Copa 2022 e oportunidade no e-commerce brasileiro

24/10/2022
Copa 2022 e oportunidade no e-commerce brasileiro

A Copa 2022 está cada vez mais próxima, e além de ser uma oportunidade de festejar e unir as pessoas que ama em prol de uma celebração nacional, o evento também é uma ótima oportunidade de negócio.

Sabemos bem que datas comemorativas tendem a influenciar diretamente no aumento das vendas, o que ajuda marcas a aumentarem o seu faturamento e os resultados de seus negócios, como:

  • Dia das mães;
  • Dia dos pais;
  • Natal;
  • Dia dos namorados;
  • Ano novo;
  • Halloween;
  • Entre outros. 

Isso mostra como o mundo em que vivemos consegue fazer com que qualquer data, que para alguns pareça simples e banal, se torne uma oportunidade para marcas e e-commerces do país. 

Para quem não sabe, e-commerce é um tipo de negócio que se baseia em processos 100% digitais, ou seja, tudo o que envolve a marca é feito dentro do universo online, sem um ponto físico para tal. 

Através da internet, é possível encontrar desde uma marca de roupas para a copa até mesmo uma distribuidora de biscoito de polvilho para quem ama reunir os amigos e família com petiscos deliciosos. 

Poucas datas comemorativas conseguem reunir tantas pessoas diferentes e com um mesmo propósito como a Copa do Mundo, afinal de contas, independentemente do time que cada um torce, na copa só existe uma opção para nós, o Brasil. 

Nessa época, que acontece apenas de 4 em 4 anos, as pessoas deixam suas diferenças de lado e se unem por um bem maior, a torcida e a energia positiva para que todo o país possa comemorar a vitória nacional. 

E é justamente em datas comemorativas como essa que as marcas aproveitam para inovar e até mesmo para aumentar seus estoques, pois sabemos que se trata de uma época onde as vendas disparam. 

Seja uma máquina de café expresso vending ou até mesmo aluguel de um galpão para assistir aos jogos com quem quiser, a copa é um dos únicos eventos que faz negócios dos mais variados segmentos aumentar seus resultados. 

Após praticamente 2 anos de pandemia, a copa do mundo é muito mais do que apenas um evento nacional, mas também uma forma de comemorar o que o país passou nos últimos tempos e reforçar a alegria de ser brasileiro. 

E como bem sabemos, para tudo o brasileiro dá o seu jeito, não é mesmo? Pois bem, não seria diferente quando falamos da união da copa do mundo com possíveis oportunidades do aumento dos resultados de um negócio. 

Pensando nisso, hoje iremos conhecer algumas áreas que tendem a ser as mais procuradas por consumidores durante a copa, e se a sua estiver entre elas, é a chance perfeita para aumentar seus resultados. 

Áreas que terão maior procura pelos consumidores na Copa 

Além do comércio de recicláveis, existem outros tipos de serviços e produtos que podem ser produzidos ou comercializados durante a copa. 

Por se tratar de um evento que reúne muitas pessoas, é claro que muitas coisas começam a ser necessárias para que ele aconteça. Sendo assim, confira abaixo quais são os principais e que podem te inspirar a inovar o seu negócio: 

Roupas e acessórios 

E é claro que não poderíamos começar falando sobre outros produtos que não fosse as roupas e os acessórios, marcas registradas da copa do mundo em qualquer lugar, principalmente no Brasil, onde a criatividade vai longe. 

Camisas, bandeiras, óculos, chapéus, bolsas e diversos outros objetos são personalizados com as cores da bandeira ou até mesmo com o próprio desenho da bandeira nacional para fazer o consumidor ter o look completo e pronto para torcer bastante. 

Petiscos e guloseimas 

Além das camisetas para uniformes de empresas com a logo da bandeira do Brasil, sabemos bem que a copa do mundo é um evento que reúne muitas pessoas, e onde existem muitas pessoas, precisa existir muita comida boa. 

Para aqueles que não gostam de fazer uma refeição completa, os petiscos são as melhores opções: amendoim, doces, bolachas, sorvetes e diversos outros alimentos podem compor uma mesa perfeita para assistir aos jogos. 

Carnes e bebidas 

Por falar em comida boa, não podemos deixar as carnes de lado, ótima opção para quem ama aquele churrasco delicioso com os amigos e com a família, e é claro, as bebidas também não podem ficar de fora. 

Desde as bebidas alcoólicas até mesmo os refrigerantes prometem ter um grande aumento de procura e compra durante a copa, afinal de contas, junto a uma boa comida, também é preciso contar com aquela bebida bem gelada e gostosa. 

Decoração 

Para quem ama reunir os vizinhos em uma rua para assistir aos jogos juntos e comer bastante, é importante contar com uma empresa de coleta de lixo reciclável SP para cuidar da rua e deixá-la limpa e organizada após o jogo. 

Com isso definido, é importante pensar na decoração, afinal de contas, o brasileiro leva a sério a torcida por seu time. Por isso, lojas e marcas de artigos de decoração irão vender muito para os consumidores que não deixam a data passar em branco. 

Móveis 

Ao reunir muitas pessoas em casa para assistir aos jogos, é normal que alguns se deem conta de que não possuem os móveis ideais para acomodar os convidados. 

Sendo assim, as marcas de móveis também irão receber uma grande quantidade de consumidores interessados na compra de sofás, poltronas, cadeiras e até mesmo puffs para que seus convidados se sintam confortáveis. 

Eletrônicos 

Além dos itens essenciais para casa durante uma copa, como as instalações elétricas prediais, os eletrônicos também são essenciais para assistir aos jogos, como uma televisão de qualidade ou até mesmo uma caixa de som para ouvir bem o que acontece.

Por isso, assim como os móveis, os eletrônicos prometem ser vendidos em grande quantidade com a proximidade da copa, isso porque as pessoas precisam deles para assistir aos jogos, caso ainda não tenham. 

Planos por assinatura 

Por fim, mas não menos importante, os planos de assinatura também prometem crescer muito durante a copa do mundo 2022, isso porque através desses planos as pessoas conseguem acompanhar com detalhes, tudo sobre o evento. 

Para os amantes do futebol, o plano por assinatura é a melhor opção para assistir aos jogos em tempo real e ainda acompanhar todos os comentários e detalhes dos bastidores do maior campeonato de futebol do mundo. 

Essas são algumas das áreas que prometem receber muitos consumidores durante a copa do mundo, além da loja de tomadas e interruptores, que também será necessária durante essa época. 

Benefícios de datas comemorativas para o comércio

A copa do mundo é um evento mundial, que comove todos do planeta e une torcidas e pessoas dispostas a fazer o seu melhor e deixar as diferenças de lado para torcer por seu país em meio a esse grande torneio. 

Mas como falamos desde o início do texto, as datas comemorativas trazem inúmeros benefícios para os comércios, afinal de contas, é uma oportunidade de aumentar seus resultados e faturamento. 

Além disso, é uma maneira de demonstrar que a marca está antenada ao que acontece no Brasil e no mundo e não deixa as chances de aproveitar a onda de sucesso passar despercebida, mas consegue adaptá-la ao seu segmento de negócio. 

Por exemplo, uma loja de pneus para automóveis para promover o seu negócio através de uma campanha que reforça a necessidade da troca de pneus para passeios durante os jogos da copa. 

É preciso entender o que o seu público deseja e precisa ver, com isso, você conseguirá adaptar o seu negócio a eventos como a copa do mundo para gerar ainda mais lucro e resultados positivos tanto para você quanto para o seu cliente. 

Aplicações estratégicas no marketing digital

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre as aplicações estratégicas da copa do mundo no universo do marketing digital, essencial para que uma marca consiga divulgar bem o seu negócio. 

Usar as redes sociais é a melhor aplicação atualmente, pois através dela é possível alcançar milhões de pessoas e ainda estar por dentro de tudo o que acontece durante a copa do mundo. 

Afinal de contas, as pessoas estão usando as redes sociais para já começar a torcer pelo Brasil e durante os jogos, o volume de engajamento será gigante, e essa pode ser a oportunidade perfeita para divulgar o seu negócio. 

Dessa forma, você conseguirá usar a copa do mundo 2022 a seu favor, fazendo dela não apenas um evento para reunir quem ama e torcer pelo país, mas também uma ótima oportunidade de negócio. 

  • Categorias