Por que você deve incentivar seus consumidores avaliar seus produtos e serviços?

27/12/2017

Imagine que você receba um e-mail pedindo que você deixe sua opinião on-line para um show que você foi há uma década atrás. Além de ser um teste para sua memória, seria algo bem estranho não acha?

Ou talvez de repente você seja solicitado a deixar uma avaliação para um restaurante que você nunca ouviu falar e que… Infelizmente, estes são exemplos da vida real das vários locais que corroem a confiança nas avaliações de produtos e serviços. Embora a grande maioria dos compradores ainda confie nelas ao comprar algo, seja on-line ou em uma loja física.

Alguns dados interessantes sobre consumidores que gostam de avaliar seus produtos e serviços

74% dos compradores do Reino Unido dizem que as críticas geralmente os influenciam até certo ponto

Uma pesquisa da Feefo em 2017 de 2.000 consumidores descobriu que 74% dos compradores do Reino Unido dizem que as críticas geralmente os influenciam até certo ponto, e 66% são mais propensos a ler avaliações on-line depois de descobrir o preço de um produto que estão considerando comprar.

Consumidores céticos

Não é uma questão trivial. Não só as críticas são incrivelmente úteis para nos oferecer confiança e orientação, elas podem nos poupar tempo para chegar a uma decisão, seja o que quer que compramos – seja lâmpadas, viagens de férias, carros ou casas.

As avaliações também podem ser um verdadeiro impulso para um negócio, direcionado o cliente e permitindo que ele descubra com maior precisão o que seus clientes desejam e onde as coisas estão indo errado.

Somente no ano passado, o Comitê da União Européia da Câmara dos Lordes emitiu um aviso às empresas sobre enganar os consumidores com críticas falsas e descontos falsos.

O que os consumidores precisam é de comentários que possam acreditar – que passaram por algum processo de autenticação.

Veja também: Como utilizar as estratégias de descontos em seu site de maneira efetiva?

A pesquisa Feefo mostrou que apenas 7% dos consumidores confiam completamente nas revisões. Os compradores não são tão facilmente manipulados por avaliações falsas ou a filtragem de críticas.

Embora a maioria dos consumidores não esteja inclinada a comprar com a força de uma classificação de uma estrela, eles consideram a ausência de qualquer coisa negativa em uma série de críticas como no mínimo suspeitas. E eles extraem o que eles precisam, mesmo de críticas ruins.

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Os consumidores também gostam de deixar comentários. Na verdade, quanto maior a compra, ou quanto mais relacionado com o gosto pessoal, mais provável é que deixem uma avaliação curta, boa ou ruim. Isso, enfatizando como o investimento em dinheiro em um produto ou serviço foi percebido por ele. Basta olhar para todas as longas listas de comentários para carros e viagens.

Aprendendo com as críticas negativas ao avaliar seus produtos e serviços

Todas as empresas precisam se despertar para o fato de que on-line, compartilhar uma experiência em mídias sociais é natural para um número cada vez maior de consumidores. Se eles não podem deixar críticas honestas no site da empresa, eles terão certeza de que são ouvidos no Facebook.

As empresas não precisam mais ter medo da negatividade – elas podem aprender com isso.

Por exemplo, as classificações de estrelas ruim muitas vezes se revelaram sobre as falhas da empresa de entrega e não sobre o produto. Usando avaliações para solucionar esses problemas rapidamente, significa que uma empresa pode melhorar seu desempenho. Isso evita o risco desnecessário de ser repentinamente ‘assada em uma fogueira’ de críticas ruins nas mídias sociais.

As empresas não precisam mais ter medo da negatividade – elas podem aprender come isso.

A era de ouvir e incentivar os consumidores a avaliar seus produtos e serviços!

Como você leu, é cada vez maior o número de pessoas que anseiam avaliar seus produtos e serviços. Por isso manter um canal aberto para elas traz vantagens para ambas as partes. Sua empresa já possui canais eficazes para receber as análises do seus clientes?

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