Marketing digital: 5 motivos pelos quais sua empresa precisa dele

05/08/2021

Com a forma de acessar a internet se tornando cada vez mais acessível, atualmente é difícil encontrar uma marca que não esteja presente online. Afinal, como já diz o velho ditado: quem não é visto não é lembrado. E mesmo que o ditado não estivesse se referindo ao meio mundo digital, essa frase ainda se aplica muito aos dias de hoje.

Por mais que você se esforce para aumentar as vendas da sua empresa sem utilizar o marketing digital, é importante entender que ele pode ser um grande aliado para sua empresa. Principalmente para o aumento das vendas e também a fidelização destes clientes.

Se você precisa de dados para se sentir mais seguro, temos eles aqui para você! De acordo com o site InfoMoney, houve um crescimento de 41% no faturamento no e-commerce no Brasil em 2020. Foram contabilizados mais de 194 milhões de pedidos pelos brasileiros durante o ano passado. Esse percentual nunca foi registrado antes. O estudo feito pelo Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco) apontou que as vendas somaram R $87,4 bilhões no período.

Apesar desse aumento ter sido impulsionado pela pandemia do COVID-19, essa não será apenas uma onda passageira. Agora que o brasileiro conhece as compras online como uma opção e sabe das vantagens de se ter a compra entregue na porta da sua casa, esse será um caminho sem volta.

Ficou interessado em saber como usar o Marketing Digital para atingir as metas do seu negócio? Então você precisa continuar lendo este post!

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital

Marketing Digital

Com o mercado cada vez mais competitivo e com mais soluções disponíveis para os consumidores, as marcas passaram a entender que não bastava apenas forçar a venda do produto, era preciso dar foco nas necessidades dos clientes. 

Por isso, o Marketing Digital vem ganhando mais espaço sobre as formas tradicionais de propaganda, por oferecer uma maior interatividade com os consumidores. Uma vantagem que os canais offline não possuem. 

Muitas marcas estão até adotando uma linguagem própria, como é o caso da Netflix e do NuBank. Eles se comunicam de maneira mais informal e descomplicada com os usuários para aproximar a marca do consumidor. Assim, eles se sentem mais encorajados a buscar você caso tenham algum problema, ao invés de abandonar a marca e ir para a concorrência. 

Tipos de estratégias de Marketing Digital

1. Otimização para motores de busca (SEO)

Marketing Digital

A melhor forma de conseguir trazer internautas para o seu site de forma orgânica (isto é, gratuita!), é utilizando as regras de otimização para os motores de sites de busca. 

Também conhecido como SEO, esse é um conjunto de normas que fazem com que o seu conteúdo de blog e site alcancem melhores posições nos sites como Google. 

Existem alguns tipos de SEO que te ajudarão a gerar o tipo de tráfego que você precisa para o seu site. Por exemplo, o SEO on page, que consiste em regras que você precisa seguir na hora de produzir o conteúdo que está na página, como o próprio nome já diz. Os textos, especialmente de blog, precisavam conter a palavra-chave da sua solução. Além disso, sanar os problemas que a sua persona possui. 

Também existe o SEO off page, que ao contrário do primeiro, consiste em estratégias fora da página. Esse tipo de otimização está relacionado com a visão de outros canais sobre a sua marca e se eles escolhem o seu conteúdo para criar links e menções em seus sites. Quanto mais vezes o seu conteúdo é mencionado em outros sites, maior será a sua autoridade e mais alto será o seu rankeamento nos sites de busca. 

Por fim, existem outras regras relacionadas ao lado mais técnico que avaliam áreas como estruturação do site, tempo de carregamento das páginas, entre outros aspectos. 

Leia mais: 5 formas de vender mais usando SEO

2. Marketing de conteúdo 

Esse tipo de estratégia de Marketing Digital está relacionado com a produção de conteúdo para as mídias online. Assim, aumentando a geração de tráfego orgânico e, consequentemente, gerando mais leads para o seu negócio. 

Entre os diversos conteúdos produzidos podemos dar destaques para o conteúdo de blogs, ebooks e infográficos. Todos eles são feitos para atrair um tipo de público e de acordo com o estágio desse possível cliente dentro do Funil de Marketing. 

Dessa maneira, os leads serão nutridos de acordo com o seu momento na jornada de compra, até o momento que estarão prontos para a conversão. 

Leia mais: Você sabe o que é um funil de marketing? Descubra!

3. Marketing Digital nas mídias sociais 

As mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest, são muito mais do que só uma rede de entretenimento. Nelas você consegue ter um contato mais rápido com os seus futuros clientes. 

Por isso, você deve usar as mídias sociais como uma forma de promoção de sua marca e do seu conteúdo. Assim, será mais fácil construir a sua autoridade online e fazer com que o seus clientes se tornem fiéis à marca. 

É interessante que você crie uma sinergia na comunicação da sua marca em todos os canais, para que os seus clientes não estranhem a mudança de plataformas. 

Leia também: Do on-line ao off-line: como gerar sinergia através de uma estratégia omnichannel

4. Anúncios pagos

Você já deve ter visto nas redes sociais e no próprio Google anúncios pagos. Normalmente eles aparecem quando você procura algum produto específico. Ou no caso das mídias sociais, quando você já segue alguma marca ou curte um post. 

Muitos desses anúncios possuem um custo por click, ou seja, você só paga pelo anúncio se o usuário clicar nele. Por isso, é importante ter campanhas assertivas para que a pessoa que clique no anúncio esteja pronta para fazer a conversão. 

Leia mais: O que é Google AdWords e por que minha empresa precisa?

5. E-mail Marketing

marketing digital

Você achou que o e-mail se tornaria obsoleto por conta das mensagens instantâneas do WhatsApp? De fato, as mensagens de texto são muito mais práticas no dia a dia, porém ainda existe um grande potencial para os emails. 

Por isso, muitas empresas optam por trabalhar com o e-mail como uma estratégia de Marketing Digital, pois ele é uma forma de se manter em contato com o seu público. Afinal, quem não tem um e-mail hoje em dia?

De acordo com o canal Techmundo, em 2018 o Gmail já possuía 1,5 bilhões de usuários, conectados a uma conta do Google. Agora, imagina ter uma porção deste grupo assinando a sua newsletter! São muitas oportunidades de negócio. 

Mas para isso, você precisa trabalhar com todas as estratégias para conseguir a confiança dos usuários, e só aí pedir o e-mails deles para mandar mais informações. A partir daí você pode mandar conteúdos de blog, e-books, infográficos, até ofertar um produto para esses leads. 

6. Inbound Marketing

Se juntarmos todas as técnicas listadas acima para atrair o cliente até você, teremos uma estratégia de Inbound Marketing. Logo, podemos definir esse tipo de Marketing Digital como uma maneira de engajar o cliente com o seu conteúdo e conduzi-lo pelo Funil de Marketing, até que ele esteja pronto para não só comprar a sua solução, mas também ser o seu maior promotor.  

Diferentemente de um comercial de televisão, por exemplo, que está indo direto ao cliente e ofertando o produto a ele, o Inbound promoverá estratégias que apontem como o seu produto pode solucionar um problemas na vida desse cliente. Isso utilizando conteúdos de blog, vídeos no YouTube e e-mail marketing. 

 

Agora que você sabe mais sobre Marketing Digital, que tal contratar a Nairuz para te ajudar nessa jornada?

Clique aqui para falar com um de nossos consultores!  Veja também os nossos cases de sucesso!

Leia também: Marketing B2B: como a Minassal aumentou sua base de leads em 91% em um semestre

  • Categorias