Ganhe mais dinheiro com um chatbot no seu funil de vendas

13/10/2020

Chatbot e funil de vendas. Sem dúvida, um combina muito bem com o outro. Muitos especialistas em marketing apontam que essa união representa o futuro das estratégias de negócios. Se essa previsão irá se confirmar, somente o tempo poderá dizer. A certeza é que muitas empresas, hoje, já utilizam os dois para impulsionarem os seus empreendimentos.

Chatbot, apesar de ser uma tecnologia em rápida ascensão, pode ser encontrada em diversos sites, tanto aqui como no exterior. A expansão dele vai além dos portais na web. No Brasil, várias companhias fazem uso do chatbot para WhatsApp. O caso mais famoso, sem dúvida, é o da Magazine Luiza. A assistente virtual Lu se tornou tão popular que pode ser considerada a principal garota-propaganda da gigante varejista.

Como a função do chatbot é auxiliar as pessoas, essa ferramenta logo se tornou fundamental também para orientar os clientes durante a jornada de compra. Por isso, planejar um funil de vendas para quando esse contato acontecer é uma inteligente maneira de captar novos leads. Para, em seguida, transformá-los em consumidores fiéis.

Em cada estágio da relação com o cliente, o chatbot consegue ser o aliado ideal para ações de Inbound Marketing. Além disso, trabalha 24 horas por dia, sete dias por semanas.

O que é funil de vendas?

Para resumir, o funil de vendas apresenta as fases que cada pessoa precisa passar para se converter em um cliente. Qualquer um desses estágios tem um impacto profundo no comportamento do consumidor. Ao ter consciência do que fazer em cada etapa, uma firma pode elevar o número de clientes que sai de uma fase para a outra.

Para a compreensão ser mais simples, nada como um exemplo. Imagine um grupo de pessoas que passa pela porta de uma sorveteria. Alguns deles tomam a decisão de entrar no estabelecimento. Com isso, eles já estão em outra parte do funil de vendas.

Entre eles, poucos começam a olhar os sabores disponíveis. Assim, esse grupo passou para a próxima etapa. Um deles resolveu que vai tomar um sorvete de morango. Se tudo der certo, e a venda for confirmada, ele alcançou a última parte do funil.

O evento acima demonstra o que aconteceu em um pequeno comércio. Por outro lado, o tamanho da companhia é indiferente. A jornada descrita se encaixa em todos os tipos de negócios.

É essencial também compreender quais são os 4 estágios básicos de um funil de vendas. São eles:

1 – Primeiras impressões

Nessa fase, o prospect  descobre o produto ou serviço. Na Internet, isso ocorre quando ele visita o site pela primeira vez, faz uma procura no Google, confere um post nas redes sociais, entre outras formas de se conhecer uma companhia.

2 – Interesse

Agora, o prospect já tem uma noção de como resolver o problema dele. Nessa etapa, ele filtra as buscas no Google e decide fazer contato com a empresa que parece oferecer a melhor saída. Para conquistá-lo nesse estágio, nada melhor do que criar um bom conteúdo.

3 – Decisão

Esse é um dos momentos mais importantes do funil de vendas. O prospect sabe o que quer, conheceu a solução de uma empresa, e faltam poucos estágios para a decisão final. Talvez, agora, ele esteja mais preocupado com os benefícios, o preço, entre outros fatores.

4 – Ação

Se o prospect chegou até aqui, isso mostra que a companhia finalizou a venda e ganhou um novo cliente.

O que é chatbot?

O chatbot é um software que pode simular uma conversa por meio da inteligência artificial. Esses diálogos podem se realizar através de sites, aplicativos e até mesmo por telefone. Um dos atrativos do chatbot é habilidade em exibir uma fala natural, como se uma pessoa de verdade estivesse pronta para responder um cliente.

Essa tem se mostrado umas das mais avançadas e promissoras interações entre um ser humano e uma máquina.

Os benefícios de um chatbot no funil de vendas

1 – Melhor atendimento

Os chatbots funcionam como perfeitos vendedores do século XXI. Isso apenas se confirma ao entender que a maior parte de uma relação entre o cliente e uma empresa já acontece por meio deles.

Existem algumas explicações para esse fenômeno. Os mais jovens acham mais conveniente falar com um robô do que ligar para um call center, onde o atendimento pode ser bem demorado. Em contrapartida, o chatbot possibilita assistência imediata, sem fila de espera. O que destaca outra vantagem da tecnologia: nenhum consumidor é ignorado.

Uma equipe de vendas, por maior que seja, tem um número finito de profissionais. Por isso, em certas situações, pode existir algum atraso no suporte ao cliente. Já os chatbots podem servir inúmeras pessoas ao mesmo tempo.

Respostas mais rápidas ao vender um produto ou serviço podem ser o fator dominante para transformar um prospect em um fiel consumidor.

2 – Experiência diferenciada para o cliente

Ao atender diversas pessoas, até mesmo um vendedor experiente tem limitações para gerenciar uma determinada quantidade de dados. Para o chatbot, essa missão é muito mais fácil. Em menos de um segundo, ele pode recomendar um produto ou serviço de acordo com os gostos do cliente.

Essa conveniência, além de uma vantagem competitiva, tem o necessário para ajudar as companhias a elevarem seus lucros. O chatbot tem ainda a facilidade em reproduzir o tom e a voz da empresa. Em casos mais específicos, eles podem ser programados para ter uma conversa alinhada com a faixa-etária do público-alvo. Seja ele jovem, seja ele adulto.

3 – Clientes que usam chatbot compram mais

Essa é a parte que mais interessa aos empresários. Afinal, o objetivo final de toda companhia é alcançar o lucro. Sem ele, é impossível manter o negócio de pé. Nesse quesito, o chatbot tem muito a contribuir. A tecnologia, por meio das recomendações, pode levar os clientes até o ponto final do funil de vendas. Se o cliente tem interesse por um smartphone, por que não indicar também um fone de ouvido para ele? Para um vendedor, descobrir a empresa favorita de um cliente leva algum prazo, mesmo que use um CRM. O chatbot, além de fazer essa pesquisa em menor duração, oferece precisão absoluta.

Ao perceber que a companhia o entende, e ainda proporciona uma solução baseada em suas preferências, o cliente fica mais à vontade para comprar até mais de um produto.

O sucesso de amanhã vai depende ainda mais de chatbots no funil de vendas

As possibilidades que se projetam no horizonte das empresas ao usarem um chatbot no funil de vendas são imensuráveis. Com a evolução de novas tecnologias, cada vez mais empreendimentos podem tirar vantagens dessa estratégia, perfeita para fazer toda a diferença no faturamento dos negócios.

Pedro Capistrano Ribeiro – redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.

 

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