Outbound e Inbound: quando usar cada um deles no Marketing Digital

23/06/2022
outbound e inbound

O Outbound e Inbound Marketing são termos muito comuns dentro de qualquer empresa que se preocupa com o marketing digital. Isso porque eles se completam a partir de distintas formas de prospecção de clientes.

Além disso, por se tratarem de estratégias diferentes, tanto o Outbound quanto o Inbound precisam de proporções corretas para atrair e gerar leads mais qualificados para o seu negócio.

Aliás, não saber dosar entre os dois é o equivalente a ter um espaço para guardar móveis e não haver itens suficientes para colocar ali. Ou ainda, ter uma capacidade superior de armazenamento sem possuir móveis.

Por isso, preparamos esse artigo completo que irá te explicar sobre Outbound e Inbound e como aplicar cada um na estratégia da sua empresa. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é e como funciona o Inbound Marketing

Antes de mais nada, antes mesmo de conceituar cada um dos temas, entenda: para entender a diferença entre outbound e inbound marketing é preciso saber suas particularidades e características. Afinal, tratam-se de duas metodologias diferentes.

Por isso, entenda que o Inbound Marketing tem por objetivo o uso de uma metodologia que visa fidelizar e conquistar clientes. Em razão disso, ele também é conhecido como “marketing de atração”. 

Sobretudo, o Inbound Marketing utiliza de meios para viabilizar essa atração. Estes meios permeiam um conceito chamado persona. A persona, no marketing, representa o tipo de público ao qual a empresa se direciona.

Por isso, o Inbound Marketing propõe uma alta pesquisa para entender melhor o seu público alvo. Afinal, entender seu comportamento, seus interesses e necessidades é algo essencial para fidelizar o cliente.

Conceitos do Inbound Marketing

Primeiramente, para conseguir a fidelização de um cliente o inbound marketing utiliza de uma série de metodologias. Por isso, sem segui-las, é praticamente impossível ter um retorno efetivo da sua prática. Vamos conhecê-las?

  1. Funil de Vendas: sobretudo, um funil de vendas é a estratégia que diz respeito aos estágios que permeiam a jornada do cliente. 

Por isso, seu objetivo passa por levar o público até seu site e redes sociais, chegando até o fundo do funil, onde o sujeito se torna de fato um cliente.

  1. Landing Page: esta é uma etapa muito importante na captação do cliente. Isso porque landing pages são páginas que contém formulários preenchidos pelo cliente. Com esses dados em mãos, é possível identificar a persona e seus interesses.
  2. E-mail Marketing: depois que as informações do cliente são interpretadas, é através do e-mail marketing que se torna possível criar um canal de comunicação entre o cliente e a empresa. É aqui onde você apresenta as soluções que o cliente busca.
  3. SEO: o SEO é uma técnica de otimização utilizada para aumentar um ranqueamento de uma página no Google. Ele é importante em razão de impor autoridade e visibilidade, uma vez que, se bem aplicado, deixará sua página no topo de buscas do Google.

Inbound na prática

Agora que você compreendeu parte do conceito do Inbound Marketing, é hora de pôr a mão na massa. Por isso, a dica é: conte com uma equipe qualificada de marketing. Afinal, não é possível pôr em prática um conceito sem a devida qualificação.

O que é e como funciona o Outbound Marketing

Sobretudo, para entendermos a diferença entre Outbound e Inbound Marketing, podemos pensar na segunda estratégia como um meio mais direto na abordagem junto ao cliente. 

Ou seja, no Outbound Marketing  a empresa apresenta a marca e seu produto, sem um prévio estudo do público alvo.

Por isso, aos adeptos do Outbound Marketing, algumas técnicas são simplistas e mais conhecidas no dia a dia da clientela. Podemos citar, por exemplo, o uso do telemarketing como forma de abordagem.

Conceitos do Outbound Marketing

Diferente do Inbound Marketing, o Outbound não utiliza uma metodologia detalhada e específica. Em resumo, as etapas deste conceito perpassam por fazer uma equipe de vendas ligar para possíveis clientes oferecendo produtos e serviços.

Ademais, a esta metodologia utiliza de meios tradicionais para tentar conquistar o cliente, perpassando pelo uso de propagandas na televisão, panfletos e outdoors. 

No entanto, hoje em dia é fácil encontrar um exemplo prático do Outbound Marketing que é encontrado no YouTube, por exemplo. Afinal, quem nunca foi interrompido no meio de uma música por uma propaganda? Esta é a estratégia utilizada para a captação de clientes.

Outbound Marketing na prática

O Outbound, na prática, perpassa pelos caminhos supracitados nos tópicos anteriores. No entanto, também existem outras formas de perceber o uso da metodologia na prática. 

Sua prática perpassa principalmente pelo uso de mídias pagas. Ou seja: mídias direcionadas à massa é a principal ferramenta utilizada pelo Outbound.

A vantagem, neste contexto, é a possibilidade de atingir um maior número de clientes. Em contrapartida, dificilmente eles serão fidelizados. 

Outbound e Inbound Marketing: como usar os dois ao mesmo tempo

Embora não seja uma estratégia muito comum, é possível utilizar as estratégias de Outbound e Inbound Marketing em conjunto.

Em resumo, a ideia, neste contexto, é deixar que o Outbound Marketing seja responsável pela receita – uma vez que a possui para bancar as mídias pagas, enquanto o Inbound cuida da parte de estratégia SEO, por exemplo.

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Outbound e Inbound Marketing, você pode escolher a melhor estratégia para o seu negócio e, quem sabe, se aprofundar mais sobre o assunto.

Embora o Inbound Marketing seja o meio mais utilizado em tempos atuais, o Outbound também pode ser uma boa estratégia caso você possua meios pecuniários para utilizá-lo.

 

Gostou do nosso conteúdo? Leia também: 5 fatos que você não sabia sobre SEO

  • Categorias