Descubra como ver seu e-commerce com os olhos dos seus clientes!

31/07/2018

Um dos pontos mais importantes para um gestor de lojas virtuais é se atentar para comportamento dos clientes no seu e-commerce. A forma que os usuários navegam em seu site é uma fonte rica de informações e insights para melhorar essa experiência de compra, e claro, a taxa de conversão do seu e-commerce!

Afinal, por que você deve examinar o comportamento dos clientes no seu e-commerce?

Descobrir a forma que seus visitantes interagem com seu e-commerce pode revelar verdadeiras possibilidades inexploradas. Entre elas, você encontra:

#1 Onde está o foco de atenção do usuário

Ao visualizar a gravação da navegação, que irá contar com trajeto do cursor e a tela do dispositivo utilizado, você pode encontrar onde o cliente concentra o mouse. Geralmente essas regiões são para leitura de alguma parte de texto, ou espaços que possuem ofertas chamativas que trazem algum destaque.

#2 Qual lugar possui maior interação

Você pode ver onde ocorrem os cliques (ou toques, se for smartphone). Desta forma interpretar se os botões realmente estão bem posicionados ou se suas CTA’s (chamada para ação) estão cumprindo seu papel: gerar uma ação!

Ao analisar as gravações você pode notar lugares que geram cliques, mas não possuem links. Assim você pode verificar se é algum erro, ou se o seu usuário espera ter alguma ação naquele determinado elemento.

#3 Os usuários estão realmente lendo sua página ou apenas “rolando”?

Descobrir se sua página inicial ou produtos está realmente cativando sua audiência não é um desafio quando você monitora seus usuários. Assim, você pode verificar o tempo de duração e como ele recebe sua página. Se existe a pausa para leitura, se ele analisa as fotos e outros elementos ou se ele mal lê o título e logo rola a página lá para baixo.

Mas como realizar as  gravações do meu e-commerce?

Para você começar a monitorar agora mesmo o comportamento dos clientes no seu e-commerce, você pode escolher entre as diversas ferramentas do mercado. Mas deixarei nossa indicação aqui, o Hotjar! Essa ferramenta é utilizada por nós para acompanhar alguns projetos!

Nesta ferramenta você consegue realizar todas as observações que falamos acima em muito mais! Tudo de maneira descomplicada. Veja abaixo algumas telas de como é o painel do Hotjar.

E o melhor que você inicialmente não precisa pagar nada, pois no plano gratuito fornece 100 gravações. Quando este limite chegar, você pode apagar os registros anteriores e a contagem diminui. Sensacional, não é mesmo?

> Acesse aqui o Hotjar<

Para instalar em seu site, basta seguir o tutorial bem explicado do próprio Hotjar, que pode ser acessado aqui. Primeiramente é preciso criar sua conta, registrar seu projeto e instalar o código de monitoramento no local indicado. Só não se esqueça de iniciar as gravações 🙂

Claro, você pode querer optar pelo plano pago que contém inúmeros recursos extras, mas garanto: com o básico gratuito você terá insights valiosos! Sua única atenção é checkar se o número limite de gravações já foram atingidas!

Não deixe mais os problemas para seus visitantes, invisíveis ao seus olhos!

E aí, gostou da nossa indicação e já começou a gravar?

Se você já começou analisar o comportamento dos consumidores dentro do seu e-commerce, mas ainda tem dúvidas de como pode melhorar a performance? Fale conosco! Nós temos um time de designers especialistas para criação de layouts, principalmente para lojas em Magento!

E não deixe de comentar no final do post, qual é sua maior dúvida na hora de converter seus visitantes em clientes no e-commerce?

Abraço e até o próximo conteúdo sobre performance para e-commerce!

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