Como criar conteúdos mais inclusivos?

19/01/2023
conteúdos mais inclusivos

Tão importante quanto os produtos e serviços em seu negócio são os valores que você preserva e a linguagem que coloca em evidência. Diante disso, produzir conteúdos mais inclusivos é necessário para que a sua empresa se destaque e se diferencie dos demais. Hoje, para que um cliente opte pela sua marca é necessário ir muito além de somente um bom produto, é necessário estabelecer um atendimento diferenciado e algo que gere uma interação entre o público e a sua empresa.

Por exemplo, se antes para que um produto como um medidor de vazão se destacasse era somente necessário ele ter qualidade, hoje é necessário ir muito além e de fato gerar uma conexão com o público. Sendo assim, para que seu negócio se conecte de uma forma real com o público, é importante criar conteúdos mais inclusivos, pois assim sua empresa tende a compreender as dores de quem está ao seu lado e como essas ações afetam positivamente as pessoas.

Por isso, criar conteúdos inclusivos é a forma perfeita para que a sua empresa não desperdice seus recursos e consiga estabelecer interações e contatos cada vez mais impactantes. Afinal de contas, em um cenário em que vivemos de alta competitividade, é necessário se diferenciar dos demais e entender que a diversidade e inclusão são temas necessários e que sempre devem estar estabelecidos diante dos conteúdos e ações da sua empresa.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre os conteúdos inclusivos, fazendo com que você entenda sua significação, seus benefícios e principalmente em como criar conteúdos mais inclusivos para que todos tenham acesso e oportunidade. Vamos lá!

O que considerar para incluir?

Um dos primeiros passos para considerar a inclusão e colocá-la diante dos conteúdos da sua empresa é entender que esse fator vai muito além de uma data específica e deve ser considerado sempre. Um dos erros de boa parte das empresas ao se tratar da inclusão é só lembrar dessas questões em datas especiais, demonstrando uma espécie de preocupação somente quando é conveniente.

Logo, para que sua empresa, por exemplo, de serviços de caldeiraria tenha um destaque e se diferencie dos demais, a inclusão deve ser um assunto frequente e algo que sempre deve estar em destaque. Ao envolver pessoas das comunidades abordadas e trazer novas perspectivas, o seu conteúdo tende a ser enriquecido, gerando um posicionamento inclusivo e marcante através de cada ação realizada.

Por isso, gestos como esses são fundamentais pois deixam claro o posicionamento inclusivo da sua marca e incentivam a reflexão do público, fomentando debates, ações e uma série de benefícios. Sendo assim, antes mesmo de se preocupar em propagar um produto, como um tensiômetro digital, é importante que a sua marca tenha um posicionamento inclusivo e sempre demonstra isso através dos seus conteúdos e de cada ação.

Afinal de contas, ao ter conteúdos inclusivos e que são feitos para todos, os benefícios tendem a ser incríveis, gerando uma conexão real com o público e fazendo com que a sua marca se propague cada vez mais.

Benefícios da inclusão nos conteúdos

Por mais que esse seja um tema cada vez mais frequente diante das empresas e de toda a sociedade, quando nós tratamos da inclusão, esse conceito ainda anda a passos lentos no nosso país. Sendo assim, um dos principais benefícios quando pensamos na inclusão é justamente em uma diferenciação dos demais, pois a sua empresa tende a seguir um caminho que poucas empresas de fato seguem diante do cenário atual.

Por isso, para que fique bem claro, confira os benefícios da inclusão através dos conteúdos e veja o quanto a sua empresa de exaustor industrial, por exemplo, tende a ganhar diante dessa estratégia.

1 – Responsabilidade social

A responsabilidade social consiste justamente em uma série de ações e atitudes que as empresas geralmente têm para expressar seu compromisso com o desenvolvimento econômico e sustentável em benefício da sociedade. Ou seja, a inclusão diante desse processo tem um papel essencial, pois ao produzir conteúdos inclusivos é percebido através de cada momento o desejo da empresa de que os produtos e serviços sejam acessíveis para todos.

Por isso, quando a sua empresa de válvula de bloqueio adota estratégias e soluções que permitem com que os conteúdos sejam acessíveis para todos, ela tende a ganhar um diferencial, se colocando à frente dos seus concorrentes.

2 – Visibilidade positiva da marca

É muito comum e até mesmo uma parcela significativa de pessoas que demonstram sua insatisfação quando se trata da inclusão diante dos conteúdos digitais, logo as empresas que não são inclusivas podem estar perdendo oportunidades incríveis. Por isso, ao investir em acessibilidade e inclusão digital em sua empresa que trabalha com cabo pp, esse fator tende permitir que a marca alcance um novo público ou talvez até um novo nicho de mercado que não foi explorado.

Sendo assim, a visibilidade que esse fator tende a trazer é totalmente positiva, pois as pessoas que tendem a se aproximar e se sentir atraídas são um público aberto ao debate e a uma interação impactante com a marca.

3 – Mais empatia

A empatia diante desse ponto em que trazemos pode ser definida exatamente como a capacidade de sentir a dor do outro e se colocar no lugar dessa pessoa, entendendo tudo aquilo que ela passa. Ou seja, isso significa entender os desafios e limitações que certo público pode ter, gerando, além da conscientização, ações que possibilitem uma mudança e crescimento da empresa.

Logo, ao conseguir ter esse objetivo em mente em sua empresa de  Levantamento planialtimétrico, o seu negócio tende a mostrar muito mais empatia, conseguindo alcançar uma diversidade maior de pessoas. Sendo assim, essa questão tende a fortalecer a imagem da marca diante do mercado e abrir uma série de possibilidades para que o seu negócio seja mais inovador, dinâmico e inclusivo.

Dessa forma, diante dos benefícios destacados, chegou a hora de criar conteúdos mais inclusivos, gerando esse diferencial e algo totalmente único para a sua empresa e os valores destacados.

Como criar conteúdos inclusivos?

Por mais que pareça uma missão simples produzir conteúdos inclusivos, essa tarefa reúne uma série de desafios a serem superados justamente para que a sua empresa mostre a sua identidade e atribua a inclusão diante de todos os seus conteúdos. Por isso, assim como uma viga I, é necessário realizar a sua estruturação justamente para que os conteúdos possuam sua base e sejam totalmente convincentes e despertem no público uma atração e impacto.

Logo, para que você saiba por onde começar ao se tratar dos conteúdos inclusivos, confira algumas técnicas e soluções a serem implantadas e tenha sucesso diante dessa estratégia.

  • Conheça a invista em tecnologias assistivas;
  • Produza conteúdos em diferentes formatos;
  • Forneça legendas, transcrições e interpretação em línguas;
  • Cuide da formatação do texto.

Com isso, ao destacar essas ações, de fato as informações e estratégias a serem realizadas já se mostram mais próximas da realidade da sua empresa, entretanto para que você saiba exatamente o que fazer, confira as características em relação a todos os pontos.

Conheça a invista em tecnologias assistivas

As tecnologias assistivas, para que fique bem claro, são as soluções, serviços e recursos direcionados a pessoas com deficiência, pois elas permitem com que esse público possa ter independência e autonomia em suas atividades diárias. Além do mais, as tecnologias assistivas também promovem uma maior qualidade de vida, possibilitando com que essas pessoas estejam presentes tanto no mundo físico como no ambiente digital.

Por exemplo, dentre uma tecnologia assistiva bem comum podemos destacar alguns softwares que leem as páginas de site e tudo o que aparece na tela, gerando uma autonomia para pessoas com deficiência visual. Por isso, ao entender como essas tecnologias geralmente funcionam, sua empresa tende a implementar as ferramentas adequadas, além de produzir conteúdos que possibilitam o bom funcionamento dos recursos inclusivos.

Produza conteúdos em diferentes formatos

Muitas empresas focam apenas na produção de conteúdos escritos, o que pode acabar sendo um erro diante do momento em que vivemos onde as pessoas prezam pelo imediatismo. Por isso, ao disponibilizar os conteúdos de forma escrita, mas também optar por formatos como os vídeos e podcast, se tem uma maior inclusão e acessibilidade através de tudo que venha ser realizado.

Forneça legendas, transcrições e interpretação em línguas

Dentro da ideia dos conteúdos multissensoriais, você pode explorar recursos específicos para tornar seus conteúdos acessíveis para que a sua empresa tenha sucesso. Sendo assim, algumas questões como as legendas, transcrições e até mesmo interpretação são algumas das soluções que devem ser implantadas, visando praticidade e o máximo de inclusão para todos.

Cuide da formatação dos textos

A estrutura do texto também é um fator-chave para que seu conteúdo seja acessível, pois se ele não for construído de forma adequada, o desempenho de tecnologias assistivas pode ser comprometido. Por isso, ter o máximo de atenção na formatação dos textos é algo necessário para que seus conteúdos se destaquem e se diferenciem dos demais.

 

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