Como gerenciar equipes de tecnologia em 2021?

10/12/2020

Uma dúvida comum para todas as empresas que lidam com TI, desde as grandes como a Mestres da Web, até as pequenas, é como gerenciar equipes de tecnologia em 2021. Afinal, muitos dos problemas que surgiram em 2020 continuam por aí, mas o contexto social é outro, embora esteja em constante mudança e não dê para dizer, com certeza, qual é o curso de ação mais indicado atualmente.

Um dos grandes problemas para gerenciar times de tecnologia atualmente é a pandemia do novo coronavírus. A pandemia faz com que seja um risco qualquer pessoa sair de casa, ir trabalhar, pegar transporte público e ficar em um escritório compartilhado com o resto do time. É claro que milhões de brasileiros enfrentam esse risco diariamente, mas não deixa de ser um risco.

Ao mesmo tempo, as perspectivas de lockdown diminuem, mesmo com o aumento dos casos, e as pessoas parecem cada vez menos dispostas a manter o isolamento social. Dá para manter seu time em home office nesse contexto? Como gerenciar equipes de tecnologia em 2021? É o que veremos a seguir!

Como gerenciar equipes de tecnologia em 2021: 5 passos

1. Adote o home office

Durante os primeiros meses da pandemia, uma das soluções encontradas pelas empresas de tecnologia foi adotar o home office como padrão de trabalho. Não só as de tecnologia, claro, já que muitas empresas nacionais adotaram esse método de trabalho, mas como o trabalho de TI é mais fácil de se adaptar para o home office, a adoção foi maior nessa área.

Agora que 2021 começou, muitas empresas pensam em voltar para o método normal de trabalho. No entanto, com a alta no número de infectados e mortos pela Covid-19, é importante manter o padrão home office ou voltar a adotá-lo.

Isso é importante para manter toda a equipe a salvo e evitar contaminações. Pense assim: por mais cuidados que haja dentro do trabalho, não dá para evitar contaminações no caminho de casa para o escritório. Uma pessoa infectada pode colocar todos em risco. A ação mais segura é, realmente, o home office.

2. Tenha uma plataforma de trabalho online

Apesar do home office resultar em um aumento de produtividade, muitos gestores têm receio de que o modelo de trabalho não dê tão certo assim. Para evitar isso, existem algumas formas interessantes de organizar as demandas do dia a dia.

A principal delas é ao instalar uma plataforma de trabalho online. Essa plataforma deve reunir todos os devs do time de tecnologia, de modo que seja possível ver todas as tarefas e obrigações para cada um. Esse tipo de organização permite controlar a produtividade e o andamento dos trabalhos.

Caso seu time não tenha uma plataforma dessas, vale a pena contratar uma empresa como a Mestres da Web para desenvolver uma com base nas suas necessidades.

Além disso, esse recurso dá autonomia aos profissionais. Eles passam a poder simplesmente entrar na plataforma e ver o que precisam fazer naquele dia, sem perder tempo em reuniões e outras distrações. E por falar nisso…

3. Evite reuniões em excesso

Fazer reuniões é algo essencial em um ambiente de trabalho. No dia a dia de uma equipe de tecnologia é ainda mais importante para poder acompanhar o andamento dos projetos e trocar ideias e discussões sobre o desenvolvimento do que está sendo feito.

Com o aumento do home office na pandemia do novo coronavírus, essas reuniões se tornaram ainda mais comuns. No entanto, lembre-se de que é importante não tomar muito tempo do seu time em calls desnecessárias.

Deixe as reuniões apenas para o que realmente só pode ser tratado em tempo real e com os participantes conversando em vídeo.

4. Mas crie formas de comunicação entre o time

Não ter tantas reuniões assim não significa não ter comunicação com o seu time. Na verdade, você não só pode, como deve, criar outras formas de comunicação entre todos.

O ideal é ter um mensageiro próprio embutido naquela plataforma de trabalho que mencionamos antes. No entanto, dependendo do nível de informalidade do time, dá para usar um aplicativo padrão como o WhatsApp ou o Telegram.

5. Estabeleça diretrizes simples e objetivas de projetos

Por fim, entenda que um projeto de tecnologia deve ser feito com diretrizes objetivas e simples. Se isso já é verdade com a equipe trabalhando em contato físico, é ainda mais importante no home office.

Portanto, lembre-se de preparar os briefings com os requisitos funcionais e não funcionais da maneira mais objetiva, didática e mensurável possível. Isso dará uma bússola para a equipe se orientar ao trabalhar à distância.

Esses são os 5 pontos principais de como gerenciar equipes de tecnologia em 2021. Com esse conhecimento, você conseguirá estabelecer um framework de trabalho simples, mas eficaz e que traz muitos resultados. O próximo passo depois disso será aprimorar esse sistema fazendo adaptações básicas que se farão necessárias com o dia a dia de trabalho em home office.

E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe algumas dicas para melhorar a gestão de empresas neste ano!

  • Categorias