5 formas de fazer o envio de mercadorias

25/11/2022
envio de mercadorias

Quando se trata de envio de mercadorias, por isso é importante escolher a forma que seja mais adequada para o seu negócio. Existem várias opções disponíveis no mercado, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Entretanto, neste post, vamos apresentar 5 formas de fazer envio de mercadorias para que você possa escolher a melhor para o seu negócio.

Confira!

Como funciona a logística do envio de mercadorias?

A logística do envio de mercadorias é o processo responsável por administrar o fluxo de produtos, desde a fábrica, armazém ou loja até o cliente final. Isso envolve todas as etapas do transporte, armazenagem e distribuição, bem como a gestão de todos os processos envolvidos.

Portanto, para garantir a eficiência do envio de mercadorias, é importante que todas as etapas sejam bem planejadas e executadas de forma adequada. É preciso considerar então diversos fatores, como o tipo de produto a ser transportado, o prazo de entrega, os custos envolvidos e as condições do transporte.

As mercadorias podem ser enviadas através de diversos modais, como avião, navio, caminhões e ferrovias. Porém, cada um tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas na hora da escolha do melhor transporte para o envio das mercadorias.

Veja mais: Descrição de produtos: 6 dicas para ser efetivo.

Qual plataforma usar para fazer o envio de mercadorias?

Existem diversas plataformas que podem ser usadas para fazer envio de mercadorias. Todavia, a escolha da melhor e de qual é mais estratégica dependerá do seu produto, prazos de entrega, custos e outras variáveis.

Uma das plataformas mais populares é o Mercado Envios, que é uma parceria entre o Mercado Livre e os Correios. Ele permite que os vendedores enviem seus produtos através dos Correios, com preços bem competitivos. Entretanto, outra opção é o envio pelo site da transportadora, como no caso da Jadlog. 

Nesse caso, você precisa fazer um cadastro e seguir as instruções da transportadora para realizar o envio das mercadorias. Para isso existem ainda outras plataformas que podem ser usadas, como o Transporte Direct, Envio Fácil e Remessa Online.

Qual é a forma mais econômica de enviar as mercadorias?

No geral, o envio pelos Correios ainda é o método mais barato de entregar as suas mercadorias. Isso caso você atenda várias regiões do país, especialmente se usar a plataforma Mercado Envios.

Há ainda a modalidade PAC dos correios que é um serviço de entrega econômica, porém com prazos de entrega geralmente maiores. Se o seu negócio envolve produtos que não necessitam de urgência na entrega, essa é uma boa opção para diminuir os custos.

Algumas transportadoras já conseguem ter preços e prazos mais competitivos dependendo da sua localização, então vale a pena consultar a possibilidade de trabalhar com uma.

Realizar as próprias entregas também é uma excelente maneira de economizar. É uma ação no longo prazo e ter maior controle de toda a operação logística, reduzindo os problemas da terceirização das entregas. 

Uma estratégia para reduzir os custos de transporte é adotar a roteirização, para com ela criar as melhores rotas e entregar mais rapidamente.

5 formas de fazer envio de mercadorias

Vamos agora listar 5 formas para você fazer envio de mercadorias e como utilizá-las para seu negócio:

#1 Veículo próprio

A primeira forma – e talvez a mais simples de todas – é utilizar um veículo próprio para entregar as suas mercadorias. Portanto, se você tem um carro ou uma moto, pode utilizá-los para entregar seus produtos.

A vantagem desse tipo de envio é a economia, afinal, você não precisará pagar pelo frete. Além disso, você poderá fazer a entrega em qualquer horário e data, desde que você esteja disponível.

E aqui pode-se usar um planejador de rotas para saber como otimizar as entregas, visto que terá que pessoalmente fazer as entregas.

#2 Correios

Os Correios são uma boa opção para envio de mercadorias, especialmente se você estiver enviando para todo o Brasil. A empresa, por sua vez, oferece diferentes tipos de envio, como SEDEX e PAC.

A vantagem de utilizar os Correios é o menor custo do envio, além da grande abrangência da empresa, que atende a todo o território nacional. O prazo de entrega dos Correios também é um dos melhores, sendo que o SEDEX chega em até três dias úteis.

Entretanto, a desvantagem é que os Correios não enviam todos os produtos. Além disso, a empresa pode sofrer com atrasos na entrega, dado os frequentes problemas estruturais dos Correios.

#3 Fedex

A Fedex é uma excelente opção caso você deseje entregar seus produtos no exterior. Isso porque a empresa oferece um bom serviço de envio, com prazos de entrega razoáveis e baixos custos.

A vantagem é a qualidade do serviço da Fedex, além de contar com uma ampla rede de entregas no mundo todo. Outro ponto importante é que a Fedex não impõe limites de pesos, quantidades e tamanhos das mercadorias.

#4 Motoboy ou bicicleta

Essa entrega por motoboy ou bicicleta é uma das formas mais rápidas de envio de mercadorias. Sua principal vantagem é a rapidez na entrega, sendo ideal para produtos que necessitam ser enviados em pouco tempo.

Porém, a desvantagem é o custo que pode ser bem elevado dependendo da distância e empresa contratada, já que é cobrado por entrega. Além disso, a entrega será dificultada em dias de chuva ou em locais de difícil acesso.

#5 Frete com transportadoras

Por fim, outra boa opção para envio de mercadorias é contratar uma transportadora. Isso porque essas empresas oferecem diversos serviços, como envio por caminhão, avião ou barco.

A vantagem de utilizar as transportadoras é a grande variedade de opções, sendo possível escolher o melhor meio de envio para sua mercadoria. 

Além disso, as transportadoras possuem um sistema de rastreamento, o que garante a segurança do envio. Porém, o envio por transportadora costuma ser mais caro do que outras modalidades. É importante pesquisar e comparar preços antes de escolher uma empresa.

Agora que apresentamos várias opções de envio de mercadorias, fica mais fácil escolher qual a melhor para o seu negócio. Lembre-se de considerar o custo, prazo de entrega e qualidade do serviço ao escolher a modalidade de envio ideal para sua empresa.

 

Gostou desse tema? Veja também: Loja de dropshipping: saiba o que é e como montar a sua.

  • Categorias