Captação de leads: entenda como SEO e mídias pagas influenciam nos resultados

20/02/2024
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Quando começamos a investir em Marketing Digital, vemos a captação de leads como uma estratégia fundamental para as empresas que buscam expandir o seu alcance e aumentar as vendas no mundo virtual. Porém, para maximizar os resultados dessa iniciativa é necessário promover a integração de duas áreas importantes do Marketing Digital: o SEO e as Mídias Pagas. 

O SEO é uma ferramenta poderosa quando pensamos no impulsionamento da captação de leads de forma orgânica. Por outro lado, as mídias pagas oferecem uma abordagem mais direta e imediata para a captação de leads. 

De uma certa forma, essas duas áreas se integram, potencializando a propagação do seu negócio e trazendo mais visitantes para o seu site. Quer saber mais sobre a captação de leads e como o SEO e mídias pagas influenciam nos resultados? Então continue lendo este conteúdo. 

O que é e como funciona a captação de leads? 

A captação de leads é um processo fundamental no marketing digital, como já foi mencionado. Isso porque envolve a aquisição de informações de contato e interesse de potenciais clientes, os quais estão interessados nos produtos ou serviços da sua empresa.  

Para quem não está familiarizado com o tempo lead, este significa que um indivíduo, ou até mesmo uma empresa dependendo do seu segmento, demonstraram algum nível de interesse em uma oferta específica, seja baixando um e-book, preenchendo um formulário para contato ou se inscrevendo em uma newsletter.  

Saiba mais sobre como tornar um usuário em lead neste conteúdo: 5 Dicas de ouro para engajar sua lista de leads 

O processo de captação de leads, geralmente, ocorre em várias etapas:  

  • Atração: em primeiro lugar, temos a fase da atração dos leads. essa etapa envolve trazer visitantes para a loja virtual através dos canais de marketing de sua empresa. Como por exemplo o seu blog, redes sociais ou anúncios online.  
  • Engajamento: uma vez que os visitantes chegam aos canais da empresa, é importante envolvê-los com conteúdo relevante e atrativo. Portanto, é necessária a produção de artigos informativos, vídeos, e-books, infográficos, entre outros. O principal objetivo nessa fase é fazer com que o usuário se interesse pela marca, incentivando-o a voltar mais vezes para o seu site.  
  • Captura de informação: agora que você já tem visitantes engajados com o seu conteúdo, eles se sentem mais encorajados a fornecer suas informações de contato em troca de algum tipo de benefício, como acesso à notícias exclusivas da marca, descontos, brindes e amostras de produtos grátis.   
  • Nutrição de leads: uma vez com os leads capturados, é importante mantê-los nutridos  com conteúdo relevante e personalizado ao longo do tempo. Dessa forma, conduzindo-os naturalmente pelo funil de vendas. Isso pode ser feito por meio de e-mails automatizados, segmentação com base em interesse e comportamento dos leads.  
  • Conversão: por fim, na última parte do processo, acontece a conversão dos leads, onde os leads mais qualificados realizam uma compra.  

Então, podemos dizer que a captação de leads é um processo contínuo e estratégico. Por isso, para colher os melhores resultados é preciso ter em mãos uma equipe que saiba as melhores práticas e também conheça as principais ferramentas para executar essa estratégia.  

Como SEO e Mídias Pagas atuam na captação de leads?  

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é a captação de leads e quais são as suas etapas, está na hora de entender como o SEO e Mídias Pagas podem atuar diretamente com essa estratégia. Para isso, vamos explicar um pouco mais sobre cada uma das áreas e como elas atuam na otimização da estratégia de captação de leads.  

SEO e captação de leads:  

No aspecto orgânico, o SEO é a estratégia perfeita para a captação orgânica de leads. Ao otimizar um conteúdo do site ou blog, alinhar as estruturas de um site para os motores de busca, as empresas aumentam sua visibilidade online. Assim, atraindo tráfego qualificado e, consequentemente, leads interessados em seus produtos ou serviços.  

Ao incorporar palavras-chave relevantes, criar conteúdo de qualidade e melhorar a experiência do usuário, as empresas podem posicionar-se de forma competitiva nos resultados de pesquisas. Dessa forma, aumentando as chances de capturar leads qualificados sem a necessidade de investimentos diretos em publicidade.  

Leia também: Otimização de site: por que essa estratégia é importante para o seu negócio 

Mídias pagas e captação de leads:  

Ao se tratar de mídias pagas, esta tem uma atuação mais imediata na captação de leads, porém, oferece um custo, ao contrário da captação orgânica.  

Através da plataforma de Google Ads, META, LinkedIn, entre outras plataformas de busca e redes sociais, as empresas podem segmentar o seu público-alvo, exibindo anúncios mais relevantes para usuários com alta probabilidade de se converter em leads.  

As mídias pagas oferecem flexibilidade, principalmente, em termos de orçamentos e segmentação, dessa forma, permitindo o ajuste das campanhas conforme o retorno sobre o investimento. Ou seja, empresas de qualquer porte podem fazer um investimento em anúncios online, e aumentar ou diminuir esse investimento de acordo com o caixa.  

Além disso, essas plataformas de anúncios oferecem insights que podem maximizar a captação de leads.  

Como maximizar a captação de leads com essas duas áreas?  

A combinação inteligente de SEO e mídias pagas é uma das melhores formas de potencializar os esforços de captação de leads para sua empresa. Por exemplo, as palavras-chave identificadas através da pesquisa de SEO podem orientar a criação de campanhas de anúncios pagos, ampliando o alcance e relevância das mensagens direcionadas aos potenciais clientes.  

Além disso, os dados obtidos a partir de campanhas de mídias pagas podem informar e aprimorar as estratégias de SEO. Assim, identificando tendências de pesquisa emergentes, padrões de comportamento do usuário e oportunidades de otimização de conteúdo.  

Enfim, a captação de leads é uma estratégia essencial do marketing digital, e tanto o SEO quanto as Mídias Pagas  desempenham papéis complementares nesse processo. Ao integrar estrategicamente essas abordagens, as empresas podem maximizar sua capacidade de atrair, engajar e converter leads qualificados. Dessa forma, impulsionando o crescimento e o sucesso a longo prazo.  

Leia mais sobre este assunto: Tráfego orgânico e tráfego pago: qual a importância do equilíbrio entre ambos 

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