Descubra as principais estratégias de Inbound Marketing para atrair melhores resultados

26/08/2021

As estratégias para chamar a atenção do consumidor estão mudando, assim como os hábitos da população, por isso, é importante saber como usar Inbound Marketing no empreendimento comercial, seja ele físico ou virtual.

Além de ter um custo muito mais baixo do que o marketing tradicional, e benefícios que podem ser mensurados de forma contínua, o Inbound Marketing trata de técnicas novas e mais efetivas, reduzindo a resistência do receptor ou, nesse caso, do consumidor. 

As agências de comunicação que estão trabalhando nesse setor adotarem novas posturas de posicionamento da marca, com estratégias que envolvem muitas ferramentas que estão associadas à navegação na internet.

Afinal de contas, o conceito para Inbound Marketing utiliza estratégias conhecidas, mas que são aplicadas de maneira sutil, levando o consumidor a uma jornada de compra que se torna uma experiência, na verdade.

Com isso é possível identificar os passos:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Conclusão da venda;
  • Fidelização ou encantamento.

Todos os processos ocorrem, invariavelmente, de maneira online, por meio de redes sociais, sites corporativos, disparo de e-mail e posts descontraídos em blogs.

Vale apontar que o Inbound Marketing não é a mesma coisa que marketing de conteúdo, mas os dois estão entrelaçados de uma forma que veremos a seguir.

A ideia principal é criar um laço tão forte com o cliente que a rejeição se torna um fator de risco baixo, pois o relacionamento já está traçado com o público-alvo.

Essa conquista ocorre porque a propaganda apresentada não é interruptiva, como no modelo tradicional da propaganda, mas são ofertadas informações que podem ou não ser de interesse do cliente.

Portanto, o caminho é inverso, ao invés da empresa ir até o consumidor, é o consumidor que vai atrás da empresa.

Assim, buscando novas informações e dados que partiram de uma atração, partiu para a conversão do interesse para o funil de vendas, a compra propriamente dita e a pós-venda.

Estratégias de Inbound Marketing a serem aplicadas

Por ser um método em que está inserido nos meios virtuais, as estratégias utilizadas tratam de um marketing digital baseado em confiança e navegabilidade por páginas informativas, sites corporativos, blogs e redes sociais. 

A jornada de compra é aplicada seguindo os passos apresentados no início do texto, mas para isso é preciso entender como o cliente vai chegar até o clique para finalizar uma compra online. 

A atração dentro do marketing digital é feito por meio de mecanismos de busca, das redes sociais ou mesmo de anúncios empregados de forma sutil, ou nem tanto, em portais de notícia com públicos definidos.

Pode ser um turista buscando mais uma aventura em uma trilha em um oásis no meio do deserto. 

Também há quem prefira o frio ao calor, e quer curtir a neve em uma cordilheira, ou ao contrário, e um casal quer passar a lua de mel em um resort.

Isso tudo pode ser pesquisado em um site específico de buscas, e utilizando as palavras-chaves corretas, atrair o internauta para a página que tanto procura.

O marketing digital pode ir além, e oferecer vídeos produzidos de forma profissional, com uma fotografia cinematográfica, atrativos surpreendentes e além da atração, a conversão de leads pode ocorrer a seguir.

Nessa etapa, os internautas disponibilizam dados para as empresas, para que essas possam abrir um canal de comunicação. 

De forma espontânea são apresentados:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Interesses.

Cabe à empresa reter essas informações e oferecer conteúdo que leva ao próximo passo, que é a venda. 

Essa parte é essencial para que as estratégias de Inbound Marketing sejam colocadas em prática, pois assim é possível separar de fato quem é potencial cliente.

A equipe de vendas pode entrar no circuito, identificando os processos e mantendo os contatos devidamente informados e com a possibilidade de compra em andamento.

Quando o lead vira cliente e parte do processo

As compras que se transformam em imagens podem parar na internet e isso ser usado a favor da empresa, ou de uma marca ou produto específico. 

Essa etapa se trata da fidelização, quando o produto foi entregue ou o serviço foi executado com maestria. 

Porém, é necessário demonstrar a importância do cliente, e dependendo da jornada da compra, que ela possa se repetir.

Além disso, os produtos ou serviços podem se destacar em redes sociais que trabalham com imagem. 

Dessa forma, uma menção da marca no Instagram Ads pode potencializar o alcance para um público interessado no que a empresa tem a oferecer.

Pesquisas recentes mostram que a maioria dos internautas estão, de alguma forma, nas redes sociais. Se não for de forma pessoal, estão por uma questão profissional.

A frequência de navegação, troca de informações e fonte de consumo é alta, e por isso as empresas devem estar atentas em como são apresentadas pelos consumidores. 

Portanto, é bem provável que o lead esteja inserido de alguma forma dentro do marketing digital da empresa, seja segurando uma lata de refrigerante na praia ou apresentando um prato preparado por um chef em um restaurante refinado.

Até mesmo o lanche vendido na esquina ou a pizza entregue pelo motociclista, quando apresentados para um público imenso, fazem parte do marketing digital. 

Sendo assim, não importa se é um pequeno, médio, ou grande empreendimento comercial. É preciso aproveitar o hype da melhor forma possível.

Não ignore a rede social mais acessada

Aliás, não ignore rede social nenhuma, pois você ou o seu cliente nunca vai saber quando vai precisar falar com um público-alvo específico. 

A variedade de pessoas que acessam as redes sociais são infinitas, e crescem cada dia mais. 

O acúmulo de informações se repete cotidianamente, com novas gerações nascendo e crescendo junto com as os cliques que vão para álbuns de fotos digitais e vídeos caseiros.

Portanto, toda empresa que se preze e se importa com o marketing de grande massa, precisa entender como funciona o Facebook Ads e investir um capital para poder potencializar a marca.

Ainda é preciso levar em consideração os algoritmos que são aplicados, pois muitas postagens podem não ter o alcance desejado se não for pago. 

A não ser que um assunto esteja em alta, as hashtags funcionem e uma situação se torne um marketing viral, o que pode se transformar em um grande atrativo e deve ser aproveitado da melhor forma possível.

Vale ressaltar que apenas ações positivas devem ser trabalhadas como marketing digital. 

Situações canhestras, que fogem da normalidade, antes de tudo, devem ser evitadas ao máximo. Se não for possível, deve ser minimizada e uma lição deve ser aprendida.

A importância da prática SEO na empresa

Se despedindo das páginas amarelas, pois não há mais sentido em manter um calhamaço gigantesco em forma de papel, sendo muito difícil procurar uma empresa específica no meio de tantas outras.

Hoje em dia as pessoas sacam o celular do bolso e fazem uma rápida pesquisa em um site de buscas, e voilá, tem a informação que procura em poucos segundos, na palma das mãos.

Nesse ponto o inbound marketing precisa aplicar a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, utilizar palavras-chave que vão direcionar uma página, um site ou um blog para o topo da lista.

É possível acelerar esse processo, como anunciar no Google Ads e garantir a apresentação da página em questão em forma de anúncio. 

Sem esse tipo de investimento, a prática de SEO pode levar de 6 a 12 meses para apresentar algum resultado.

Isso se forem aplicadas as palavras-chave corretas, mantendo um processo de alimentação contínuo e perene.

Benefícios justificam investimento da empresa

Com um planejamento adequado de Inbound Marketing é possível destacar a marca empresarial em diferentes pontos da internet, conquistando novos clientes e se tornando um referencial na área de atuação. 

O melhor a fazer é definir as estratégias que mais se aproximam da filosofia da empresa, indicando a visão de mercado e os valores que quer passar para os clientes. 

Na sequência aparecem os objetivos a serem traçados e as metas estabelecidas.

Entre os benefícios que justificam o investimento nesse tipo de marketing, vale destacar o papel informativo para o consumidor.

Quando um cliente procura mais informações sobre determinado produto ou serviço, pode ser que a sua empresa seja a única que contém os dados completos e que podem ser de grande valia para quem procura. 

Utilizando a prática de SEO de forma correta, o internauta vai chegar até os textos, artigos, vídeos ou podcasts sem grande esforço. 

Isso fica marcado e auxilia na fixação da marca, destaca a empresa frente a concorrente e potencializa o alcance junto ao público que está cada vez mais inserido no mundo virtual.

 

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