Estratégias de SEO: como aumentar as vendas orgânicas da sua empresa

12/10/2021

Então você está buscando formas de aumentar as suas vendas orgânicas no e-commerce? Já pensou em começar a investir em estratégias de SEO para bater essas metas?

De certo que o investimento nessas estratégias vai aumentar suas vendas pelo canal orgânico, mas elas também podem trazer diversos benefícios para a sua loja online e sua marca. Quer saber como? Pois continue lendo este post!

O que é SEO?

SEO é a sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, traduzindo para o português otimização para motores de busca. Essas otimizações são algumas regras que ajudarão seu negócio alcançar as metas de vendas orgânicas.

Por ser uma das estratégias de SEO que oferece resultados a longo prazo, muitas empresas acabam negligenciando essa parte no planejamento de Marketing Digital. Entretanto, ter o SEO no seu planejamento é tão importante quanto os anúncios pagos.

Aliás, uma empresa consegue aparecer nas pesquisas dos sites de busca gratuitamente com um conteúdo bem otimizado. Através de ações no seu site e blog, é possível atrair leads para o seu negócio sem ter que pagar por anúncios.

Entretanto, existe uma grande disputa para ver quem consegue chegar a esses primeiros lugares. Por isso, é importante que as ações comecem a ser constantes e persistentes, até que o seu site esteja ali na primeira página de um site como o Google, por exemplo.

Leia mais em: Entenda como otimizar o site nos mecanismos de busca pode ajudar seu negócio

5 estratégias de SEO para aumentar as suas vendas

Agora que você já sabe exatamente o que é SEO, está na hora de conhecer as principais estratégias deste sistema. Por isso, separamos algumas dicas para dar o pontapé inicial nas suas práticas de SEO e, dessa forma, aumentar as suas vendas no e-commerce.

1. Comece criando personas

Você sabe quem é o seu consumidor ideal? Não só as informações básicas, como idade, gênero e de onde veio, mas também os principais comportamentos e preferências?

Ter uma persona é muito mais do que saber quem é o seu público-alvo; é criar um perfil fictício com todas as características e necessidades dos seus consumidores reais. Esse perfil será o seu norte na hora de criar um conteúdo relevante para o seu público em geral, uma vez que ele concentra as principais informações sobre os desejos e expectativas dos seus clientes ideais.

Entre as informações fundamentais que precisam constar nesse perfil estão as mais básicas como nome, idade, nacionalidade, gênero etc. Além disso, você precisa conhecer quais são os principais hábitos, necessidades e desejos de consumo dessa persona para que o perfil fique ainda mais completo.

2. Palavras-chave são importantes

Assim que for definida a persona, fica bem mais fácil de trabalhar com as palavras-chaves relacionadas com a sua marca. Por exemplo, se você tem uma loja online de maquiagem, então vai precisar criar conteúdos que alcancem as primeiras posições dos mecanismos de busca que tenham a palavra maquiagem. Fora outras palavras que façam parte do vocabulário de beleza e cosméticos, é claro.

É preciso dedicar um bom tempo à pesquisa e planejamento de palavras-chave, pois elas são fundamentais para o ranqueamento do seu site ou blog. Só para deixar mais claro: quando foi a última vez que você passou da segunda página de uma busca no Google?

Então, você já sabe a importância do posicionamento, ainda que empiricamente. Mas, se você quer dados para concretizar as suas ideias aqui vão:

  • De acordo com diversos estudos, não mais do que 25% dos usuários passam para a segunda página do Google. Ou seja, 75% dos usuários nunca saem da primeira página;
  • 50% dos usuários descobrem uma nova marca ou produto, após uma pesquisa online;
  • 95% do tráfego de buscas vai para os links da primeira página;
  • Quando o assunto é número de cliques, 75% deles ficam nos primeiros três links das buscas do Google.

Por conta disso, é preciso saber não só quais são as palavras-chaves que estão em alta de acordo com o seu segmento, mas também quais palavras-chaves não têm nada a ver com a sua marca. Dessa forma, você evita a geração de leads que não estão em busca da sua solução.

3. Invista em link building

O link building é uma das estratégias que as marcas mais deveriam trabalhar para melhorar o posicionamento do site. Porém, ele não é uma tarefa simples, logo, muitos deixam ele meio que de escanteio quando o assunto é estratégias de SEO.

Primeiramente, vamos entender o que significa a expressão. Traduzindo para o português, essa expressão ficaria construção de link. Isso quer dizer que para melhorar a sua posição nas páginas das redes de busca, é preciso fazer com que conteúdos de outros endereços utilizem hiperlinks com o seu site com referência.

A partir do momento que sua página é linkada a esses conteúdos como uma fonte de referência, a sua autoridade aumenta, já que o seu conteúdo é considerado relevante. Contudo, só uma menção em um site que não tenha uma posição tão boa não é o suficiente; como o próprio nome já diz, essa é uma construção de links, logo, são necessárias algumas parcerias em conteúdos igualmente bons como os seus!

4. O e-mail não morreu!

Se você é do time que acredita que o e-mail não é uma ferramenta efetiva, então você precisa ler um conteúdo que escrevemos provando exatamente o contrário.

Muitas pessoas não conhecem o poder de alcance de um e-mail e por isso acabam desvalorizando essa ferramenta. Com o e-mail é possível manter um contato constante com os leads e clientes, dessa forma, construindo uma relação saudável com essas pessoas.

Contudo, é preciso criar e-mails com conteúdo relevante para esse público, sem saturá-los com ofertas de vendas e promoções, principalmente se o lead não está pronto para a conversão.

Mas como o e-mail pode te ajudar no orgânico? Simples, se você começar a mandar landing pages para os seus usuários acessem para saber mais, então o Google perceberá que os acessos à essa página estão aumentando, dessa forma, aumentando a autoridade dela no posicionamento do mecanismo de busca.

Portanto, capriche nas CTA (call to action), para que as pessoas cliquem nos links enviados nos e-mails!

5. Ofereça uma boa experiência para o usuário

Além de um conteúdo de qualidade e do link building, a experiência do usuário conta muito na hora de ranquear o seu site.

Também conhecido como SEO off page, essa estratégia depende muito de como o seu site foi construído, se as páginas demoram muito para carregar e se isso interfere no tempo que os usuários passam no site. A qualidade das imagens, fontes e posição de botões também são avaliados nesse quesito.

Por isso, é preciso investir em um site que seja voltado para oferecer a melhor experiência possível para os internautas.

Leia também: UX Design: qual a importância para seu e-commerce

Agora que você já conhece as principais estratégias de SEO, que tal contratar uma agência de Marketing Digital que aplica todas as técnicas para trazer os melhores resultados para o seu negócio? Em um dos nossos cases de sucesso, a Bialetti Shop aumentou seu alcance orgânico em 668%!

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