Atrair clientes, obviamente, é um dos principais objetivos de qualquer negócio. Porém, para conseguir tal feito, não basta ter um bom produto ou serviço.
Afinal, hoje em dia existem diversas empresas que vendem o mesmo produto ou que oferecem o mesmo serviço. Ou seja, a concorrência é alta.
Sendo assim, para conseguir se destacar, atrair e fidelizar clientes, é preciso ir além, é preciso investir em ações e estratégias certas.
E como você leu no título do artigo, hoje nós iremos falar sobre as promoções, até porque, quem não gosta de aproveitar uma?
Portanto, se você quer descobrir quais são as principais ações promocionais para aproveitar em prol do seu e-commerce, não deixe de conferir as ideias que separamos a seguir!
Como atrair clientes para o seu e-commerce: 9 ideias de promoção
Ideia 1: pague 1 e leve 2
A primeira ideia de promoção para você aplicar em seu e-commerce, de modo a atrair mais clientes é o conhecido “pague 1 e leve 2”.
Isso porque, ao fazer esse tipo de promoção casada, você chama a atenção dos consumidores e consegue dar um volume maior para as suas vendas.
Então, avalie com atenção quais os produtos que você tem disponíveis e quais podem ser encaixados nessa estratégia.
Ideia 2: desconto no item seguinte
Infelizmente, nem sempre dá para fazer uma promoção diretamente no preço de um produto. Contudo, você pode aproveitar a ideia do “desconto no item seguinte” para conseguir atrair clientes e vender mais.
Veja, você pode, por exemplo, oferecer um cupom de 30% de desconto na próxima compra que a pessoa fizer.
Assim, além de ela comprar agora, ela provavelmente voltará e comprará pelo menos mais uma vez para aproveitar o cupom que ganhou.
Leia também: Estratégias de marketing para aplicar no seu e-commerce
Ideia 3: brindes
Se tem uma ação que ajuda a atrair, fidelizar, surpreender e encantar clientes é dar algum tipo de brinde a eles.
Isso porque, além do produto que compraram, eles ganham algo a mais gratuitamente e, por mais simples que seja, a verdade é que todo mundo gosta de um mimo, de um presente.
Então, a terceira ideia que sugerimos a você é investir em brindes (mas claro, de maneira bem pensada e planejada). Não vai gastar todo o seu orçamento em brindes, ok?
E uma dica importante que ajuda a potencializar essa ação, é investir em brindes personalizados, ou seja, brindes que você pode customizar com algo que remeta a sua empresa como o logo, o nome, o telefone, o site ou o e-mail dela.
E sabe por quê? Porque dessa forma o cliente irá visualizar e se lembrar, mesmo que indiretamente, da sua marca.
Veja, se você der, por exemplo, canetas, calendários, copos personalizados, etc. aos seus clientes, toda vez que eles forem utilizar esses itens no dia a dia, eles estarão vendo algo que remete a sua empresa – o que é ótimo, pois assim ela não cairá no esquecimento tão cedo.
Ideia 4: frete grátis
Vender pela internet é uma ótima forma de alcançar consumidores pelo Brasil todo.
No entanto, dependendo da distância e da localização que os seus consumidores estão, o frete pode acabar “pesando” e fazendo com que eles desistam de comprar.
Por isso, de maneira estratégica (e pensando na sua margem de lucro), ofereça frete grátis.
Você pode investir nessa ação, por exemplo, com produtos que custam acima de R$100 ou R$150.
Ideia 5: programa de fidelização
Para atrair e, principalmente, fidelizar clientes, é bastante interessante investir em algum programa de fidelização.
Isso porque, dessa forma o consumidor terá algum benefício, vantagem ou recompensa por comprar da sua empresa de maneira mais recorrente. Então, vale a pena pensar e trabalhar nessa ideia.
O importante aqui é estabelecer algo que seja justo, que possibilite condições especiais aos consumidores e claro, que ajude na conquista e fidelização do seu público.
Ideia 6: desconto na forma de pagamento
Se o seu consumidor pretende pagar à vista por um produto, que tal dar um desconto para ele?
Mesmo que o valor seja pequeno, ele já pode ser um fator importante para influenciar na tomada de decisão do comprador, afinal, você estará oferecendo um preço menor do que aparece no site ou até mesmo na concorrência.
Agora, vale destacar que isso precisa ser bem avaliado.
Se você oferecer, por exemplo, um desconto à vista para um produto que custa R$34,99, a sua margem de lucro será impactada e dificilmente você terá lucro.
Leia também: Métodos de pagamentos para E-commerce: O que devo levar em consideração na hora de escolher esta parceria?
Ideia 7: desconto progressivo
Quer fazer com que os seus clientes coloquem mais produtos no carrinho? Então invista no desconto progressivo.
Por exemplo, se o cliente levar dois produtos, ganha 10% de desconto. Se levar três, 15%, se levar quatro, 20% e assim por diante. A ideia aqui é: quanto mais produtos o cliente levar, mais desconto ele terá.
Dessa forma, você vende mais produtos e o cliente ganha mais desconto, e no final todos saem ganhando.
E nessa estratégia, o desconto não precisa ser necessariamente em porcentagem. Você pode utilizar também a estratégia do desconto em reais. R$10, R$20, R$30, ou mais.
Quanto mais produtos no carrinho, mais desconto em reais o consumidor terá.
Ideia 8: promoção do dia
Diversos e-commerces, na homepage do site, costumam fazer a “promoção do dia”, na qual um (ou às vezes mais de um) produto é vendido por um preço mais atrativo, isto é, com desconto. Um grande exemplo disso é a KaBuM.
E nessa ideia, como é a promoção do dia, ela tem, geralmente, 24 horas para acabar.
Ou seja, se o consumidor não comprar hoje, agora, acabará perdendo uma grande oportunidade – o que, em muitos casos, faz com que ele não pense duas vezes e compre logo o produto anunciado.
Ideia 9: datas sazonais
Por fim, a nona e última ideia de promoção para atrair clientes é aproveitar as datas sazonais como Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Black Friday, Natal, entre outras.
Isso porque, essas datas sazonais, se bem trabalhadas, podem ajudar a sua empresa a ter mais visibilidade, tráfego e claro, mais vendas e clientes.
Portanto, saiba aproveitar as oportunidades que essas datas oferecem.
E para isso, além de fazer ações especiais, por exemplo, nas redes sociais ou no próprio site da empresa, você pode oferecer descontos, cupons limitados e/ou condições especiais para os consumidores.
E então, pronto para atrair clientes para o seu e-commerce? Esperamos que as ideias apresentadas tenham lhe ajudado.
Leia também: Customer Centric: sua empresa está preparada para essa tendência?