Descrição de produtos: 6 dicas para ser efetivo

27/12/2022
descrição de produtos

A descrição de produtos é uma parte essencial da página de um item no e-commerceEla ajuda o consumidor a ter uma ideia do que está comprando, além de descrever todos os detalhes do produto. Por isso, é importante saber escrever descrições eficientes para atrair mais clientes.

Neste artigo, vamos dar 6 dicas para te ajudar nessa tarefa. Acompanhe!

O que é descrição de produtos?

Descrição de produtos é o que você faz para explicar o seu produto ao seu público-alvo. Nessa descrição contém diversas informações importantes sobre o produto, como: características, vantagens, benefícios e até mesmo depoimentos.

É através da descrição de produtos que você irá despertar o interesse do seu cliente em comprar o seu produto. Nesse sentido, você tem a oportunidade de cativar e encantar o cliente “apenas” com um texto que irá descrever o produto.

Uma descrição bem feita pode fazer toda a diferença para o seu negócio, pois é através dela que você atrairá novos clientes e irá fidelizar os clientes que já tem.

Por que a descrição de produtos é tão importante?

A descrição de produtos é importante porque ela é o que vai representar o seu produto na internet. É através da descrição que você vai “vender” o seu produto para o cliente, mostrando todas as suas vantagens e benefícios. Além de ser importante para a venda do produto, a descrição também é importante para o ranqueamento do seu site nos motores de busca, como o Google. 

Isso porque os sites que apresentarem uma descrição de qualidade tendem a ter um melhor ranqueamento. A descrição de produtos causa impacto direto no consumidor e precisa ser atrativa em todos os canais, seja no site da empresa ou nas compras no app, por exemplo. 

Mesmo o descritivo de um produto na loja física, como roupas e eletrônicos, precisam ter uma descrição clara para que o cliente saiba se aquilo é o que realmente procura.

6 dicas para ser efetivo na descrição de produtos

Agora que você já sabe o que é descrição de produtos e porque ela é tão importante, chegou a hora de descobrir como ser efetivo nessa tarefa. Acompanhe as dicas a seguir:

#1 Detalhamento dos materiais e produtos

Uma das principais dúvidas dos clientes é sobre a composição do produto. Ao descrever o seu produto, detalhe todos os materiais que foram utilizados na sua fabricação e quais as propriedades de cada um deles.

Isso é importante para que o cliente saiba exatamente o que está comprando e também para sanar qualquer dúvida sobre o produto. Além disso, os alérgicos agradecem!

Exemplo: este vestido é feito 100% algodão e tem um caimento leve e solto. Para descrever o tecido de uma peça de roupa, você pode usar adjetivos como: encorpado, macio, fresco, entre outros. Já para descrever o caimento, você pode usar adjetivos como: solto, justo, apertado, entre outros.

Lembre-se de que a descrição do produto deve ser clara e objetiva. Portanto, não exagere na descrição e evite adjetivos que não acrescentam nada à descrição do produto.

Exemplo de descrição objetiva: este vestido é feito 100% algodão, tem um caimento leve e solto e é ideal para o verão.

Exemplo de descrição com adjetivos desnecessários: este vestido é feito 100% algodão, tem um caimento leve e solto, é super fresco e ideal para o verão.

Qual descrição achou melhor? A descrição objetiva, certo? Pois é, o seu cliente também acha!

Seja objetivo

Uma dica importante: na hora de descrever os materiais do produto, evite usar termos técnicos. Se for necessário usar, explique o significado do termo logo na descrição.

Exemplo: este vestido é feito 100% algodão e tem um caimento leve e solto.

Explicação: o tecido deste vestido é 100% algodão. O caimento é leve e solto, ou seja, o vestido não fica apertado no corpo.

Exemplo de descrição com termos técnicos: este vestido é feito 100% algodão e tem um caimento A-line.

Explicação: o tecido deste vestido é 100% algodão. O caimento A-line significa que o vestido é mais solto no corpo, mas ainda assim fica bem feminino.

Por fim, uma dica para descrever os produtos da sua loja: utilize as palavras-chave dos seus produtos na descrição. Isso vai ajudar o seu site a ranquear melhor nos motores de busca.

Exemplo: este vestido é perfeito para o verão! Ele é feito 100% algodão, tem um caimento leve e solto e é super fresco.

Neste exemplo, as palavras-chave são: vestido de verão, vestido 100% algodão, caimento leve e solto.

Observação: não force a inserção das palavras-chave na descrição. A descrição do produto deve ser natural e, acima de tudo, clara e objetiva. 

Já com essa primeira dica você consegue fazer uma descrição de produtos mais efetiva, aumentando o seu ticket médioMas ainda há mais dicas para melhorar ainda mais a sua descrição de produtos. Acompanhe!

#2 Insira as dimensões do produto

Mais uma dica importante para descrever seus produtos: insira as dimensões do produto na descrição. Isso é importante para que o cliente saiba exatamente o tamanho do produto e evite problemas com trocas e devoluções.

Exemplo: este vestido tem um tamanho único e é ideal para mulheres de altura média (entre 160 cm e 175 cm). O vestido tem 90 cm de largura (busto) e 100 cm de comprimento (da altura do ombro até a altura do joelho).

Uma dica importante: as medidas do produto devem ser sempre descritas da seguinte forma: largura x comprimento.

Outra dica importante: na hora de descrever as medidas do produto, utilize a unidade de medida padrão (centímetros ou polegadas).

Exemplo: este vestido tem um tamanho único e é ideal para mulheres de altura média (entre 160 cm e 175 cm).

#3 Descreva bem sua compatibilidade

Isso é importante para que o cliente saiba, por exemplo, se o produto é compatível com o seu aparelho e evite problemas com trocas e devoluções.

Exemplo: este carregador é compatível com todos os modelos de iPhone, desde o iPhone SE até o iPhone 11 Pro Max.

Outro exemplo: esta capinha é compatível com o iPhone XR.

Uma dica importante: na descrição do produto, utilize a palavra-chave “compatível” ou “compatibilidade”. Isso vai ajudar o seu site a ranquear melhor nos motores de busca.

Exemplo: este carregador é compatível com todos os modelos de iPhone, desde o iPhone SE até o iPhone 11 Pro Max. Neste exemplo, a palavra-chave é: carregador compatível com iPhone.

#4 Selecione mais palavras-chave que são long tail

Uma das maneiras mais simples de se efetivar ao descrever produtos é incorporar palavras-chave long tail na sua descrição. Isso significa que, em vez de usar somente palavras-chave genéricas, você deve usar palavras-chave específicas que descrevem o produto de maneira mais detalhada.

Além de ajudar os clientes potenciais a encontrarem seu produto, isso também pode ajudar a melhorar o seu ranqueamento nos motores de busca. Isso significa que você pode acabar recebendo mais tráfego do que se tivesse usado somente palavras-chave genéricas.

Por exemplo, imagine que você esteja vendendo um casaco de inverno. Em vez de usar somente a palavra-chave “casaco”, você pode incorporar outras palavras-chave como “casaco de inverno masculino” ou “casaco de inverno impermeável”.

Incorporar palavras-chave long tail na sua descrição de produtos pode ser uma ótima maneira de ser efetivo. Além de ajudar os clientes potenciais a encontrarem o produto que eles estão procurando.

#5 Faça SEO com as imagens dos produtos

As imagens dos seus produtos também devem estar otimizadas para os motores de busca. Isso significa que as suas imagens devem ter um nome descritivo e relevante, bem como uma descrição ALT (texto alternativo).

Ter uma descrição ALT relevante pode ajudar os motores de busca a compreender o que está sendo exibido na sua imagem e, assim, classificá-la adequadamente. Além disso, as descrições ALT também são úteis para as pessoas que usam leitores de tela, pois descrevem o conteúdo da imagem para elas.

Portanto, certifique-se de adicionar uma descrição ALT relevante e descritiva para todas as suas imagens de produtos. Dessa forma, você pode aumentar as chances de os seus produtos aparecerem nos resultados dos motores de busca e também torná-los mais acessíveis para as pessoas com deficiência visual, já que essas pessoas utilizam programas que fazem a leitura dessas imagens.

#6 Use provas sociais

Por fim, uma excelente dica para descrever produtos de forma efetiva é usar provas sociais. As provas sociais são uma forma de mostrar aos seus clientes potenciais que outras pessoas confiam no seu produto. Isso pode incluir coisas como depoimentos de clientes, classificações e avaliações de produtos ou até mesmo um selo de “mais vendidos”. 

As provas sociais causam grande impacto na jornada do consumidor, isso porque serve como um grande fator de confiança e credibilidade. Incorporar provas sociais na descrição do seu produto pode ajudar a convencer os clientes potenciais de que o seu produto é bom e vale a pena investir. 

Dessa forma, você pode descrever seus produtos de forma efetiva, aumentando as chances de vendê-los. Seguir essas dicas certamente irá te ajudar a descrever produtos de forma mais efetiva, atraindo assim mais clientes para o seu negócio. 

Lembre-se sempre de pensar na experiência do usuário e em como você pode torná-la a melhor possível. Dessa forma, você estará no caminho certo para o sucesso!

  • Categorias