Empreendedorismo gamificado? Saiba como funciona

05/08/2022
empreendedorismo gamificado

Cada vez mais as pessoas têm buscado otimizar seus processos de trabalho. Uma prova disso é o empreendedorismo gamificado, que tem alcançado novos patamares e destacado muitas empresas em um mercado cada vez mais competitivo.

O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos tem se popularizado e começado a fazer parte do dia a dia das pessoas em geral.

Um dos segmentos que mais se alia à tecnologia, buscando sempre inovação e melhorias, é o mercado de jogos. O nicho trabalha com equipamentos cada vez mais potentes para oferecer experiências únicas para seus consumidores.

O público consumidor de jogos, por sua vez, é extremamente engajado, sempre acompanhando as novidades e em muitos casos se fidelizando à marca, atento para novidades e lançamentos que possam ser efetuados com o tempo.

O consumo de jogos estourou a bolha do nicho e hoje a maioria das pessoas consome, de forma casual ou mais pesada, algum tipo de entretenimento relacionado à área.

Por isso é muito importante que você saiba como aproveitar esse tipo de movimentação com sua empresa de locação de compressores para não ficar de fora.

É o caso da gamificação, uma estratégia como essas consiste em identificar maneiras de tornar seu trabalho com o empreendedorismo mais interativo através de técnicas com jogos e engajamento com o público.

Principais estratégias do empreendedorismo gamificado

Uma boa estratégia usando esse modelo pode gerar um resultado muito positivo em sua companhia, otimizando uma série de resultados que pode ser alcançado com a tática certa para atrair o público.

Os mecanismos utilizados para trabalhar jogos são uma excelente maneira de trabalhar com ações de marketing, uma vez que normalmente esse tipo de estratégia incentiva o consumidor a buscar mais informações e quebrar recordes.

Ao estipular metas e objetivos para suas ações, você consegue ao longo de uma campanha incentivar seus consumidores a participar ativamente de atividades gamificadas, estimulando a competição saudável numa empresa de  terceirização de saneantes.

O cliente de hoje não tem muito mais paciência para ações fixas, que não possuem nenhum tipo de interação. Normalmente esse tipo de estratégia é deixada para trás, principalmente com o advento dos smartphones.

Hoje, as pessoas querem ter uma participação ativa e um senso de escolha mais profundo, o que pode ser conquistado de forma lúdica, sem pesar nas escolhas e no tipo de estrutura que você cria com esse modelo de negócios.

Esse tipo de ação tem até mesmo extrapolado o campo dos negócios, levando escolas e outras instituições a procurarem adequar a gamificação em suas estruturas, criando assim um impacto muito maior para os elementos inseridos em suas estratégias.

Para estruturar corretamente um processo de gamificação, é importante que você se atente a alguns itens básicos que qualquer jogo possui e que podem fazer a diferença na hora de apresentar sua ideia. São eles:

  • Definição de regras;
  • Desafios;
  • Pontuação;
  • Recompensas.

Cada um destes elementos ajuda a entender melhor a gamificação e como ela pode ser aplicada corretamente nesse modelo de trabalho, ampliando as opções de sua empresa de manutenção de motores elétricos trifásicos como um todo.

Como colocar o empreendedorismo gamificado em prática?

Agora que você entende um pouco melhor o que é a gamificação e a importância que ela possui no mercado, principalmente dentro do conceito de empreendedorismo, é hora de pensar na parte prática deste tipo de ação.

Isso porque uma campanha de gamificação deve ser elaborada nos mínimos detalhes, com toda uma estrutura de apoio para a empresa conseguir apresentar algo decente, e criar uma experiência satisfatória para os participantes da ação.

Vale lembrar que cada empreendimento é único no mercado, e que muitas vezes duas empresas de um mesmo segmento podem conseguir resultados distintos quando tentam aplicar a gamificação em sua estrutura.

Por isso é muito importante saber adaptar esse tipo de material à sua realidade, otimizando o funcionamento de seu empreendimento e entendendo o quanto você pode conquistar com uma estrutura diferenciada como essa.

Quanto mais ações gamificadas você conseguir criar em sua empresa, maior a chance de conversões e de engajamento com um público cada vez mais fidelizado. A maioria das pessoas gosta desse tipo de interação.

Por isso, saber realizar essa tarefa é um ponto muito importante para você conseguir bons resultados trabalhando como um fornecedor de luminária led.

Equipe responsável

O primeiro passo para conseguir um bom resultado com a gamificação é saber quem escolher para compor o time responsável pela ação. É preciso estruturar todos os elementos do jogo para que ele seja atrativo e interessante para o público.

A melhor maneira de conseguir esse tipo de resultado é com uma equipe que possua experiência e interesse na área, pronta para identificar elementos que podem ser aproveitados dentro de sua estratégia.

Assim a oferta para o público chamará muito mais atenção, tornando-se uma referência nesse tipo de atividade e garantindo muito mais conversões para a sua companhia que trabalha com transdutor de pressão.

Objetivos do jogo

Quando uma pessoa joga, ela está buscando um objetivo, seja a conclusão de uma fase, a conquista de uma pontuação ou qualquer outro tipo de resultado final que fará com que o esforço seja recompensado.

Ninguém gosta de competir sem entender qual o propósito da ação, e isso deve ficar bem claro logo na etapa de desenvolvimento da ação de gamificação, assim você consegue definir estes limites com muito mais facilidade.

Utilizar metas para fazer o usuário avançar de um nível para outro pode ser uma excelente maneira de manter o consumidor em sua assistência técnica bosch rexroth, mas ele precisa ter um objetivo ao jogar, ou se cansa muito rapidamente.

Criando recompensas

Qualquer jogo possui uma recompensa por completar seus desafios. Enquanto em um videogame essa questão vai muito mais próximo da satisfação pessoal de concluir o desafio apresentado, é preciso pensar de outras maneiras em um empreendimento.

Quando uma pessoa que trabalha em uma fábrica de centro de usinagem especial participa de sua ação gamificada, é provável que ela esteja esperando algum tipo de recompensa, que pode vir em formatos de brindes, descontos ou algum outro benefício.

Por isso é muito importante que o consumidor consiga identificar de imediato o tipo de serviço que você está prestando e como ele pode se beneficiar com esse tipo de estrutura.

Reconhecimento de participação

Em qualquer jogo, apenas algumas pessoas irão vencer. Entretanto, em uma ação gamificada, deixar um consumidor sentindo-se um perdedor pode ser muito negativo para a companhia.

Por isso é muito importante pensar em estratégias que o ajudem a recompensar todos os participantes, seja com um prêmio de consolação ou o reconhecimento da participação do usuário na atividade.

Motivar todos os envolvidos é muito importante para você conseguir os resultados que deseja nesse tipo de ação.

Monitoramento de processo

Durante uma ação de gamificação, é comum que sua empresa fique um certo tempo com a atividade aberta para que as pessoas possam jogar e fazer parte do jogo proposto.

Por isso é muito importante fazer um acompanhamento adequado das ações que estão sendo realizadas com a companhia. Esse tipo de avaliação é fundamental para você verificar se não há nenhum erro a ser tratado durante a ação.

Além disso, o monitoramento permite que você avalie em tempo real se está alcançando os resultados esperados com a ação, possibilitando uma estrutura muito melhor de gamificação para seu distribuidor fonte chaveada.

Feedback

O feedback é um elemento essencial para qualquer estratégia, uma vez que ele possibilita a melhoria de ações e pontos de aprimoramento para suas atividades, por isso é muito importante deixar esse aspecto aberto durante a gamificação.

Toda a equipe que trabalha na campanha precisa entender os pontos fortes e fracos da ação que foi gerada para que possa otimizar ainda mais o processo e conseguir resultados ainda melhores.

A tendência é que, quanto mais ações forem realizadas, maior será a qualidade de suas ações. O feedback ajuda esta tendência a se tornar realidade, trabalhando diretamente com as necessidades de sua empresa.

Considerações finais sobre empreendedorismo gamificado

O empreendedorismo gamificado é uma realidade cada vez mais constante, uma vez que o próprio público tem buscado ações de gamificação para conseguir interações mais efetivas com as marcas das quais acompanham.

Por isso, adequar-se à tendência é uma importante maneira de conseguir mais destaque dentro de seu nicho de atuação, garantindo o interesse de mais pessoas dentro e fora de seu público-alvo.

Quanto mais você conseguir aplicar estes conceitos em sua empresa, maior é o impacto que você terá no mercado, otimizando seus processos e tornando-se uma verdadeira liderança.

 

Gostou do nosso conteúdo sobre empreendedorismo gamificado? Então leia também: Cross merchandising: entenda do que se trata

  • Categorias