algo que seja ilegal. Porém, o seu intuito é justamente fazer o caminho que um hacker faz em achar brechas e fragilidades nos seus métodos a fim de conserta-los e promover medidas de segurança mais efetivas, que poderão fazer com que seja possível extrair o máximo de eficiência de uma campanha publicitária.
Assim, é possível explorar as falhas que a sua empresa mostra e trabalhar para que elas virem um ponto forte dentro do objetivo estabelecido por você ao usar essa estratégia, ou seja, verificar uma forma rápida e efetiva de trazer melhores resultados. Além disso, é possível usar ferramentas, como a análise espinha de peixe para verificar os pontos fortes do seu empreendimento e garantir que o seu crescimento possa ser proporcional.
Isso pode gerar diversos benefícios, que farão com que seja fácil se estabelecer de forma positiva no mercado e garantir uma melhor conversão de clientes para o seu negócio, são eles:
- Ter um crescimento mais rápido;
- Com base na análise de dados, será possível tomar decisões mais concretas e assertivas;
- Mitigação de possibilidades e hipóteses na hora de implementar a estratégia;
- Redução de riscos na hora de colocar a estratégia em prática;
- Segurança elevada no momento de realizar investimentos;
- Redução de gastos relativos a experimentos e testes;
- Criação de negócios escaláveis e sustentáveis;
- Crescimento orgânico e sustentável.
Desta forma, é importante ter em mente que o Growth Hacking é uma forma efetiva de garantir o crescimento da sua empresa a fim de formar uma rede ativa de testes e experimentos para testar a força e presença da sua marca no mercado, favorecendo a sua fixação e aderência de mercado.
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