Dicas de design para melhorar a conversão de vendas em seu site de e-commerce

25/04/2023
conversão de vendas

Um desafio recorrente para empresas e marcas (grandes e pequenas) com sites de promoção e venda de produtos e serviços é aumentar a conversão de vendas das suas lojas virtuais e ter cada vez mais eficácia diante das ações e estratégias realizadas.

Às vezes, detalhes que passam despercebidos pelo lojista prejudicam o consumidor, que desiste da compra de determinado item por falta de acessibilidade no site ou até mesmo um botão de compra discreto.

Logo, diferente do que muitos imaginam ou até mesmo consideram, o design do site é um dos principais responsáveis por manter tudo sob controle e gerar cada vez mais vendas.

Um site que se mostra atual e com uma acessibilidade boa tende a ter muito mais impacto e principalmente gerar para o público uma experiência completa e totalmente marcante.

Por isso, diante de um mercado em que vivemos, onde o público preza por sua experiência e contato com as empresas como um fator decisivo para a realização da compra, o design tem um papel fundamental e sempre deve estar em destaque.

Afinal de contas, ao imaginar uma empresa que trabalha com uniformes profissionais em meio a tanta concorrência, um bom design é justamente o fator mais importante para chamar a atenção do público e aumentar consideravelmente as suas vendas.

Logo, ao pensar e considerar esses fatores, hoje iremos falar justamente sobre o design, fazendo com que você entenda sua significação, importância para o e-commerce, benefícios e principalmente como realizar um bom design e melhorar a conversão de vendas.

O que é design e qual a sua importância para a conversão de vendas?

Design é um processo de pensamento que envolve a criação de produtos e o desenvolvimento de sites para resolver problemas, incluindo a utilidade e beleza a seu favor.

Esta é a definição mais objetiva possível do vocábulo que engloba inúmeras formas de idealização, concepção, desenvolvimento e especificação de objetos, sistemas e serviços.

O verbo inglês to design significa “planejar” e nos dá uma ideia de como o vocábulo se tornou sinônimo de trabalho criativo e técnico, sendo no meio digital um dos principais responsáveis por destacar e garantir uma diferenciação única dentre os e-commerces.

Esse é um conceito complexo que inclui questões importantíssimas como:

  • Arte;
  • Negócios;
  • Cultura;
  • Estética;
  • Comportamento;
  • Tecnologia.

Porém, olhe para o design como uma estratégia de negócios que tende a fazer com que a sua empresa de válvula retenção se destaque, cresça e aumente cada vez mais as suas vendas diante do universo digital.

Ou seja, quando o design é usado corretamente, afeta todo o funil de vendas, desde a intenção de compra até a retenção. Também é amplamente utilizado para estratégias de branding. Isso tem um efeito positivo em empresas de todos os portes.

Importância do design no e-commerce

O design do comércio eletrônico pode ter muitos efeitos positivos, como aumentar as vendas e atrair clientes, mas isso só pode acontecer se o projeto for devidamente preparado.

Ao configurar o e-commerce, você deve considerar o design da sua loja virtual como um dos fatores primordiais e de mais importância diante desse processo de construção.

Embora a aparência de uma loja possa afetar a confiabilidade tanto positiva quanto negativamente, também existe a desconfiança do comprador em relação à confiabilidade da loja devido à falta de design profissional.

Na verdade, os hábitos das pessoas que preferem comprar online é bem parecido com o das que compram na loja física. Quando eles entram, procuram em todos os lugares e apenas experimentam/clicam nos produtos em que estão interessados.

Neste momento, caso você não possua um design responsivo e impecável, é bem provável que parte da sua loja passe despercebida por aquele cliente.

O usuário quando entra em seu e-commerce de materiais de lona para barraca não lê o que está escrito, apenas percebem superficialmente que os aspectos mais importantes da página, como o layout e banners ou outros elementos, estão se destacando.

Ou seja, são justamente esses fatores que os ajudarão a experiência em sua loja mais positiva e cabe a você deixar a página bem clara e explícita, o que aumentará consideravelmente suas vendas.

Além disso, é importante deixar seu site com um layout bem simples e claro, pois na maioria das vezes os usuários irão direto ao ponto, por isso preze pela simplicidade. Nesses casos, menos é mais.

O objetivo de um design simples em seu site de tampas para garrafas deve fazer justamente com que os clientes se interessem pelo seu e-commerce e se sintam seguros ao entrar e comprar em sua loja online.

Benefícios do design para o e-commerce

Um e-commerce com seu design otimizado e bem projetado aumenta o número de conversões de vendas e evita o abandono por dificuldades encontradas durante a compra.

Afinal de contas, hoje um dos principais atributos que o público busca é justamente a praticidade, logo, ao ter um design responsivo e bem trabalho no seu e-commerce de tenda piramidal, a taxa de conversão tende a aumentar de uma forma totalmente natural.

Além disso, é muito importante ter um design limpo e de fácil entendimento durante o processo de checkout, mantê-lo na tela com as informações necessárias e selos de segurança facilita o preenchimento dos dados de cobrança pelo consumidor.

Muitas empresas com design visualmente poluídas podem ser vistas como sites questionáveis ​​pelos consumidores, então anter um visual moderno, conciso e amigável evitará essa sensação.

Por isso, por mais que boa parte das empresas acabem deixando o design para segundo plano, saiba que ele é um dos principais responsáveis pelo sucesso do e-commerce e tem uma grande relevância diante do público.

Sendo assim, diante dos benefícios e todas as possibilidades que o design possui para os e-commerces, aplicá-lo de uma forma impactante e correta é uma ação necessária e que tende a garantir muito mais vendas.

Dicas de design para melhorar a conversão de vendas

Uma loja virtual deve convencer o consumidor do potencial de seus produtos e principalmente converter visitantes em clientes.

Para atingir esse objetivo, é fundamental investir em um bom design de e-commerce. Em um estudo da Northumbria University, a pesquisadora Elizabeth Silens descobriu que 94% das vezes que as pessoas desconfiam de um site são devido a problemas de design.

Mas enquanto alguns perdem tempo e dinheiro focando toda a atenção apenas no problema visual e esquecendo da parte usual, você pode dar um passo à frente com estratégias essenciais para converter muito mais clientes e aumentar os benefícios do seu negócio.

Afinal, você não quer que sua loja seja apenas uma loja “bonita” em meio à concorrência, não é mesmo? Descubra abaixo como fazer pequenas mudanças que podem beneficiar o seu negócio de saco valvulado e garantir benefícios incríveis.

1 – Tenha um layout limpo

Ter um design cheio de efeitos, com navegação diferenciada e detalhes caprichados, em vez de encantar o visitante pode  o distrair ou confundir, então a ideia aqui é transformar a interface em algo divertido e fluido.

Isso também ajuda no carregamento da página, que é outro fator a ser observado. Muitos consumidores abandonam um site se ele demorar muito para carregar, e isso diminui a taxa de conversão.

Destaque apenas o que é mais importante, como a caixa de busca no topo da página, categorias de produtos, fotografia (imagens grandes, mas sutis, vendem bem e podem dar uma aparência minimalista e ousada), texto objetivo e call to action (CTA).

2 – Transmita a personalidade da marca

Sua loja virtual deve transmitir apropriadamente a identidade da marca bem como seus atributos e valores.

Para conseguir isso, pense em sua loja de comércio eletrônico de cabine de audiometria, por exemplo, como uma pessoa e identifique uma palavra que descreva da maneira que você espera que seus clientes a notem.

Talvez algo estiloso faça sentido para uma marca de roupas, caseiro para uma marca de utensílios de cozinha ou mesmo confiável para uma marca de eletrônicos. O estilo define o tom do design.

3 – Estabeleça uma hierarquia nas informações

Para ter um melhor desempenho diretamente na página inicial, reparta o conteúdo em três blocos para que o primeiro, o que o visitante vê assim que entra na loja virtual sem precisar rolar para baixo (scroll), contenha as informações mais precisas.

Ou seja, independentemente se você trabalha com tecnologia ou plotter de recorte profissional, apresente seu principal produto ou categoria, novidades da sua loja e ofertas especiais, sempre com o CTA que direciona para o detalhe do produto ou diretamente para a compra.

4 – Otimize o processo de compra para a conversão de vendas

O design do checkout é um dos pontos mais importantes para as taxas de conversão do comércio eletrônico. É importante seguir o princípio da simplicidade para facilitar o caminho e orientar o consumidor para uma compra bem-sucedida.

Uma dica interessante é utilizar o checkout transparente, um sistema de forma de pagamento que simplifica todo o processo de compra e mantém o usuário no ambiente da loja sem precisar ir até as telas do banco ou outro serviço de pagamento.

Também é interessante o formato em que os dados do cliente e as opções de pagamento são exibidos na mesma página, o que deixa claro que não há outras etapas e facilita a compra do consumidor.

 

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