Como implementar ações de endomarketing: veja as principais dicas

19/08/2021

Se estabelecer no mercado corporativo, tem se tornado um desafio maior a cada dia. Isso porque o mercado tem se tornado muito competitivo e requer cada vez mais que as empresas adotem estratégias que tornem seu produto ou serviço mais atrativo ao público.

Entretanto, focar apenas no marketing externo, focado no consumidor, já se mostrou ser um caminho incompleto para o sucesso da empresa, pois fica cada vez mais claro que é essencial o capital humano que a empresa possui para criar uma identidade no mercado.

Sendo assim, este artigo trata os conceitos de ações de endomarketing, as estratégias de marketing voltadas para ações internas na empresa, como os beneficios plano odontologico empresas.

O que são ações de endomarketing?

Tendo como público-alvo os próprios colaboradores, o endomarketing visa então fazer com que os funcionários se sintam de fato vinculados a empresa, aumentem seu engajamento para com os propósitos traçados e crie um ambiente de trabalho mais efetivo e saudável

Resultados esperados das ações de endomarketing

Com a implantação de estratégias de marketing internos, algumas melhorias devem ser observadas no ambiente de trabalho, antes de entendermos como implantar, vejamos a seguir quais os objetivos serão alcançados:

  • Funcionários mais motivados e proativos;
  • Otimização da produtividade;
  • Menor rotatividade de funcionários;
  • Funcionários engajados com os objetivos da empresa;
  • Ambiente de trabalho mais saudável.

Para que as estratégias de marketing interno tenham resultados, é necessário que o planejamento siga alguns pontos importantes. Vamos a alguns deles:

  1. Público-alvo

Em primeiro lugar, é necessário que se entenda as peculiaridades do tipo de funcionário que sua empresa contrata. Qual o ramo da empresa e como costuma ser a cultura organizacional desse tipo de negócio?

Que tipo de capital humano e quais os seus gostos e hobbies? Quanto mais a fundo você conhecer os seus colaboradores, mais chances de retorno positivo na hora de desenvolver os mecanismos de endomarketing.

Para tal, é importante que a equipe de marketing esteja alinhada com o setor de Recursos Humanos, pois é o RH o responsável tanto pela contratação, ou seja, é quem faz o primeiro contato com o novo  funcionário no momento da seletiva. 

Com isso, eles podem realizar a contratação de um perfil esperado por aquela empresa, e também receber as queixas de funcionários que tenham acesso aos principais problemas e desejos dos colaboradores.

Se os colaboradores sentem falta de acompanhamento médico, a empresa pode investir em um plano odontologico para empresas, por exemplo.

  1. Cultura organizacional

Trata-se do conjunto de costumes, conhecimentos, valores e tradições que envolvem aquela organização. É neste ponto que se faz uma análise do ambiente e verifica-se as necessidades de melhorias em relação ao espaço e diálogo entre equipes. 

Estabelecer uma cultura organizacional é um caminho que não deve ser imposto, é importante ouvir qual a percepção dos colaboradores a fim de traçar uma estratégia que envolva todos dentro destes conceitos.

  1. O que os funcionários esperam da empresa

Descubra as motivações dos funcionários, quais suas perspectivas e expectativas em relação a empresa. Um bom diálogo individual e com os setores é muito importante para entender quais estratégias colocar em ação.

  1. Corresponder às expectativas

Aqui, já não estamos mais somente no estudo de campo, uma vez que os anseios e a cultura de seus funcionários são de conhecimento da empresa, é preciso que se estabeleça uma confiança com o que você promete.  

Se você propõe um plano dental para empresa, é importante que este contemple todos os funcionários.

  1. Objetivos, execução e avaliação

A etapa final se baseia em, de fato, estabelecer quais procedimentos de marketing serão adotados. 

Portanto, uma vez que já exista um levantamento feito é hora de definir quais ações serão colocadas em prática para melhorar a relação do empregado com a empresa e elaborar um plano para avaliar se as medidas estão trazendo resultado.

As estratégias podem ser muitas, isso vai da especificidade da cultura organizacional da sua empresa, da cultura dos funcionários, entre os demais pontos levantados na hora de avaliar a sua equipe.

Realize palestras, iniciativas de integração, traga benefícios, entenda a necessidade salarial, estabeleça um plano de carreira, desenvolva treinos e capacitações.

Todos esses pontos fazem com que o funcionário se sinta valorizado e consequentemente aumente o prazer e vontade de desenvolver um bom trabalho.

Microempreendedores também podem utilizar estratégias para melhorar a relação de seus colaboradores, como no caso do plano dental para MEI.

 

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