Marketing de experiência: saiba como aplicá-la e quais suas vantagens

14/07/2022
marketing de experiência

O desenvolvimento de novas ideias e produtos é uma constante, e se destacar no mercado exige estratégias muito além da criatividade. A automação e otimização de processos por meio do outsourcing de TI é uma delas. 

Para o marketing de experiência acontecer é preciso que uma base de dados seja analisada. A tecnologia é aliada da inovação do mercado e se destacar depende da utilização dela. 

Mas não é só da venda de um produto ou serviço que um negócio se estabelece. Atualmente, é necessário promover a chamada experiência de compra. 

Isso quer dizer que o público consumidor busca nos produtos sensações e sentimentos. E estimular que eles apareçam faz parte do marketing de experiência.

Para entender melhor como o marketing de experiência funciona, separamos dicas e informações valiosas. Confira. 

O que é marketing de experiência?

O marketing de experiência busca oferecer mais do que a abordagem de venda. Ele pensa em um caminho para que o emocional do consumidor seja atingido. 

Quando desencadeamos sensações a venda se torna irresistível. Essa também é uma ótima estratégia de fidelização de clientes.

As emoções são desencadeadas por gatilhos. Eles podem remeter a lembranças felizes das mais diversas situações. Fazendo com que o cérebro procure cada vez mais receber esses estímulos.

Além de ótimos produtos e serviços, que estendam a boa experiência da compra, é necessário criar estratégias que captem a essência da experiência que o público alvo procura.

Uma roupa, por exemplo, não tem como finalidade vestir o corpo, mas se apresentar socialmente. Portanto, o gatilho para venda deve ser sempre relacionado com o estar em público, se sentir atraente.

O marketing de experiência procura entender tudo que está ao redor do consumidor para então criar um caminho que faça ele se sentir bem com a aquisição da marca.

Como perceber a experiência?

Existem alguns caminhos práticos para colocar em execução o marketing de experiência. Não é só a experiência visual com as pranchas de publicidade que podem chamar a atenção dos consumidores. 

Para provocar uma experiência permanente, é preciso utilizar dos sentidos humanos, que captam e registram sensações que vão ser sempre repetidas. 

É possível fazer isso através desses gatilhos:

Sensorial

A experiência sensorial é ligada aos cinco sentidos humanos, o olfato, o paladar, visão, tato e audição. O marketing de experiência que utiliza o sensorial vai usar de artifícios físicos. 

Por exemplo, cheiros característicos da marca que remetem a elegância, ou rusticidade. Isso depende exclusivamente da mensagem que precisa ser transmitida. 

Os sentidos ficam registrados na memória e qualquer sabor, cheiro ou textura parecidas vão lembrar da experiência da compra. É permanecer sempre com o consumidor. 

Elabore bons brindes e uma identidade visual que marque profundamente o seu público consumidor.

Emocional

Os gatilhos emocionais são os mais utilizados para o marketing de experiência atualmente. No entanto, é preciso muito cuidado na hora de utilizá-lo. 

É necessário entender as demandas que surgem na vida do público-alvo. Entender quais dores ele carrega, como por exemplo a necessidade de se sentir aceito ou livre. 

Aqui a estratégia é dizer que com determinado produto ele consegue se sentir como ele quer. 

Cognitivo

A experiência cognitiva é aquela que manda uma mensagem que precisa ser decifrada pelo consumidor. Fazendo com que ele pense fora da caixinha, mas se sinta especial por ter conseguido decifrar. 

É estimular a criatividade, criando uma experiência única para o usuário. Essa é uma estratégia de marketing de experiência fundamental para as áreas de tecnologia. 

Comportamental

O comportamento humano é mapeado facilmente. Tendemos a seguir padrões que são facilmente percebidos. 

Para utilizar a experiência comportamental é preciso estudar bem o mercado e o comportamento de consumo dos produtos similares. 

Aí então, é só estimular que o consumidor faça um caminho que o leve até a compra. Proporcionando uma satisfação importante. 

Identificação

Um dos gatilhos de experiência que mais fidelizam clientes é o da identificação. Faz parte de um instinto ancestral andar com pares, estar em bando. 

Esse marketing de experiência busca nichos específicos e mostra o quanto ter determinado produto ou serviço é crucial para fazer parte dele. 

Assim, o consumidor não vai apenas consumir para ter o produto, mas para se sentir parte daquela comunidade. 

Quais as vantagens do marketing de experiência?

O marketing de experiência traz inúmeras vantagens para quem tem um negócio. Ele aumenta as chances de fidelização, diminui custos com campanhas muito diferentes e se estabelece facilmente no mercado. 

Por isso, é muito importante criar um planejamento estratégico que contemple completamente a experiência que precisa ser promovida. 

Entre as vantagens do marketing de experiência, estão:

Aumento da fidelização

O nosso cérebro capta  boas experiências a fim de que elas sejam sempre reproduzidas. Por isso, vender mais do que produtos e serviços, mas as sensações é importante para fidelizar clientes. 

Afinal de contas, eles vão em busca da sensação de compra. E isso garante o retorno contínuo para novas experiências. 

Identificação com a marca

O boca a boca, a indicação continua sendo um ótimo caminho para consolidação dos negócios. Então, quanto mais consumidores se identificarem com a marca, mais indicações ela vai ter. 

Promover experiências promove essa identificação profunda. Essa é uma das vantagens mais importantes do marketing de experiência.

Otimização de feedbacks

Todo produto ou serviço precisa prestar atenção constantemente nas tendências e no realinhamento com o mercado. 

Para isso, o feedback do público consumidor é crucial. O marketing de experiência promove a interação mais fina entre negócio e consumidor e otimiza os feedbacks que vão deixar a marca sempre atualizada. 

Atração de clientes

Proporcionar experiências é muito mais eficaz do que abordar o consumidor para a venda direta, por isso, a atração de clientes é muito maior para quem prioriza o marketing de experiência.

O consumidor busca as marcas que melhor os representam, que solucionam dores e problemas que eles têm através das sensações proporcionadas. 

Então, prospectar fica muito mais fácil nesse contexto.

 Conclusão

Quem tem um negócio sabe da importância de atualizar as estratégias de marketing constantemente. Com o tempo o público pede novas ações que engajam mais. 

O marketing de experiência é uma dessas estratégias que também é tendência e que mostra o quanto o consumidor busca a experiência além da compra. 

Por isso, utilize as dicas e informações colocadas aqui para ter muito mais sucesso no seu empreendimento.

 

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