Afinal, hoje vivemos na era do relacionamento. Os negócios digitais ou físicos que já entenderam isso estão se tornando expoentes no seu mercado de atuação. Não podemos negar o papel de um blog bem feito e uma estratégia de marketing de conteúdo. Agora é o momento de se destacar, por isso resolvemos separar as 7 coisas que você precisa saber sobre o blog para e-commerce que irão trazer resultado para seu negócio. Ou para o negócio do seu concorrente.
A concorrência hoje é por quem cria o melhor relacionamento com o cliente. Entenda onde o blog para e-commerce entra nesta história.
Passamos do tempo onde o cliente comprava por comprar. Onde a voz do vendedor era a única (e poderosa) influência durante o processo de venda, falando sobre o produto, explicando a aplicação dele e seus benefícios alinhados com os objetivos do cliente.
Eles ainda são importantes, fazem parte da estratégia de marketing. Mas no ambiente do marketing digital é possível causar os mesmos efeitos (ou potencializados) através de um blog para e-commerce bem elaborado.
Durante meu tempo na Nairuz Consultoria Digital, logo pude notar certas ações que trazem resultados expressivos para estratégia de marketing de conteúdo no blog, ao analisar alguns cases no mercado.
Entretanto, estes são pontos negligenciados pelos clientes que se achegavam até nós. Quase sempre mostrando os resultados pequenos e poucos acessos ao e-commerce pelo orgânico.
O blog para e-commerce funciona como uma porta de relacionamento. Onde o conteúdo publicado nele deve gerar valor para seu cliente, que por outro lado, irá enxergar relevância na sua marca. O melhor conteúdo é aquele que, antes mesmo de vender, fornece algo sem pedir nada em troca.
E não falo de produtos, mas pode dar algo tão intangível quanto uma inspiração ou a resposta para alguma dúvida cruel.
Após esse benchmarking, resolvi que era hora de compartilhar com você. Afinal, todos queremos resultados e sabemos, se não for nossa empresa engajando a audiência, alguém fará!
#7 O melhor conteúdo é o que SUA persona precisa
Antes de mais nada, identificar corretamente quem é sua persona e o que ela anseia. Isto te ajudará muito na hora de escrever um conteúdo relevante.
Entenda a audiência que você quer atingir, para produzir conteúdos que vão de encontro com as necessidades, desejos, dúvidas e receios do seu público.
Escreva o que é relevante para sua persona!
Para traçar este perfil, olhe para seu CRM ou para sua base de contatos. Desta forma, você pode até conversar com alguns deles para entender a fundo suas dúvidas!
#6 Se tornar esperado pelos clientes
O melhor na hora de gerar engajamento com seus clientes é se tornar algo esperado por eles. Em outras palavras é para você criar uma frequência de atualização do seu blog!
Crie uma planilha simples, com os próximos temas que serão abordados em seu blog e defina uma data específica para eles no meio da semana. Exemplo: toda segunda-feira sairá um conteúdo.
Desta forma seu público cria o hábito de verificar seu blog para encontrar as novidades e assuntos relevantes para ele.
Agora deixo uma dica extra para você: Verifique seu Google Analytics e encontre o dia que mais gera tráfego para o site e torne ele o dia para novos conteúdos 😉
#5 Aproveitar a quebra da maior barreira
Quanto o assunto é prender a atenção do cliente, é muito importante que o blog para e-commerce facilite a navegação entre os artigos publicados. Vamos ao exemplo do dia-a-dia.
“Quando uma pessoa entra na loja de departamentos. A maior resistência foi quebrada, agora ela está dentro da loja. O importante é que ela fique lá o maior tempo possível vendo as várias ofertas e assim possa aumentar o ticket da sua compra.
Durante seus artigos, sempre sugira os links para conteúdos que complementam o tema. Ao final do texto é interessante ter uma área no layout do blog com os post relacionados.
Estes são alguns exemplos que permitem a continuação de leitura e permanência no seu site. Vale a pena lembrar, que o tempo de permanência pode ajudar a melhorar sua posição no orgânico do Google! 😀
#4 Propagar aos quatro ventos
Quem não é visto não é lembrado. Ditado muito popular, que pode ser aplicado neste contexto. Um conteúdo excelente, porém sem uma comunicação de tamanha excelência como ele, se torna fraco.
Aproveite as redes sociais e sua base de e-mail para encaminhar sempre que seu novo conteúdo for publicado. Você ainda pode impulsionar para atingir um número maior de pessoas dentro da sua segmentação.
Não deixe um conteúdo ótimo, se perder no tempo por falta de comunicar sua audiência. Explore a melhor rede social para seu negócio e divulgue!
#3 Explore os diferentes formatos de conteúdo
Desde já, quero deixar algo claro para você: Não é só de texto que vive um blog! Existem diversos tipos de conteúdos e formas de realizar que você pode explorar dentre do seu blog.
Este tipo de diversificação ajuda a sua audiência a explorar outros formatos, o que pode engajá-los pelo gatilho de novidades. Agora que você sabe que é possível, vou passar alguns formatos para você:
- Quiz: De perguntas e repostas, onde você pode conduzir um conteúdo bem dinâmico dentro do jogo;
- Listas e Tópicos: Trabalhar com conteúdos de listas, é uma ótima forma de fazer um conteúdo de rápido absorção pelo seu cliente;
- Vídeos: Sim, você pode adicionar um vídeo ao seu conteúdo, o que irá aumentar o tempo de permanência do usuário no site. Portanto, você pode dissertar sobre ele no resto do post.
- Coletânea de fotos: Em alguns conteúdos é possível contar a história através de imagens. Mas atenção, tente escrever ao menos 300 palavras!
- Dentre outros 🙂
#2 Quem indica, amigo é!
Da mesma forma que o outro ditado, este também cabe no contexto. Quando seu conteúdo é relevante, o leitor irá desejar compartilhar com os amigos. Afinal, todos queremos gerar valor ao próximo.
Para que isto ocorra de maneira fluída, você pode adicionar uma frase final lembrando de compartilhar o conteúdo, e também facilitar o botões de compartilhamento social (não esqueça o WhatsApp).
Esta sem dúvida é uma forma de boca-a-boca digital, que pode criar uma rede boa divulgação para seu conteúdo.
#1 Chamadas ação e entradas para nutrição de leads!
Juntamente com os demais tópicos acima, este é um passo do processo de compra. Definir as CTA’s (Chamadas para Ação) é extremamente importante para levar o cliente ao que você deseja!
Então, direcione o cliente a um produto, categoria ou uma página de captura. Este tipo de chamada, pode ser feito por banners, links ou botões!
Dessa forma seu cliente já criou uma conexão com bom conteúdo. Isto que pode aumentar suas chances de convertê-lo em venda. Ou ainda, adicioná-lo a base de e-mail. Ele irá receber suas campanhas de e-mail marketing, que pode gerar vendas no momento adequado!
Agora é colocar a mão na massa, ou no teclado, e gerar relevância com o blog para e-commerce! Não esqueça de compartilhar este conteúdo e também, deixar um comentário caso tenha dúvidas!
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