Relacionar bem com os outros se trata de um dos pontos principais no que envolve a vida em sociedade, algo que garanta a possibilidade de bons contatos para suas relações pessoais e profissionais. Junto a isso, destaca-se o conceito específico de inteligência social.
Uma concepção importante não apenas entre os indivíduos entre si, mas também entre as pessoas jurídicas e o seu público. Ou seja, um trabalho que deve ser executado pelas empresas para garantir uma boa relação comercial com a sua audiência consumidora.
Essa ação viabiliza o alcance de melhores resultados, permitindo que um negócio consiga superar diversos desafios no mercado. Principalmente em relação à dificuldade de se conectar com a sua audiência-alvo. Como um fornecedor de grade para fechamento de área que, para encontrar bons resultados comerciais, deve trabalhar a sua aproximação com diferentes perfis de público. Entre eles, laboratórios, hospitais ou qualquer estabelecimento comercial que use tal produto.
É importante conhecer seu público
Para que essa proximidade seja possível, é responsabilidade de tal negócio conhecer a fundo o seu público. Para isso, adota uma comunicação aberta, que permite uma proximidade, ampliando assim seus resultados no mercado. O resultado é a expansão do cenário digital, no qual um usuário pode pesquisar na rede sobre projeto de rede de distribuição de energia elétrica e ser direcionado ao site institucional de diversos empreendimentos.
Mas com um perfil de público cada vez mais ativo, é importante não só dar um foco especial aos seus produtos ou serviços que serão disponibilizados no mercado. Mas principalmente ao estilo de comunicação que será adotado durante esse contato com o público. Um diálogo que pode render bons resultados para os objetivos de uma empresa, sendo importante então saber como falar com a sua audiência.
Isso independentemente do canal escolhido para iniciar tal contato, destacando assim o conceito particular de inteligência social.
Do que se trata o conceito de inteligência social?
Quando se pensa sobre o objetivo de manter uma boa relação com os outros, algo essencial para a vida em sociedade, diversos são os tópicos que podem ser levantados. Entre eles, o estilo de diálogo por ambas as partes antes e durante uma conversa, por exemplo.
Para essa comunicação adequada é preciso pensar na escolha das mesmas ferramentas a serem usadas por todos que participem desse diálogo. Isso envolve a escolha do idioma, o perfil da conversa, como algo formal ou informal, ou até mesmo o uso de um dispositivo. Ainda mais quando se pensa nas possibilidades de contatos a serem iniciados com o uso das plataformas digitais, um sistema que pode reunir usuários de diferentes partes do mundo.
Exemplo prático
As empresas de inspeção em caldeiras , que buscam destacar os seus serviços para o setor fabril, dão mais atenção para o uso da internet e das mídias sociais com o objetivo de otimizar o contato com esse público em potencial. Tudo isso levando em conta que o acesso aos canais digitais vem se mostrando relevante para os mais variados perfis de negócio.
E para uma comunicação adequada nesse sentido, o conceito de inteligência social recebe um destaque em especial. Concepção essa que está voltada ao objetivo de equilibrar as suas características emocionais, para que seja possível estabelecer uma melhor relação com o público ao seu redor. Uma situação que engloba todos os tipos de contatos a serem feitos na sociedade.
Existe destaques especiais para a relação a ser trabalhada entre uma empresa e o seu público, com o objetivo de otimizar os seus resultados no mercado. Tais como:
- Comunicação verbal;
- Comunicação não-verbal;
- Empatia;
- Apresentação pessoal;
- Transparência de diálogo.
Um conceito que pode ser aplicado tanto para um chefe de setor se comunicar com seus funcionários, como também pelo gestor de uma empresa de higienização de estofados de automóveis. E o objetivo? Garantir a melhor relação comercial com seus clientes.
A partir da aplicação desse ideal de inteligência social, um número amplo de benefícios passam a se tornar disponíveis, seja para um projeto de nível pessoal, como se comunicar em uma reunião, ou então para falar melhor com uma audiência consumidora.
Os benefícios da aplicação de inteligência social
Trabalhar com esse conceito de sociabilidade permite uma otimização das suas relações de forma geral, trabalhando com um aprimoramento dos métodos de comunicação do indivíduo em si, seja na posição de uma pessoa física ou jurídica.
Até porque a aplicação dessa concepção se permite conquistar alguns benefícios de cunho social, como:
Capacidade de escutar a si
Para se comunicar com os outros, antes de tudo é preciso saber como escutar a si mesmo. De forma até mesmo de identificar possíveis erros usados em sua abordagem pessoal, e que precisam ser resolvidos para se iniciar um bom diálogo com pessoas terceiras.
Controle de imagem
Ao abrir uma linha de diálogo com os outros, é importante muitas vezes cuidar da sua imagem de forma a apresentar uma mensagem direto através do seu perfil pessoal. Tal como cuidar de um paisagismo de jardim para otimizar o visual do seu lar.
O mesmo tipo de conceito que pode ser trabalhado para a construção da imagem de uma empresa ou até mesmo de um indivíduo.
Autoeficácia social
Ser autossuficiente é um tipo de característica que vem sendo muito exigida no mercado de trabalho. Destacando assim a eficiência de um profissional em executar suas tarefas de forma individual e otimizada, independente dessa variedade de responsabilidades.
A autoeficácia social funciona de maneira similar, indicando a habilidade de um indivíduo em se adaptar para diferentes mercados e ações. Isso pode ser trabalhado por certos empreendimentos, como fornecedores de acoplamentos, para destacar o seu produto para diferentes perfis de público.
Benefícios esses que podem aprimorar a performance de um negócio ao melhor se comunicar com o seu público, seja aquele já fidelizado ou aquele a se conquistar. Uma boa relação que pode ser aplicada a partir de um investimento pessoal em sua comunicação.
Aplicando a inteligência social em suas relações
Para ter acesso a todos os tópicos citados anteriormente, é importante saber como aprimorar a si mesmo, desenvolvendo melhor as suas habilidades sociais. Algo que também é válido para uma companhia que busca se relacionar com o seu público.
Isso aumenta a possibilidade com que um vendedor de tapete de vinil em rolo, por exemplo, consiga aumentar o seu percentual de vendas. Tudo com base em sua relação com os clientes a serem convertidos. Esse que é o grande desafio de qualquer tipo de negócio.
Para se conquistar isso, algumas práticas devem ser colocadas em prática, como:
Exercitar suas habilidades interpessoais
Tudo se aprende com prática, o mesmo serve para o desenvolvimento das suas habilidades pessoais de comunicação. Nesse sentido, é válido observar as pessoas ao seu redor para, a partir dessa análise, ser possível replicar características sociais que otimizem o seu contato.
Ampliar o seu networking
Quanto maior for a sua linha de contatos, maior será a sua chance de ter uma boa comunicação no mercado. Algo importante tanto para o destaque de uma empresa, como para o alcance de oportunidades relacionadas à gestão de sua carreira.
Trocar conhecimentos
Por fim, essa relação com vários contatos pode aumentar o alcance aos seus objetivos, contanto que seja aplicada uma troca de conhecimentos entre uma empresa de inspeção termográfica em painéis elétricos e o seu público.
Um exemplo que destaca a possibilidade de se alcançar benefícios para ambos os lados envolvidos nesse diálogo comercial, com essa troca de informações podendo otimizar os resultados de uma empresa e a satisfação de um cliente, tudo através da aplicação correta do conceito de inteligência social ao mercado.
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