Para a captação e análise das informações dos usuários pela sua organização, o BI na área de Marketing Digital deve ser feito de forma criteriosa.
Essas informações quando bem trabalhadas são a base de um negócio bem-sucedido, sendo mais importante que as propagandas feitas pela marca. Afinal, um negócio é capaz de tudo quando está munido de informações sobre seus consumidores.
Neste artigo vamos falar sobre a Business Intelligence (BI) no marketing digital, entendendo como ele pode ampliar o retorno sobre o investimento (ROI) das suas campanhas, impactando desde uma montadora de carros até mesmo uma loja de equipamentos EPIs.
O que é BI no marketing digital?
O BI no marketing digital está relacionado às práticas usadas para coleta e análise de dados sobre o investimento que sua empresa está realizando em seus esforços.
O objetivo o BI é dar suporte às decisões empresariais relacionadas ao marketing a partir do levantamento de dados e acompanhamento de métricas. São exemplos:
- Os dados coletados mostrando o destaque de uma rede social;
- Que a landing page A está captando mais leads que a B;
- O número de cliques em sua página;
- O tempo de permanência na página.
Certamente você está se perguntando se as métricas do marketing digital básico que você coleta são os dados que representam a BI no marketing digital. De forma geral, a resposta é sim, no entanto a BI vai muito além do acompanhamento de números frios em painéis de métricas.
Sua empresa de grade para fechamento de área pode rastrear cada compartilhamento, acesso, clique ou compra, compreendendo todo o caminho feito pelo cliente.
Com essa análise profunda é possível entender qual é o canal e quais são as estratégias que mais trazem retorno à sua empresa.
Quando bem implementado, o BI pode mudar a forma como sua empresa toma decisões de marketing, os canais em que sua empresa investe e as estratégias de marketing em si.
Benefícios do BI no marketing digital
Sua empresa de automação de chillers, por exemplo, pode alcançar um retorno sobre o investimento (ROI) ainda mais alto com a ajuda do BI.
A tecnologia também permite a facilidade de mensurar resultados, pois todo valor medido e analisado são essenciais para que se possa acompanhar todas as etapas da trajetória dos usuários pelo funil de vendas.
Uma vez que você tem em mãos os resultados dessa análise, se torna possível redesenhar trajetórias e com isso, aumentar as possibilidades de sucesso nas suas estratégias.
A análise constante de dados permite o apontamento de resultados em diversas áreas do seu negócio de acessórios para hidrojateamento, incluindo o exame de informações primordiais para a tomada de decisão.
Além disso, fornece também dados que são fundamentais para a avaliação da performance da sua estratégia de marketing digital.
As ferramentas de análise de BI permitem também um estudo rigoroso e adequado do comportamento do seu público-alvo, indo de encontro ao objetivo principal do marketing digital, que é atingir o consumidor por suas ações online.
Isso ajuda a empresa a parar de perder dinheiro em ações que não trazem bom retorno, possibilitando realocar investimento para ações que ampliam o volume de clientes.
Possibilita também otimizar sua estratégia para conseguir números melhores e um cenário mais promissor.
Em ações como email marketing que não gerem retorno adequado,é possível aplicar uma revisão de todo o fluxo de nutrição, empregando testes A/B, por exemplo, ou buscando por novas estratégias.
Sendo mais específico, podemos dizer que o Business Intelligence no marketing digital dá várias vantagens, permitindo que sua equipe identifique as publicações em redes sociais que receberão mais impressões. E essas publicações são:
- Artigos que vão gerar cliques e engajamento;
- As palavras-chave que levam mais tráfego para seu site;
- Quais conteúdos ranquear melhor nas plataformas de busca;
- O público que se mostra mais interessado em suas publicações;
- E muito mais!
É possível dessa forma, aplicar a análise de resultado em todas suas estratégias, desde área como mídias sociais, SEO, links patrocinados e email marketing.
Para uma empresa de bomba de engrenagem, assim como nos outros segmentos, o BI no marketing digital permite a segmentação de clientes de uma forma muito mais estratégica.
Isso ocorre pois sua empresa tem acesso a dados demográficos e comportamentais de seus prospects que interagem com sua marca. Você deve traçar um público-alvo ideal, comprovando se é ele mesmo quem está respondendo melhor aos seus esforços.
No marketing digital é de grande importância para agências de marketing ou até mesmo uma empresa de manutenção de motores elétricos trifásicos analisar seu público para assim, dar o devido retorno de suas ações para diretores e clientes.
BI no marketing: o fim dos “achismos”
Pense sobre como antes da transformação digital, eram escassos os recursos para coleta de resultados de suas estratégias. Assim, tinham pouca informação disponível para embasar as decisões sobre novas campanhas.
Para que uma estratégia de marketing digital seja efetiva é preciso ter um acompanhamento contínuo e aprofundado sobre vários indicadores. Tenha certeza que o BI é uma questão de marketing muito mais estratégico e orientado por dados e número.
Uma empresa que deseja se expandir no meio digital como um centro de usinagem especial precisa de ferramentas como o Google Analytics que permitem que você veja em tempo real a reação às suas campanhas e os usuários da web.
As ferramentas de Business Intelligence existem para possibilitar esse monitoramento de forma rápida e precisa.
Isso oferece ao marketing digital maior agilidade em suas análises, algo fundamental para o embasamento de tomadas de decisões, o que vai ditar o sucesso ou não da estratégia. A tecnologia se dispõe de várias formas para servir aos objetivos do marketing digital.
BI e Marketing Digital na prática
Vamos entender melhor como essa dupla de BI e marketing funciona na prática. Pontuamos alguns detalhes. Confira.
Conhecer o comportamento do consumidor
Com acesso a dados e informações é possível conhecer os futuros passos do consumidor e entender sua movimentação, o que influencia diretamente no desenvolvimento de uma estratégia assertiva de marketing digital.
É entendendo problemas do seu consumidor e observando o que ele busca que você vai propiciar sucesso à sua estratégia. Por isso observamos vários pontos, como:
- O comportamento de compra do consumidor;
- A relação do cliente e o SAC da empresa
- O objetivo desse contato;
- As palavras-chave com maior volume de busca;
- A efetividade das campanhas de e-mail marketing;
- As interações dos usuários;
- O que o consumidor fala sobre a marca nos canais;
- A presença em redes sociais, blogs, sites de compra, etc.
A questão é que se baseando no comportamento do consumidor, é possível fazer diferentes tipos de análises. São análises preditivas, usadas para avaliar as tendências de consumo, com análises comportamentais.
Ou análises prescritivas, que são levadas em consideração e avaliadas as possibilidades de consumo baseado no comportamento do usuário depois de uma determinada ação.
Esse é um tipo de análise importante porque torna possível propor alterações em sua estratégia enquanto ela ainda está em curso, corrigindo gaps e otimizando resultados.
Embasar e otimizar a tomada de decisões
Com informações coletadas e estruturadas, chega o momento de transformá-las e disponibilizá-las para toda empresa de forma compreensível e prática.
Uma vez que a informação é compartilhada com todos, as análises podem ser confrontadas, possibilitando a tomada de decisões estratégicas.
Medir e analisar as informações em tempo real
A transformação digital fez com que negócios como uma empresa de içamento de máquinas sofressem mudanças muito rapidamente.
Antes disso, analisar resultados de uma campanha era demorado, ao passo que hoje é possível acompanhar tudo em tempo real, utilizando as ferramentas de BI.
Com elas e uma análise rápida, as organizações podem acompanhar de perto a jornada do consumidor, as conversões, entre outros.
Identificando mudanças no comportamento do público, você pode repensar sua estratégia, fazendo adaptações e as mudanças necessárias para conseguir atingir o objetivo principal.
Otimizar as campanhas
Ao se desenhar uma estratégia de marketing de conteúdo é preciso definir uma série de KPIs que permitem medir e acompanhar o desempenho da sua campanha, como:
- Engajamento dos usuários com a página;
- Número de cadastro em uma newsletter;
- Aumento de tráfego no site da marca;
- Número de conversões.
Acompanhando esses e outros indicadores torna-se simples aplicar ações estratégicas que permitem a otimização da campanha, a melhor realocação de recursos e assim melhorando a segmentação.
A aplicação do Business Intelligence no marketing digital de sua empresa só traz vantagens e benefícios, mas dependem de uma boa definição de estratégia. Você tem acesso direto ao comportamento do público e pode ter uma inteligência de mercado diferenciada.
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