O que é CRO? Guia completo para otimização da taxa de conversão

06/12/2023

A partir do momento em que começamos a explorar o mundo do marketing digital, temos acesso a um vocabulário novo, cheio de siglas e palavras estrangeiras. Uma dessas siglas é o CRO, sigla para Conversion Rate Optimization, ou em português otimização da taxa de conversão.  

Mas o que é essa taxa de conversão, e por que ela precisa ser otimizada? Para essa e outras respostas preparamos este guia completo sobre o CRO e como essa otimização fará com que as suas vendas sejam melhores.  

Confira!  

O que é CRO – Otimização da taxa de conversão?  

A princípio, quando buscamos uma boa estratégia para aumentar as suas conversões, o CRO é, de longe, a melhor e mais eficiente para trazer melhores resultados para uma página, site ou e-commerce.  

Para quem ainda não está familiarizado com essa sigla, CRO, ou otimização da taxa de conversão em português, refere-se a uma série de ações que visam melhorar as conversões do seu negócio.  

Dessa forma, permitindo que as pessoas que acessam uma das suas páginas online, fiquem no seu site até realizarem a ação que você busca. Seja essa ação uma compra, baixar um e-book, cadastrar o e-mail, entre outras formas de conversão.  

Para que essas otimizações sejam implementadas corretamente, é preciso um profissional de Marketing Digital para analisar todos os aspectos desse site. Assim, ele poderá dizer onde estão os pontos a serem melhorados e dar sequência nas implementações dessas estratégias.  

O que é uma conversão? 

Antes de começar a explicar mais sobre as estratégias de otimização de conversão, é preciso primeiro entender o que, de fato, é uma conversão.  

Em primeiro lugar, vamos destacar que uma conversão é muito mais do que somente realizar uma venda e tornar o usuário o seu cliente; dependendo do objetivo de uma página, uma conversão pode significar diversas ações.  

Como por exemplo: 

  • Clicar em um botão;  
  • Preencher um cadastro;  
  • Assinar uma newsletter;  
  • Fazer uma ligação;  
  • Baixar um e-book;  
  • Falar com um dos vendedores/consultores etc.  

E o que é a taxa de conversão?  

Agora que você já sabe o que é uma conversão, ficará mais fácil de entender essa métrica. A taxa de conversão, nada mais é, do que um número usado no marketing digital para avaliar a eficácia de uma campanha, ou página específica na conversão de visitantes em clientes, leads ou o outro objetivo desejado.  

Ela é expressa como uma porcentagem de visitantes que realizam a ação desejada em relação ao total de visitantes. Ou seja, para saber qual é a taxa de conversão de um e-commerce, por exemplo, basta seguir essa fórmula:  

Taxa de Conversão (%) = Nº de Conversões / Nº Total de Visitantes x 100   

Como seria isso na prática?  

Suponhamos que você tenha um e-commerce de medicamentos especiais. Ao longo do mês de Outubro, 5000 pessoas visitaram a página de um certo medicamento. Desse total de visitantes, 200 realizaram uma compra.  

Para saber a taxa de conversão deste produto, basta fazer:  

200/5000 x 100 = 4% 

Ou seja, 4% dos visitantes realizaram a ação desejada que, neste caso, era a realização da compra do medicamento.  

Uma taxa de conversão considerada boa mudará de acordo com cada segmento do mercado. Porém, nos e-commerces, por exemplo, uma taxa de conversão boa fica em torno de 1,33%.  

Por que investir em CRO é tão importante?  

Então, você já entendeu mais sobre o que é o CRO e como descobrir a taxa de conversão do seu negócio. A partir disso, fica bem mais simples de entender a importância das estratégias de CRO para melhorar a retenção de usuários em uma página.  

Entre as principais razões pelas quais você precisa investir em CRO, podemos destacar três:  

Crescimento do ticket médio do seu negócio:  

Quando falamos de vendas no e-commerce, podemos dizer que, primeiramente, a maior vantagem do CRO é o aumento do ticket médio. Isso porque, com um bom investimento na otimização da taxa de conversão, teremos mais oportunidades de vendas.  

Já que, após o usuário realizar a compra do produto que está buscando, é possível oferecer sugestões de compra de acordo com o que ele está levando. Você provavelmente passou por isso: colocou um produto no carrinho e, antes de fechar a compra, várias opções de produtos que completam a sua compra apareceram em algum lugar da página.  

Essa estratégia é uma boa forma de vender mais e aumentar o seu ticket médio, uma vez que o seu novo cliente possa se interessar pelas sugestões e completar essa compra.  

Melhora do retorno sobre o investimento:

Essa é uma ótima vantagem para quem busca não só aumentar os seus lucros, mas também trabalhar com um orçamento pré-estabelecido.  

Como não é preciso investir mais dinheiro para conseguir melhores resultados, o CRO também traz essa economia para o seu bolso.  

Além disso, com as conversões em alta, principalmente falando de vendas, você terá um lucro maior após implementar as otimizações nas suas páginas.  

Mais resultados, com o mesmo trabalho:  

O principal objetivo das estratégias de CRO é fazer com que o número de conversões de uma página aumente. Porém, sem ter que investir mais recursos para que isso aconteça.  

Utilizando o mesmo exemplo do site de medicamentos especiais; é possível aumentar a quantidade de conversões da página sem precisar aumentar o investimento em tráfego pago, por exemplo.  

Podemos fazer com que, em vez de 200 pessoas comprem o produto, 300 ou mais usuários dos mesmos 5000 visitantes, façam a compra.  

Como?  

Investindo em ações para melhorar a experiência de compra do usuário, como melhoramento do tempo de carregamento da página, mais destaque para os benefícios desse medicamento, oferecendo condições de pagamento que te destacam dos seus concorrentes, entre outros.  

Como o CRO funciona?  

Assim como qualquer outra ação de marketing digital, a otimização da taxa de conversão precisa de um planejamento. Quanto mais organizadas e detalhadas estiverem os passos de cada etapa do planejamento, melhor será para os resultados de conversão.  

Por isso, é interessante seguir essa sequência de ações para que o CRO seja eficiente:  

  1. Faça uma coleta completa de dados sobre testes realizados, resultados de campanhas, mapas de calor, testes de usabilidade das páginas, gravações de tela etc. Tudo isso para que você possa fazer as escolhas certas no seu planejamento. A partir de insights fornecidos por esses dados, será mais fácil se orientar em relação ao que é mais importante.  
  2. Assim que os dados estiverem todos disponíveis, é hora de colocar os especialistas para trabalhar. É nessa hora que ter uma agência de marketing digital guiada por dados faz toda diferença. Pois, com base nas informações recolhidas, os analistas saberão como interpretar os sinais e apresentar as mudanças necessárias para o seu site.  
  3. Uma vez que os dados são interpretados e as estratégias definidas, é hora de testar. No marketing digital, os testes são muito importantes. Aliás, é importante frisar que não há testes que deram errado; tudo que é feito é aprendizado para descobrir o que não dá certo. Em um teste A/B, por exemplo, vamos ter um formato que funciona melhor do que o outro. Somente com esses tipos de teste será possível descobrir o que funciona melhor com o seu público.  
  4. Quando o período de testes terminar, você terá os resultados para analisar e pensar em quais estratégias garantiram melhor retorno. Somente depois dessas considerações, é hora de transformar os dados em ações!  
  5. Por fim, é preciso lembrar que esse trabalho é constante, principalmente porque, hoje em dia, o mercado online é vivo e está sempre mudando. Uma estratégia que deu certo hoje, pode não ser a melhor solução para o mês que vem. Então, é preciso ficar sempre de olho na sua taxa de conversão e sua flutuação.  

Leia também: Data-Driven Marketing: o que é e como aplicar 

Principais estratégias para a otimização da taxa de conversão 

Já ficou claro que as marcas que desejam alcançar o sucesso no mercado digital precisam investir em CRO. De fato, as ações podem ser feitas pela sua empresa, mas porque arriscar em fazer as estratégias por conta própria quando você tem a Nairuz com um time de especialistas?  

Confira, a seguir, como vamos melhorar a sua taxa de conversão com 5 estratégias básicas:  

  1. Produção de conteúdo de qualidade

O conteúdo é um dos pilares do marketing digital. Isso porque ele desempenha um papel crucial na hora de nutrir os seus leads e também garantir uma melhor posição nas pesquisas orgânicas.  

Por isso, um bom conteúdo na estratégia de otimização da taxa de conversão oferece informações relevantes e cativantes para o usuário. Assim, criando uma conexão mais forte com os visitantes, inspirando confiança e engajamento. 

As páginas de blog e de um site com conteúdos claros, persuasivos e adaptados para a persona, têm mais probabilidade de transformar o usuário em um futuro cliente.  

Além disso, o conteúdo de qualidade contribui para a construção da autoridade da marca. Dessa forma, quando os usuários encontrarem informações valiosas no seu blog, por exemplo, estão bem mais propensos a considerar a sua marca como uma fonte confiável de informação, consequentemente, aumentando as chances de conversão.  

  1. Acompanhamento do usuário em todas as fases da compra 

Alinhada à produção de conteúdo, a equipe de Inbound Marketing desempenha um papel vital para o CRO. Uma vez que os analistas moldam as estratégias focadas na atração orgânica e na construção de um relacionamento com os usuários, eles ficam mais predispostos a se envolver com a sua marca.  

Esse tipo de tática não intrusiva serve para estabelecer uma conexão mais genuína, impactando positivamente a decisão do usuário na hora da conversão. Já que os conteúdos são direcionados às necessidades e interesses da persona, até que ela esteja preparada para realizar a conversão.  

A nutrição de um lead por meio de e-mails personalizados e automatizados, com gatilhos mentais e copywriting efetivo, ajuda a guiar o usuário ao longo do funil, se mantendo presente durante todo estágio de decisão.  

  1. Realização de testes e implementação de resultados 

Já apontamos, anteriormente, que os testes devem ser aplicados para descobrir as melhores formas de otimizar a taxa de conversão de um site.  

Os testes fornecem insights valiosos sobre o desempenho de diferentes elementos em uma estratégia de marketing digital. Podemos citar o teste A/B, por exemplo, o qual permite aos profissionais identificarem variações que mais impactam positivamente a conversão.  

Ao experimentar com diferentes elementos de uma página, como títulos, imagens, banners, botões, CTAs (call-to-action), os analistas podem adaptar as abordagens com base em dados concretos. Dessa forma, entendendo as preferências e comportamentos dos usuários, refinando continuamente as páginas de um site e, consequentemente, os processos de conversão.  

  1. Apoio do time de tecnologia

Nem todas as modificações em uma página podem ser feitas por um analista de marketing. Algumas mudanças precisam ser realizadas na infraestrutura de um site, e isso precisa de um profissional da área da tecnologia.  

Por isso, contamos com uma equipe de profissionais capacitados, que desempenham um papel crucial na implementação e manutenção de tecnologias que dão suporte para as estratégias de CRO.  

Entre as principais ações na área de tecnologia, podemos destacar:  

  • Otimização da velocidade de carregamento do site ou de uma página;  
  • Usabilidade de plataforma, como um e-commerce;  
  • Integração de ferramentas para melhorar a experiência de compra;  
  • Segurança digital e proteção de dados dos usuários, entre outros.  
  1. Focamos na experiência do usuário

Por fim, temos que apontar a importância da experiência do usuário (UX) como um fator determinante para a otimização da taxa de conversão. Isso porque ela influencia diretamente a forma com os visitantes de uma página, site ou e-commerce interagem com a plataforma.  

Pensando nisso, temos profissionais especialistas em UX para garantir uma navegação mais intuitiva, design responsivo e um layout claro, que facilite a navegação dos visitantes.  

Além disso, baseamos as personalizações de nossos layouts em dados comportamentais atualizados, assim, contribuindo para gerar interações mais relevantes e envolventes. Pois, quando geramos a sensação de acolhimento, garantimos uma experiência consistente e otimizada para essa persona.  

  

A Nairuz está aqui para te ajudar a alcançar as suas metas, melhorando a sua taxa de conversão. Quer ser mais um de nossos Cases de Sucesso, então entre em contato com os nossos consultores!  

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