Estratégias de marketing para aplicar no seu e-commerce

27/12/2020

Montar um e-commerce é uma tarefa relativamente simples, quando comparada, por exemplo, há criação de uma loja física e todos os fatores relacionados, porém, quando o assunto é realizar vendas, as posições ficam invertidas. Você já ouviu falar sobre estratégias de marketing para e-commerce?

Enquanto uma loja física pode ter um grande número de vendas com base, somente, na sua localização, uma loja virtual não terá esse privilégio e, se não investir em estratégias de marketing, poderá passar meses ou até, anos, sem realizar a primeira venda.

Segundo o Sebrae, 60% das lojas virtuais fecham em menos de 1 ano. O motivo principal pode ser, justamente, o fato das pessoas não encontrarem a loja.

A taxa de conversão média do e-commerce brasileiro é de 0,5%, ou seja: é necessário que aproximadamente 200 pessoas acessem uma loja virtual para que aconteça uma venda, portanto, se o plano é ter um e-commerce realmente lucrativo, o marketing deve estar no centro do negócio.

Abaixo, uma lista com alguns tipos de estratégia de marketing para auxiliar em todas as etapas do seu negócio:

SEO – Search Enginee Optimizacion

Seo é um dos fatores mais importantes para manter uma loja virtual viva durante muitos anos. A técnica consiste em fazer com que o e-commerce apareça nas primeiras posições dos sites de busca quando pesquisado pelo consumidor.

Segundo Bruna Bozano, especialista em SEO e CEO da Joias Boz, no mercado de joias de prata e folheados desde 2012, os fatores que fazem com que isso seja possível são diversos e incluem desde a velocidade e usabilidade do site, até a autoridade, que pode ser medida, entre outras coisas, pela quantidade e importância dos links que o e-commerce recebe.

Conseguir uma posição excelente nos sites de busca não é algo fácil e muito menos, rápido, mas é uma estratégia de marketing que pode garantir a sobrevivência e a lucratividade do negócio, visto que, ao contrário de quase todas as outras estratégias, não depende de investimentos diários de capital.

O SEO deve ser iniciado antes mesmo do início do e-commerce, na escolha da plataforma, levando em conta a estabilidade do servidor, a velocidade das lojas desenvolvidas dentro do tipo escolhido, as versões mobile disponíveis para a loja, as possibilidades de integrações e otimização on page e outros fatores.

Além disso, o trabalho de SEO devem continuar sendo trabalhados em cada detalhe, desde a otimização das imagens e links até os conteúdos escritos e disponibilizados dentro de cada loja.

Mídias Sociais

O uso das mídias sociais não é opcional quando o assunto é estratégia de marketing para e-commerce. Um perfil no Instagram, no Facebook e no Youtube é o mínimo que uma empresa precisa para se manter relevante nos dias atuais.

Pinterest, Twitter e outros canais também têm sua relevância e devem ser usados com compromisso e dedicação.

Manter os perfis atualizados frequentemente (no mínimo, diariamente), com informações relevantes ao público que se deseja alcançar é apenas realizar o básico e não é o suficiente para considerar os canais como uma estratégia de marketing.

O ideal é que as redes não sejam apenas abastecidas com propagandas ou informações, mas que haja impulsionamento das postagem para que elas atinjam o máximo de pessoas dentro do público desejado.

Estratégias de re-targeting também podem e devem ser utilizadas, a fim de fazer com que pessoas que já visitaram o e-commerce, continuem tendo contato com a marca e com os produtos a venda.

Adwords e Google Shopping

Os produtos do Google são excelentes opções para quem deseja aumentar as vendas online, porém devem ser usados com muita cautela pois podem consumir todo o lucro do seu negócio e, se não houver muita atenção aos números, todo o faturamento dele (ou mais que isso).

As ferramentas que funcionam por Pay-to-click são tão intuitivas que causam a impressão que qualquer pessoa pode administrá-las mas isso não é, exatamente, uma realidade.

Estratégias de Adwords e Google Shopping devem envolver muita pesquisa, sendo que algumas delas envolvem:

  • Preço dos seus concorrentes em produtos similares;
  • Prazo para postagem e prazo de entrega;
  • Custo do frete;
  • Média de lucro por produto (lembre-se que você precisará de aproximadamente 200 cliques para realizar uma venda);
  • Taxa de conversão;
  • Fotos e informações do produto no site;
  • Agilidade no atendimento pelos canais em que o cliente pode tirar as dúvidas;
  • Índice de reclamações no Reclame Aqui e outros sites de opiniões.

Tudo isso serve para que o orçamento destinado ao Adwords não seja um desperdício de verba e sua estratégia seja sustentável, afinal, não adianta levar milhares de pessoas a um site se ele não for a melhor opção para a compra.

Estratégias combinadas de marketing para e-commerce

Importa salientar que quanto mais integradas as estratégias estiverem, maior será o sucesso do e-commerce, mas como nem sempre é possível investir em todas as vertentes do marketing, vale a pena se concentrar em fazer ao menos uma delas de forma excepcional e ir aderindo às outras conforme for possível investir nelas.

Consultar um especialista ou contratar um sempre costuma ser melhor do que tentar sozinho.

Embora seja possível adquirir experiência e sucesso com base nas tentativas e erros, essa aventura pode custar o sucesso do empreendimento e causar bastante prejuízo. É necessário ter isso em mente, antes de começar.

Você já possui um e-commerce ou está pensando em montar um? Quais são suas maiores dificuldades? Compartilhe e nos ajude a desenvolver novos conteúdos como esse.

 

Gostou de nossas dicas de estratégias de marketing para e-commerce? Leia também: 5 formas de vender mais usando SEO

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