Os métodos de pagamentos para e-commerce influenciam muito na hora do fechamento de uma venda. Isso porque caso você não tenha disponível uma forma de pagamento que seja conveniente para os seus clientes, eles podem abandonar o carrinho e buscar uma outra loja que atenda às suas necessidades.
O mesmo acontece com as lojas físicas: imaginem passar um bom tempo escolhendo os seus produtos. Só para chegar no final da compra e você não poder levar as suas compras para casa. Ou no caso do e-commerce, não poder recebê-los na sua casa.
Então, para que você não perca oportunidades de conversão, separamos para vocês os principais métodos de pagamentos para e-commerce e quais são suas principais vantagens.
Principais métodos de pagamento para e-commerce
Existem quatro principais de métodos de pagamento para e-commerce:
1- Boleto bancário
Muito utilizados como forma de pagamento em e-commerce, os boletos são títulos de cobrança onde você irá encontrar os principais dados sobre o recebedor (banco, data de vencimento, valor da cobrança, código de barras) e as informações do cliente. Esse método de pagamento se tornou mais comum no comércio eletrônico, uma vez que ele é mais acessível para várias pessoas.
Independente de ter uma conta bancária ou não, o cliente só precisará preencher com os dados dele antes da compra. Após o pedido, já será possível efetuar o pagamento em lotéricas, caixas eletrônicos e internet banking e no caixa do próprio banco.
Por um outro lado, umas das grandes desvantagens dos boletos bancários para o seu e-commerce é a demora para a confirmação de pagamento. Então, o pedido só será enviado quando o pagamento for confirmado, o que pode levar até cinco dias úteis, dependendo do banco.
Para ter os boletos como um dos métodos de pagamento para o seu e-commerce, primeiramente você precisa abrir uma conta corrente (isso pode ser feito em qualquer banco).
2- Transferência eletrônica
A transferência eletrônica é um dos métodos de pagamento para e-commerce que possibilita ao seu cliente efetuar o pagamento diretamente na sua conta. Essa é uma forma que funciona muito bem para quem está começando as vendas online, pois pode ser que as vendas ainda sejam poucas e fique mais fácil de controlar.
Como esse serviço não é automatizado, fica na mão de quem é responsável pelo financeiro registrar todas as vendas que estão vindo pelas transferências. Porém, à medida que as vendas começarem a crescer, é provável que fique mais difícil de se organizar. Dessa forma, demandando uma outra alternativa de pagamento para o seu negócio online.
3- Intermediários de pagamentos:
Você provavelmente já ouviu falar desses intermediários de pagamento, como por exemplo, o Google Pay, Mercado Pago e PicPay.
Essas são apenas algumas das diversas empresas que contribuem para o pagamento em e-commerce, já que eles oferecem serviços de suporte e até mesmo antifraude. Dessa forma, tornando os intermediários de pagamento uma das melhores opções para quem deseja um serviço completo para o seu negócio.
Nessas plataformas, o cliente consegue registrar os seus dados pessoais e os dados do cartão, tudo isso de maneira fácil e segura. Assim, passando mais confiança para quem está realizando as compras, visto que os dados deles não passam diretamente para o seu e-commerce; todos os dados ficarão protegidos na plataforma, que transforma todos esses dados em um código criptografado.
Apesar de parecer muito vantajoso, é preciso ter um certo cuidado com esses intermediários; não pela questão da segurança dos pagamentos, mas porque eles apresentam desvantagens como a demora na confirmação do pagamento e as taxas de serviço. Por isso, antes de fazer uma parceria, é preciso analisar qual é o seu orçamento para esses serviços.
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4- Gateway de pagamentos:
Apesar de ter muitas características similares aos intermediários de pagamento, o sistema de Gateway de pagamento apresenta algumas diferenças importantes. Ainda que ambos sejam como uma forma de pagamentos com intermediários envolvidos, com os gateways, não existe uma conexão direta entre cliente e e-commerce. Mas sim, entre a sua empresa e as operadoras.
De forma resumida, os gateways de pagamento são como as maquininhas de cartão, porém online. Esse é um dos métodos de pagamentos mais recomendados para as empresas que querem um controle maior das vendas que ocorrem online e também um contato mais eficiente com as operadoras de cartões e os bancos.
Porém, uma das grandes desvantagens desse serviço é que eles não oferecem um serviço antifraude. Logo, você terá que buscar um para o seu negócio à parte, para garantir a sua segurança e a do usuário.
Independentemente dos métodos de pagamento para e-commerce que você escolher, é importante que você tenha mais de uma opção para atender as diferentes situações de vários clientes.
Além disso, é fundamental garantir a segurança dos seus clientes enquanto eles estão fazendo as suas compras na sua loja online. Por isso, esteja sempre ciente das condições de segurança que são oferecidas pelas plataformas antes da contratação do serviço para o seu site.
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