Marketing conversacional: o que é quais são os principais conceitos

17/01/2023
marketing conversacional

O marketing conversacional tem sido cada vez mais utilizado pelas empresas, uma vez que a automatização de processos repetitivos pode auxiliar consideravelmente no desempenho do seu negócio. Isso acontece porque, ao delegar atividades menos importantes e voltar a sua atenção para processos que demandam uma maior atenção, você consegue adquirir resultados mais satisfatórios para a sua empresa.

Por exemplo, ao instalar sistemas de automação industrial, você consegue realizar os processos repetitivos da indústria de maneira automatizada e pode voltar a sua atenção para a construção de estratégias que aumentem a sua receita.

As empresas estão constantemente automatizando os processos repetitivos para adquirir um melhor desempenho em suas operações. Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre como o marketing conversacional pode auxiliar no seu negócio.

O que é marketing conversacional?

O marketing conversacional nada mais é do que o marketing responsável pelas conversas automatizadas entre os clientes. Por exemplo, se um cliente manda uma mensagem para tirar uma dúvida referente ao funcionamento de um regulador de tensão ajustável que deseja adquirir, a automação dessa interação pode responder às perguntas mais frequentes de forma fácil e rápida.

O marketing conversacional é a estratégia responsável por utilizar conversas automatizadas, que acontecem em tempo real, que possui o intuito de conduzir os seus potenciais clientes em sua jornada de compra. Com isso, o potencial consumidor não precisa ficar esperando pela resposta de um suporte, obtendo um retorno rápido da empresa. Dessa forma, se melhora consideravelmente a experiência de compra do cliente, uma vez que ele será melhor atendido.

Isso acontece porque os fluxos de comunicação são previamente programados, com a finalidade de efetuar o atendimento a qualquer momento e sem a necessidade de uma interação humana. Por exemplo, se existe uma grande quantidade de perguntas que são semelhantes referente a uma instalação elétrica industrial que é realizada, é possível salvar a resposta em um arsenal para disponibilizar em uma resposta rápida automatizada aos clientes.

Esse tipo de interação é efetuado através do chatbot, que será mais aprofundado no decorrer deste artigo. Todavia, as conversas são realizadas com mensagens que possuem a capacidade de reproduzir diálogos reais. Com isso, se humaniza o contato digital entre as pessoas interessadas pelo produto e a marca.

O principal objetivo do marketing conversacional é o de melhorar a comunicação entre o  seu lead, ou seja, potencial cliente, e a empresa. Essa é uma etapa muito importante, uma vez que no meio digital os consumidores não possuem a capacidade de tocar no produto ou experimentá-lo.

Em consequência disso, as interações com a marca precisam proporcionar esse suporte, tirando todas as dúvidas que o cliente possa ter e aumentando a sua confiança em relação ao seu produto ou serviço de interesse.

Quais são os benefícios do marketing conversacional?

O marketing conversacional possui a capacidade de otimizar o seu tempo de resposta e economizar os seus recursos dentro da empresa. Além disso, existem muitos benefícios que essa estratégia pode proporcionar ao seu negócio, onde dentre as principais vantagens que ele pode fornecer, estão:

  • Atendimento o tempo todo;
  • Escalabilidade de atendimento;
  • Marketing, vendas e atendimento;
  • Personalização do atendimento;
  • Entre outros.

Esses são os principais benefícios que o marketing conversacional auxilia, melhorando todo o desempenho da empresa.

Atendimento o tempo todo

Ao conectar o seu atendimento a um chatbot, é possível obter um atendimento de 24 horas, uma vez que a máquina está sempre conectada e não trabalha apenas em horário comercial.

Por exemplo, o chatbot de empresas de usinagem podem tirar as dúvidas de seus clientes em qualquer momento do dia.

Escalabilidade de atendimento

Através do chatbot, é possível atender vários clientes ao mesmo tempo, uma vez que o processo não é realizado por uma pessoa. Além disso, existe uma economia maior na mão de obra dos atendentes e um menor tempo de espera para a resposta.

Por exemplo, uma empresa de Equipamento de Proteção Individual pode tirar dúvidas referente aos óculos de proteção EPI a um grupo de usuários enquanto retira outro questionamento sobre o Protetor auricular.

Marketing, vendas e atendimento

O chatbot pode fornecer um atendimento não apenas respondendo dúvidas referente a um produto ou serviço, como também auxiliando no processo de decisão de compra de um produto. Essa ferramenta consegue acompanhar o cliente, utilizando estratégias de venda que podem o fazer progredir na sua jornada de compra.

Além disso, o chatbot possui a capacidade de realizar um atendimento pós-venda, auxiliando o consumidor na sua experiência de pós-compra. Por exemplo, o mesmo chatbot pode auxiliar um cliente para que ele compre um calibrador de pneus digital, mas também ajudar o consumidor depois que a venda foi realizada.

Personalização do atendimento

O bom atendimento realizado por um chatbot é aquele em que existe a dúvida se ele está sendo efetuado por uma máquina ou por uma pessoa. Isso acontece porque a linguagem que é utilizada nesse meio de interação deve ser humanizada, além de ser direcionada para o seu público-alvo.

Por exemplo, ao tentar vender um terminal elétrico, é possível humanizar o seu atendimento de maneira que o potencial cliente se identifique com você e com a sua marca, aumentando as chances de comercialização do produto.

O que é e como funciona o chatbot?

O chatbot é a ferramenta que possui a capacidade tornar possível a interação com os clientes e potenciais consumidores de um negócio, realizando assim o marketing conversacional. Por meio do chatbot, é possível auxiliar o consumidor em toda a sua jornada de compra de um produto ou serviço, retirando as dúvidas que ele possa ter, informando preços e promoções, passando o conhecimento referente às etapas de compra e fazendo a pós-venda.

Com isso, o chatbot pode tirar dúvidas sobre como conseguir um certificado de tanques ou uma nova promoção dentro da sua loja e entre muitos outros fatores.

Todo o processo é previamente planejado e criado por humanos, entretanto, essa ferramenta consegue automatizar as interação e efetuar todos os benefícios já mencionados, onde o marketing conversacional atua.

O chatbot é simplesmente um programa de computador que faz aquilo que é programado para que ele faça. Ele é uma ferramenta que consegue simular uma conversa humana através de programas previamente planejados. O chatbot consegue identificar qual é a sua necessidade em uma interação, visualizando, através dos termos utilizados por você, se você está com uma dúvida referente a um produto ou serviço, se pretende comprar um produto específico, entre outros elementos.

Além disso, ele também consegue perceber se está tendo sucesso em sua interação e solucionando o seu problema ou se o próximo passo para melhorar a sua experiência seria a de passar o seu atendimento para um profissional, pessoa real que trabalha na empresa. Existem muitos fatores em que o chatbot pode auxiliar o seu negócio para que se obtenha um marketing conversacional eficiente. Por exemplo, ele pode criar fluxos de respostas automáticas, a fim de qualificar o potencial cliente.

Ademais, como já mencionado, o chatbot possui a capacidade de fornecer um suporte no setor de pós-vendas, solucionando os problemas mais comuns e tirando várias dúvidas dos consumidores. O chatbot também consegue quebrar objeções de compras para aqueles que ainda estão indecisos em adquirir o produto ou serviço.

Como utilizar o marketing conversacional?

O marketing conversacional é muito importante para as empresas, uma vez que ele facilita o contato com os potenciais clientes, escalando e automatizando todo o processo. Todavia, existem alguns elementos que podem ser muito úteis para o melhor desempenho da sua estratégia de marketing na interação com os usuários.

O WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas entre os brasileiros e, através de uma comunicação realizada pela plataforma de preferência do usuário, ele se sente mais confortável para efetuar a compra na sua empresa.

Através das ferramentas que o próprio WhatsApp disponibiliza, é possível efetuar um bom marketing conversacional, sem precisar necessariamente do chatbot, embora essa ferramenta possua uma maior quantidade de possibilidades nas interações. Todavia, é possível também criar links no WhatsApp, transformando o seu número em uma URL e facilitando o contato.

Além disso, você pode utilizar o botão flutuante da plataforma, convertendo os visitantes do seu site para uma conversa com os vendedores. Existem muitas formas de se automatizar os processos de interação com os clientes, facilitando o contato e aumentando as chances de conversão.

Por esse motivo, é muito importante utilizar o marketing conversacional a seu favor, automatizando processos repetitivos e melhorando a experiência do seu usuário.

 

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