E-grocery: entenda o que é e como implementá-lo

16/11/2022
e-grocery

Você já ouviu falar do e-grocery? O setor de alimentos e bebidas cresceu significativamente durante o período de pandemia de COVID-19, e pelo que parece dá fortes indícios que continuará crescendo.

É justamente desse aumento significativo nas vendas que surge o termo e-grocery, que é a junção da palavra mercearia com o prefixo “e-“ de eletrônico, ambos do idioma inglês, então traduzindo ao pé da letra seria uma mercearia eletrônica.

Sabe quando você está precisando comprar juntas de borracha num sábado a noite e não tem nada aberto? O e-grocery é justamente para esses momentos, mas voltado para o ramo alimentício.

O aumento dessa demanda já está acontecendo há algum tempo, a pandemia de COVID-19 só evidenciou esse crescimento e alterou de forma sólida o comportamento do consumidor brasileiro na internet.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio (ABComm), a venda online de alimentos e bebidas teve alta de 339% em maio de 2020 se comparado com o mesmo período de 2019.

Essa pesquisa reflete o perfil do novo consumidor, as pessoas estão cada vez mais ocupadas e não têm tempo de se deslocarem de suas casas para fazer compras, seja pesquisar sobre resina cristal preço ou fazer suas compras da semana.

Por isso é importante que as empresas estejam atentas para esse novo comportamento dos usuários. A tecnologia já faz parte da nossa vida, com isso é normal que a usemos de todas as formas, principalmente no que diz respeito ao nosso benefício.

Se antes a tarefa de ir ao supermercado era árdua, tendo que passar horas em frente às prateleiras, sem contar as filas enormes, hoje é possível fazer tudo pela tela do celular, em qualquer lugar que você esteja.

Como funciona o e-grocery?

Bom, agora que você já sabe do que se trata um e-grocery, entenda como funciona essa nova tendência do mercado de bebidas e alimentos.

O cliente não precisará ir até uma loja física em busca de um determinado produto, ela consegue fazer tudo por um supermercado digital. Lá estarão disponíveis todas as marcas e itens que são encontrados em um supermercado comum. No aplicativo de e-grocery você irá:

  • Selecionar o produto;
  • Escolher a forma de pagamento;
  • Confirmar o pedido;
  • Escolher a forma de entrega.

Nesses aplicativos você pode escolher se deseja receber os produtos em casa ou na empresa de nobreak que trabalha, ou se prefere retirar em um dos postos de vendas.

Existem diversos modelos de e-grocery. Por exemplo, o seu supermercado pode fazer parte de um aplicativo de comida ou ter um site ou aplicativo próprio para receber os pedidos.

Além disso, existem e-groceries que são apenas digitais, mas também os supermercados convencionais já estão entendendo a importância de fazer parte desse mercado.

A maior vantagem que o empreendedor tem ao começar a utilizar o sistema de e-grocery é ampliar a fonte de renda do seu negócio, e sem sombra de dúvidas se adaptar aos novos tempos.

Afinal, como já falamos, o perfil do consumidor tem mudado com o passar dos anos, nada mais justo que as empresas comecem a se adaptar a essa nova realidade.

A adaptação é importante não só para os supermercados, já que todos os setores precisam entender isso, desde uma empresa de forno para fundição de alumínio, até uma livraria.

Além disso, você aumenta o tempo de oferta, já que através do e-grocery seu negócio pode estar aberto 24h por dia, sem contar que através dos cadastros você terá as informações desse consumidor.

Isso faz com que você conheça melhor o seu público, planejando ações específicas.

Quais os desafios de implementar o e-grocery?

Como nem tudo são flores, para se implementar algo novo, seja uma sistema numa empresa de agitador mecânico industrial ou um novo programa numa loja, existem certos desafios no processo.

A primeira coisa sem dúvidas é gerenciar as entregas. Como todas as vendas serão feitas de maneira online, é necessário que os produtos sejam entregues aos clientes, por isso é importante que tenham funcionários voltados apenas para essa função.

Assim, eles serão responsáveis por aceitar os pedidos, selecionar os produtos, despachar o pedido ao entregador e atualizar o status de todo o processo em tempo real.

Outro desafio costuma ser armazenar e garantir a qualidade dos produtos. Como não serão os próprios clientes que irão buscar os produtos, eles precisam estar bem embalados para que não ocorram acidentes no meio do caminho.

Em alguns casos pode ser um pouco mais difícil manter o frescor dos produtos comestíveis, uma solução para os mercados que não possuem uma unidade física seria investir num filme stretch fabricante para recobrir os paletes e com isso manter esses alimentos seguros.

Outra opção também pode ser comprar uma quantidade limitada dos produtos, assim você vai comprando novas mercadorias de acordo com a demanda, a ideia é justamente manter o equilíbrio entre a oferta e a demanda, evitando o desperdício.

Outro desafio pode ser conquistar a fidelidade do cliente, pois no e-grocery existe uma variedade de lojas, não é como se alguém tivesse andando na rua e visse uma loja de arruela de aço, por exemplo, e simplesmente comprasse porque estava precisando.

Por isso é importante que se crie mecanismos que façam o cliente lembrar-se da sua loja. Uma boa opção é criar promoções e utilizar os filtros de pesquisa, portanto assim que eles estiverem pesquisando algo específico, sua loja irá aparecer como opção.

Vale a pena investir em e-grocery?

Agora que você conheceu os desafios em implementar o e-grocery na sua empresa, entenda se essa é uma opção vantajosa ou não.

A resposta é com certeza sim! Afinal os números indicam que essa é uma nova realidade e ela não será passageira, muito pelo contrário, é uma tendência que veio para ficar, porque as pessoas se acostumaram com a comodidade de fazer compras sem sair de casa.

É importante ressaltar que mais do que crescer o setor de alimentos e bebidas, deve se transformar em uma das principais categorias de e-commerce. Se essa dinâmica já vem funcionando nas compras de roupas e acessórios, por que não irá funcionar com alimentos?

Isso é projetado por um estudo feito pela consultoria Technopack, que se debruçou sobre o atual mercado indiano. Lá a expectativa é de que o comércio online em torno dos alimentos, bebidas e eletrônicos seja impulsionado nos próximos cinco anos.

A estimativa é que atinja 64 bilhões de dólares em vendas brutas. Ainda segundo esse levantamento, a abertura de novos canais para essa prática é a principal aposta dos varejistas de supermercados no mundo todo.

Além dos alimentos e bebidas, outros produtos na categoria de farmácia e bem-estar vêm contribuindo muito para o crescimento dos e-commerce no país.

No Brasil o e-commerce cresceu 27% em 2021, conforme mostra o relatório Webshoppers 45ª edição, que foi publicado pela NIQ Ebit, mostrando que a categoria de alimentos e bebidas se destacou com um crescimento de 107% nos pedidos.

Isso só mostra como o mercado de e-grocery é promissor, por isso é importante que as empresas invistam urgentemente nessa realidade.

Esse mercado também pode ser uma opção para aqueles que desejam abrir um novo negócio, por exemplo, um funcionário de uma empresa de ensaio não destrutivo estanqueidade que sempre sonhou em empreender.

Aplicativos de entrega

Outro dado interessante de se observar é sobre os aplicativos de entrega. Como dito, os e-groceries podem ter seus próprios aplicativos, mas também podem usar os aplicativos de entrega de comida para entregar seus produtos.

Um relatório do Webshoppers da NIQ Ebit revelou novos dados sobre os aplicativos de delivery, o número de compradores aumentou nos aplicativos de supermercados e farmácias.

Para a maioria dos entrevistados a praticidade e os preços especiais são os principais motivadores na hora da compra, entre as promoções favoritas se destacam:

  • Frete grátis (82%);
  • Cupons de desconto (67%).

Esses sem sombra de dúvidas são os mais desejados e que brilham nos olhos dos clientes.

Diante desse contexto, há uma enorme disputa entre os aplicativos de entregas convencionais, todos querem pegar uma parcela dos consumidores do e-grocery.

Sem dúvidas o e-grocery é o futuro das compras de alimentos, bebidas, produtos de farmácia e bem-estar, afinal os números não mentem e mostram um mercado bem promissor.

Por isso, se você é dono de algum mercado, seja ele grande, pequeno ou até mesmo uma mercearia, saiba que, ao implementar o e-grocery, o seu negócio irá crescer e alcançar esse mercado tão disputado, que apenas tende a se expandir.

 

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