PicPay: o serviço que está bombando durante a pandemia

02/06/2020

A internet tem oferecido às pessoas inúmeras novidades interessantes, como o acesso facilitado aos cartões pré-pago (como o cartão mercado pago, um dos preferidos), a opção por bancos digitais e, mais recentemente, a utilização de serviços como o PicPay.

Especialmente em épocas de pandemia, quando as pessoas têm evitado ter contato com os demais e preferido a segurança dos seus lares, é importante ter formas alternativas para pagar por serviços ou produtos de interesse.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o PicPay, explicando o seu funcionamento, as suas vantagens em relação às demais opções disponíveis no mercado e os motivos pelos quais ele tem sido escolhido por tantas pessoas. Para saber mais sobre o assunto, leia o que preparamos para você abaixo.

O que é PicPay?

Trata-se de uma fintech, startup voltada para soluções dentro do mercado financeiro, que possui mais de dez milhões de usuários e tem planos para triplicar de tamanho até o final de julho deste ano.

O aplicativo tem como objetivo permitir que as pessoas façam pagamentos e transferências online, em ambiente seguro, para pessoas físicas ou estabelecimentos credenciados (com parcelamento ou não).

Usuários do PicPay não precisam pagar juros ou taxas para contas pessoais, mas podem receber até 800 reais por mês através do aplicativo. A versão comercial, chamada de PRO, não limita o volume de dinheiro recebido pelo usuário, mas cobra 1,99% por pagamento feito.

Desde a sua criação, o app surgiu com a proposta de descomplicar pagamentos, contas de bar e similares, já que possui vínculo com o cartão de crédito do usuário. Para além dessas funções, o cliente pode utilizar o PicPay para fazer o pagamento de boletos e para comprar créditos para o seu telefone.

Trata-se de uma opção bastante segura, já que mesmo as pessoas que recebem transferências dentro do aplicativo não têm acesso aos dados de quem fez o pagamento.

As informações trocadas pelo aplicativo são criptografadas e, de acordo com o site oficial da fintech, armazenadas em servidores seguros, que seguem todas as regras e os padrões de segurança exigidos.

As transações também são feitas mediante a utilização de uma senha pessoal ou através da biometria (que segue sendo a opção mais segura, uma vez que exige que o dono do telefone faça a confirmação do pagamento).

Como criar uma conta?

Primeiro, é necessário fazer o download do aplicativo, que está disponível tanto para iPhone quanto para dispositivos Android.

Depois, o usuário deve fazer um breve cadastro, onde colocará nome, CPF, data de nascimento, número do próprio smartphone (é primordial que o usuário não utilize o telefone de terceiros para fazer o cadastro!), e-mail, user name desejado e uma senha forte.

Após confirmar o cadastro, uma vez que o PicPay envia um código de confirmação para o celular cadastrado, o indivíduo deve clicar em Ajustes, depois em Conta Bancária.

Após inserir o endereço pessoal, que é necessário para que algumas transações sejam efetuadas, basta acessar a Carteira e adicionar, no campo dos cartões cadastrados, um cartão de crédito válido. É possível digitar os números ou escaneá-los.

Como fazer pagamentos?

Dado o fato que a plataforma funciona como uma espécie de carteira digital, o usuário precisa primeiro colocar dinheiro nela. Para fazer isso, basta acessar a Carteira e clicar em Adicionar. O aplicativo permite depósitos feitos através de boleto bancário, DOC/TED ou transferência (Banco Original).

Correntistas do Banco Original recebem a transferência na hora. Os demais podem ter que esperar até dois dias para que o dinheiro caia na conta.

O PicPay é compatível com alguns dos aplicativos mais utilizados do mercado, como o Uber, a Steam e o Google Play, e também permite que sejam feitos pagamentos através do código QR.

Para enviar dinheiro a pessoas que estão na sua lista de contatos, basta procurar pelo nome do indivíduo no aplicativo ou clicar no perfil dele.

Convém lembrar que não é necessário pagar nenhuma mensalidade, anuidade ou taxa de adesão para ser usuário da plataforma. As tarifas cobradas estão atreladas aos limites de pagamento feitos durante um mês ou às taxas de conveniência cobradas por serviços específicos.

O aplicativo alerta quando há cobrança de taxa, o que permite que o usuário possa decidir se cancela a transação ou se finaliza o pagamento.

Uma última vantagem interessante: todo o dinheiro que é colocado na carteira rende, automaticamente, à 100% do CDI em dias úteis. Oficialmente, o rendimento é maior do que o da poupança tradicional.

Sua empresa está preparada para as mudanças?

Os recentes acontecimentos têm causado grandes mudanças na forma de pensar e nos hábitos de consumo dos usuários. Mas sua empresa tem se adaptado com a velocidade exigida pelo mercado?

Nos conte nos comentários quais outras mudanças você já percebeu nos hábitos de consumo e na forma de fazer negócios.

 

Leia também: Dicas para vender em tempos de crise

  • Categorias