Saiba tudo sobre o Bounce Rate

06/12/2022
bounce rate

A Bounce Rate é uma métrica que avalia a quantidade de pessoas que acessam uma página e a abandonam sem interagir, também conhecida como taxa de rejeição.

Estar bem posicionado no Google ou em outros mecanismos de busca é muito importante para quem investe em SEO (otimização para mecanismos de busca). Dessa forma, o tráfego orgânico vindo desses canais é vital para uma estratégia online bem sucedida.

Seguindo essa lógica de SEO, uma dúvida que paira sobre as cabeças de muitos profissionais de marketing digital é se o bounce rate afeta ou não a posição de um site nos rankings do Google.

Neste artigo viemos responder essa pergunta e trazer uma série de detalhes sobre esse assunto.

O que é bounce rate?

Trata-se simplesmente da taxa de rejeição. Ocorre quando um usuário acessa um site ou abandona logo em seguida, sem interagir ou se interessar por qualquer página. Para esclarecer, a saída da página pode acontecer de várias formas:

  • Clicaram no botão “Voltar” no navegador;
  • Fecharam a página/aba;
  • Acessaram um link para um outro site na sua página;
  • Digitaram um novo endereço;
  • Ficaram inativos tempo suficiente (30 minutos, segundo o Google Analytics).

É importante pontuar que o cálculo dessa métrica é feito com a divisão das sessões de página única por todas as sessões e isso deve ser considerado por sua empresa de acoplamento elástico flexível.

Taxa de rejeição é sinônimo de taxa de saída?

A confusão entre esses termos é muito comum, mas é importante saber que se tratam de termos bem diferentes. A taxa de rejeição mostra quantos visitantes entraram e saíram de uma página, sem nenhuma interação.

Já a taxa de saída indica quantos visitantes saíram de uma página determinada. Percebe a diferença?

Dessa forma, consideramos que a taxa de rejeição está relacionada à página de entrada, enquanto a taxa de saída se relaciona com a página que o visitante deixa o site da sua empresa de ERP para indústria química.

Bounce rate alto é um problema?

De forma geral, a ideia de uma alta bounce rate é negativa, especialmente no caso de sites centrados em oferecer conteúdo. Seguindo a lógica, quanto maior a taxa de rejeição, menor é a interação com os materiais produzidos.

Entender como isso vai contra o que o Google deseja para as páginas que rankeiam no topo, é o ponto da dúvida levantada no início do artigo.

Existem uma série de fatores que podem contribuir para uma taxa de rejeição alta, entre eles a falta de um planejamento de conteúdo, falta de links, um design mal feito, entre outros detalhes.

Mas é importante lembrar que nem todas as páginas são iguais: enquanto algumas são feitas para receber um alto volume de interações, outras não necessitam disso.

Por exemplo, uma página de contato, no caso, é focada em dar informações de contato, e o usuário não precisa interagir ou acessar outras páginas depois dela.

Segundo uma pesquisa da QuickSprout, o valor de uma bounce rate alto ou baixo pode depender de outros fatores como:

  • Mercado de atuação;
  • Objetivo do site;
  • Objetivo da página;
  • Segmento de atuação.

Agora que você entendeu o que é a bounce rate, vamos entender como essa métrica afeta o rankeamento da sua página de análise de água para caldeira.

O bounce rate influencia em seus rankings no Google?

De acordo com o que o Google diz sobre o assunto, a bounce rate não afeta sua posição nos rankings de pesquisa. Você pode ter ficado surpreso com a resposta, mas existem alguns motivos válidos por trás dessa afirmação que a esclarecem melhor.

Nem todo mundo usa o Google Analytics

Somente páginas que possuem o código do Google Analytics podem ter suas taxas de rejeição capturadas. Como isso não é uma realidade em todos os sites, muitas vezes ela não é usada.

Mas esse não é o único fator que impede o uso da taxa de rejeição como critério de avaliação, e nem mesmo é o mais importante.

Tempo de visitação é um indicador muito vago

Outra questão é que o tempo de visitação de um site é um indicador muito vago, pois mesmo tendo essa informação disponível para 100% dos sites analisados, como é possível determinar a real experiência que o usuário teve?

O próprio Google leva isso em conta ao falar sobre bounce rate em seu site oficial, pontuando que os usuários podem sair satisfeitos de um site após visualizar uma única página, caso tenham encontrado a informação desejada.

Em contrapartida, um usuário pode passar 10 minutos em uma página de um fabricante de macarrão artesanal porque está lendo e relendo o conteúdo. Ou uma outra opção, é que ele tenha começado outra atividade, e até se esqueceu da página que estava.

Como o bounce rate afeta o seu site?

Quase sempre, ver os usuários abandonarem seu site logo na primeira página não representa algo bom.

Uma vez neste contexto, é importante entender como a taxa de rejeição pode ser prejudicial à sua estratégia digital. Veja a seguir três formas como o bounce rate alto pode te atrapalhar.

Dificuldade em reter visitantes

Para fazer sucesso na internet é preciso conseguir atrair o público e criar aos poucos, um relacionamento próximo com ele.

Supondo que o seu site de habilitação mudança de categoria valor esteja bem rankeado no Google, você está conseguindo a primeira parte que é atrair pessoas para o seu site.O problema é que com uma taxa de rejeição alta, o trabalho de reter visitantes é quase impossível.

Sua prioridade deve ser identificar o que está fazendo com que o público perca o interesse na sua mensagem e corrigir esses fatores rapidamente, a fim de manter os visitantes no seu site por mais tempo.

Esforço consideravelmente maior para atingir os objetivos

É fundamental contar com um objetivo bem definido para seu site, seja que o público leia seu blog regularmente, assine uma newsletter, baixe uma material gratuito ou faça uma compra.

Para que esses objetivos sejam alcançados é preciso contar com uma bounce rate baixa, pois qualquer uma dessas ações dependem de interações, cliques, pesquisas, entre outros.

Podemos concluir que cada rejeição é uma oportunidade de conversão perdida, de forma que quanto mais alto for o bounce rate das suas páginas, maior será o esforço necessário para você atingir suas metas.

Gasto maior com anúncios

Quem investe em links patrocinados sabe que existe um ranking para que os anúncios mais relevantes apareçam em destaque.

Um fator importante a ser levado em conta é a qualidade da experiência nas páginas de destino de sua empresa de gestão de frota de veículos leves, mostrando o quanto sua página é realmente relevante para quem clica no anúncio.

Caso a maioria das pessoas que clicarem no seu anúncio, abandonem a página sem interagir, é um sinal que não encontraram o que procuravam.

Esse é um fator que entra no cálculo do Adwords que define o índice de qualidade no seu anúncio. Quanto menor for a qualidade, mais alto o custo por clique.

O que fazer para diminuir a taxa de rejeição?

Conhecendo melhor essa métrica, chegou o momento de falarmos em como você pode diminuí-la. Veja a seguir.

Pense na experiência do usuário

Mesmo que você conte com um artigo em seu blog rico em informações, ele precisa ser amigável para o usuário, ou a chance dele sair da página sem nem ler o artigo é grande.

Tenha cuidado com artigos sem formatação e com blocos muito grandes de textos, sem subtítulos, imagens e marcadores. Também elimine o excesso de banners e pop-ups.

Em seu texto sobre a importância dos lava olhos de emergência invista a escaneabilidade e torne a leitura mais fácil. Seu papel é organizar as informações para que o visitante percorra o melhor caminho em sua página e compreenda sua mensagem. 

Insira CTA’s eficientes

Se suas páginas tiverem uma chamada para a ação eficiente, que atraia a atenção dos visitantes, eles vão interagir mais e a taxa de rejeição vai diminuir. Use CTAs para oferecer materiais ricos, uma assinatura de newsletter ou até mesmo uma conversa com um especialista.

Sempre insira links internos

Sempre que você escrever sobre um conteúdo que já existe em seu site como alto falante automotivo insira um link para essa página. Assim você está oferecendo mais informações para o usuário, fazendo com que ele interaja com seu site.

Crie chamadas atrativas

Não deixe que sua página exiba todas as informações somente na página principal. Por exemplo, se for um artigo você pode inserir uma chamada atrativa como “leia mais”, deixando que o visitante escolha como interagir com a página.

Fique de olho na velocidade de carregamento

Se suas páginas demoram muito para carregar, a probabilidade do visitante abandoná-la  é grande. Existem várias ferramentas que podem ajudar você a mensurar esse tempo, como, por exemplo, o PageSpeed.

Considerações finais

Ainda que a bounce rate não afete seu posicionamento no ranking do Google, uma taxa de rejeição alta pode significar grandes problemas para sua estratégia de marketing digital. Acompanhe essa métrica de perto e a utilize para otimizar pontos específicos em suas páginas.

 

Leia também: Otimização de site: por que essa estratégia é importante para o seu negócio

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