ChatGPT: saiba o que é como essa ferramenta pode transformar sua relação com o marketing digital

24/02/2023
chatgpt

aeO lançamento do universo de inteligência artificial que promete modificar as relações de pesquisa na internet é o ChatGPT. Muito popular entre os produtores de conteúdo, esses dispositivos que respondem a voz ou comandos humanos sempre geraram curiosidade entre os entusiastas de comunicação.

Com a evolução desses dispositivos, saindo de simples conversas baseadas em palavras-chave, com respostas já programadas, chegando a um chatbot com possibilidades de respostas quase infinitas, o ChatGPT surgiu em meio a discussões sobre os limites da tecnologia e os dados que elas conseguiriam acessar.

Durante toda a história da evolução dos processos de trabalho, a insegurança com a possibilidade da troca de humanos por máquinas esteve presente. O filme “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin, representa essa fase inicial onde as máquinas foram inseridas no contexto de produção.

Em caráter simples, essa nova inserção representada no filme de 1936 transformava os processos de produção, dando produtividade, contudo transformando em ações repetitivas, deixando a expertise humana quase em segundo plano.

Desde o período da Revolução Industrial houveram muitos avanços, e atualmente as máquinas de produção evoluíram, chegando até os sofisticados softwares de inteligência artificial. Na indústria moderna existem diversos dispositivos de controle onde a operação humana é essencial para garantir a conformidade do processo.

Do mesmo modo, as inteligências artificiais, ou IAs, surgem como aliadas, pois não dispensam inteiramente a operação humana. O estímulo do seu funcionamento vem justamente dos comandos humanos. E é dentro desse cenário de avanço das IAs que surge o ChatGPT, uma das mais promissoras tecnologias de chatbot e pesquisa atualmente.

O que é o ChatGPT?

No final de 2022 foi feito o lançamento, ainda em fases de teste beta, de uma plataforma em que é possível buscar informações com comandos descritivos. O ChatGPT é um modelo de linguagem programado para responder, de forma coerente, a perguntas e diálogos feitos a ele.

As informações disponíveis são alimentadas por todo o conteúdo existente na internet, portanto é possível questionar qualquer situação. Se o desejo é descobrir a diferença entre uma liga de bronze tm 620 e uma TM23, basta digitar a pergunta no campo indicado e em alguns segundos ele trará todas as distinções presentes.

Ainda usando esse exemplo, caso após a entrega das distinções houver o desejo de entender as funcionalidades dos itens, basta dar o comando desejado. Isso quer dizer que, ao perguntar “e quais as funcionalidades?”, sem nem mesmo precisar citar novamente o produto desejado, ele encontrará os resultados.

Isso porque o ChatGPT consegue compreender a dinâmica dos comandos como uma conversa, aliando as informações dadas durante aquela sessão, dando coerência ao uso. É impressionante a qualidade dos textos que essa IA consegue produzir. Quanto mais descritivo for o comando, mais preciso será o texto.

Durante o processo de desenvolvimento do ChatGPT, os fundadores, que são da startup OpenAI, alimentaram o banco de dados com os conteúdos já disponíveis na internet. Por conta disso podem ser infinitos os usos para esta tecnologia.

Como usar o ChatGPT?

Por ainda estar na fase de testes, alguns resultados podem ser imprecisos, mas com um simples ajuste no comando ele pode já buscar o que deseja.

Além de buscar informações, ele consegue produzir novas. É possível solicitar, por exemplo, “Gere um texto informativo sobre as formas de potabilidade da água no Brasil, trazendo os principais aspectos”. Com isso o ChatGPT formulará um texto original, baseando-se nas informações disponíveis nos buscadores como o Google.

Com toda essa versatilidade em responder a estímulos, os resultados gerados pela IA podem ser usados de diversas formas, como:

  • Criação de letras de músicas;
  • Estruturação de informações;
  • Criar artigos originais;
  • Traduções;
  • Desenvolvimento de códigos de programação;
  • Resumos de texto;
  • Criação de conteúdo.

Para acessar o ChatGPT, hospedado online, basta acessar o site da startup criadora, fazer o login usando uma conta de e-mail e direcionar o chatbot para a direção do conteúdo que deseja receber.

Com a facilidade de uso, dinamismo de resposta e criatividade quase infinita, pensar em possibilidades de uso para essa tecnologia dentro de mercados de trabalho é inevitável.

A criação de conteúdo pode ser a área mais beneficiada, usando quase um processo de solda a frio, onde se une a facilidade do programa em responder e a necessidade do marketing digital em questionar.

ChatGPT no marketing digital e seus benefícios

O marketing digital deve ter sua presença online cada vez mais fortalecida, afinal o número de usuários online cresce mais a cada ano. Para auxiliar nesse crescimento, nada mais justo do que usar as tecnologias disponíveis no mercado a favor de seus objetivos.

Com o surgimento desses novos desenvolvimentos, surge também a velha insegurança de imaginar seu posto de trabalho sendo extinto para dar lugar a operação de uma máquina, hoje sendo representado por uma inteligência artificial, por exemplo.

Contudo, o ChatGPT e outras IAs nascem não com o intuito de substituir, mas sim agregar informações aos trabalhos já feitos. Afinal, por depender do comando humano, o ChatGPT sozinho não conseguiria criar um artigo técnico sobre o rebitador manual, por exemplo. Ele necessariamente precisa de informações primárias.

Mesmo com a criação de textos completos que o chatbot é capaz de fazer, a criatividade de um profissional de marketing é indispensável. O profissional conhece o mercado e irá gerar toda a estratégia, onde o ChatGPT seria usado como ferramenta, não como personagem principal do processo.

Algumas vantagens podem ser extraídas do uso dessa IA para o processo de criação, conheça algumas delas. 

Aprendizado contínuo

Uma das principais características do ChatGPT é justamente a capacidade de aprender e se aperfeiçoar conforme for sendo usado e gerado mais conteúdo.

Em um diálogo, por exemplo, que é sugerido uma descrição precisa para o uso da sucata de ferro, o conteúdo trazido naquele momento pode ser diferente do que será trazido em um momento futuro.

Isso se dá porque a plataforma está constantemente adquirindo novas bases de pesquisa e atualizando suas informações.

Essa habilidade é extremamente benéfica para um profissional de marketing digital que precisa sempre estar conectado com as informações mais recentes sobre diversos assuntos, podendo usar essas novas informações como inspiração.

Processamento de diversas informações simultâneas

Muitas pautas complexas são usadas para a geração de conteúdo ou no marketing digital, e pode ser um desafio unir todos os pontos em uma única linha de raciocínio. O poder de síntese de informações do GPT pode ser a solução dessa questão.

Um exemplo que pode ser citado é de um profissional que precisa de informações sobre os desafios do transporte de água na região Nordeste. Nesse caso, é fácil perder-se ao falar organicamente sobre o assunto, pois diversos outros problemas relacionados à falta de água na região surgem em mente.

Contudo, as informações que foram dadas ao ChatGPT é referente ao transporte, nesse caso ele juntará todas as informações e trará um resumo geral sobre o tema, facilitando o direcionamento do profissional no momento de escrever sobre.

Criação de conteúdo personalizado

O uso mais pensado para o ChatGPT no marketing digital é na criação de conteúdos, seja para redes sociais ou até mesmo para blogs e websites. É possível produzir qualquer conteúdo, por mais simples que seja, como “Vantagens de uso do tambor de plástico 200 litros para armazenamento”, e ainda assim os conteúdos seriam exclusivos.

A personalidade e criatividade do profissional de marketing tem o maior peso nessa produção de conteúdo, mas ainda assim o suporte prestado pelas informações trazidas na resposta da IA não podem ser desperdiçadas.

Ainda que haja instabilidades ou informações questionáveis que podem ser geradas, a opinião do profissional sempre irá prevalecer no conteúdo final. O importante é lembrar que inovação sempre gera benefícios.

ChatGPT no futuro do marketing digital

Apenas poucos meses desde o lançamento do ChatGPT se passaram, e com ele muitos futuros puderam ser imaginados com seu uso, mas um fato é que, no marketing digital, a transformação será a palavra-chave para descrever a relação com essa tecnologia.

Os últimos testes que vêm ocorrendo atualmente, em que a plataforma usa as próprias pesquisas dos usuários para se aprimorar, farão desta uma das maiores potências no mercado de buscas em um futuro próximo.

Essa evolução baseada nas interações reais exigirá uma evolução de igual modo das plataformas que trabalham com chatbot, por exemplo, pois os parâmetros subiram bastante.

Ademais, as relações com as principais plataformas de publicidade também mudaram. A proposta do ChatGPT é ser um expoente como plataforma de buscas.

Entretanto, e se a relação dos usuários acompanhar essa tendência, saindo dos buscadores que mais possuem direcionamento de investimento de mídia digital atualmente, como ficará o encontro da publicidade com esses usuários?

Por isso, esse é um questionamento que provavelmente será respondido com o passar dos anos. Inovações movem os mercados digitais, e resta aos profissionais e ao público acompanhar e avaliar cada nova tecnologia.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Como criar conteúdos mais inclusivos?

  • Categorias