Do on-line ao off-line: como gerar sinergia através de uma estratégia omnichannel

21/04/2021

Se você deseja promover uma experiência positiva e a fidelização dos seus clientes, uma das melhores formas de se obter bons resultados é através de uma comunicação clara e eficiente. É por isso que uma estratégia omnichannel pode ser uma grande aliada do seu negócio. Uma vez que ela te ajuda com uma comunicação mais clara com o seu público.

Mas, para que essa estratégia seja aplicada com sucesso e você possa desfrutar dos principais benefícios dela, primeiramente é preciso conhecer seus principais aspectos.

Então, continue lendo para saber mais sobre a estratégia omnichannel. 

O que é estratégia omnichannel?

A estratégia omnichannel é um plano baseado na sinergia de vários canais utilizados pela mesma empresa. Ou seja, essa estratégia promove uma integração das formas de comunicação, sendo eles on-line ou off-line. Assim, os seus clientes não perceberão a diferença entre os atendimentos virtual e real.

Essa estratégia é totalmente focada na experiência do cliente, de maneira a facilitar a sua transição entre o off-line para o mundo on-line.

Para exemplificar essa estratégia, podemos citar a rede de fast food Burger King. O restaurante possui um aplicativo que possibilita ao cliente fazer o pedido e ter acesso aos mesmos cupons de desconto que ele teria na loja física. Logo após, o consumidor só retira a comida no restaurante escolhido posteriormente.

Através da união dos canais, o consumidor ficará satisfeito e muito mais confortável com o atendimento, que é o mesmo em qualquer plataforma.

Como gerar sinergia através de uma estratégia omnichannel?

Em primeiro lugar, para que a estratégia omnichannel funcione, é preciso de um planejamento. Pois sem ele, não será possível integrar os meios de comunicação de maneira que fique uniforme e sem problemas.

Além disso, os funcionários da empresa precisam de ferramentas adequadas para realizar um atendimento padronizado e sem interrupções. Para que o cliente não tenha que recomeçar os procedimentos de compra toda vez que mudar do on-line ao off-line, ou vice e versa.

Quanto ao marketing, ele precisa ser orgânico, além de promover estratégias que estejam alinhadas com os meios de comunicação. Portanto, é essencial investir não só em um conteúdo de qualidade, mas que também seja publicado de acordo com um planejamento. Também vale a pena investir nos meios de comunicação que o seu público mais utiliza.

Quais são os benefícios que a estratégia omnichannel traz para o seu negócio?

  • Atendimento customizado

Atualmente, muitas empresas ficaram famosas pela sua forma de atendimento. Por exemplo, o NuBank, que possui uma linguagem mais convidativa, menos formal e personalizada com os seus clientes. Isso tanto nas redes sociais quanto no atendimento por telefone.

Então, para que a estratégia omnichannel funcione, o atendimento precisa ser personalizado, de forma atender as necessidades do cliente. Dessa forma, a sua empresa passará confiança e conseguirá atender as necessidades do consumidor.

  • Melhora a imagem da marca

Principalmente após as redes sociais, as pessoas conseguem comunicar a sua insatisfação de forma a atingir muito mais pessoas. Mas, ao mesmo tempo, uma empresa que tem uma comunicação efetiva e consegue satisfazer os seus clientes, tem os comentários espalhados pelo mundo inteiro.

Então, a estratégia omnichannel, é uma boa alternativa para fortalecer a imagem da marca no mercado. Especialmente se a sua empresa for menor e precisar se destacar em meio a concorrência.

  • Satisfação dos clientes

Se existe algo melhor do que um cliente extremamente satisfeito com o seu atendimento, decerto é o cliente que volta sempre. Ou seja, é fiel à sua marca. São esses consumidores que farão posts nas redes sociais e que te indicarão para a família e amigos.

Além disso, você também consegue recolher feedbacks mais sinceros dos seus produtos e serviços com esses clientes. O que é perfeito para sua empresa na hora de fazer mudanças e otimizações.

 

Então, agora que você já entendeu mais sobre a estratégia Omnichannel, que tal aplicar essa estratégia na sua empresa? Se você ainda precisar de ajuda para montar o seu planejamento de marketing, a Nairuz está aqui para te auxiliar

 

Leia também: Google ADS: Dicas essenciais para criar uma campanha de sucesso

  • Categorias