Mídias sociais: cinco métricas para você ter na ponta da língua

10/01/2022

Antes de mais nada, é necessário saber o que são as mídias sociais e entender as métricas em torno delas.

É preciso ter em mente que, ao compreender bem os fundamentos das mídias sociais e das suas respectivas métricas, a página do seu negócio pode ser diferenciada, garantindo o sucesso da sua empresa no ambiente digital e, consequentemente, gerando maior conversão de leads em vendas. 

As mídias sociais, como sabemos, são âmbitos de comunicação e de publicidade, podendo-se destacar o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e o Pinterest.

Tais mídias sociais facilitam, muitas vezes, a venda de produtos e de serviços, afinal de contas, hoje em dia, o mundo é regido, basicamente, pelas tecnologias e os indivíduos passam cada vez mais tempo do seu dia a dia conectados às redes sociais.

Nesse sentido, é fundamental que uma empresa, interessada em alcançar um maior número de pessoas no ambiente digital, a fim de alavancar o seu negócio, conheça determinadas métricas para obter uma boa compreensão sobre a dinâmica do seu público.

Para analisar, por exemplo, se o conteúdo está gerando interesse, se há um grande número de compartilhamentos, se o alcance está sendo satisfatório, se as taxas de conversão estão saindo como o esperado e muito mais.

Isso significa que as métricas são maneiras de se mensurar acerca das estratégias utilizadas em determinada mídia social, certificando-se do que está dando certo ou não.

No entanto, fazer essa avaliação ou saber quais métricas são as mais importantes acaba se tornando uma tarefa difícil para muitas pessoas, principalmente, para aquelas que não estão ainda muito familiarizadas com esse universo de marketing digital e vendas online. 

Por isso a importância de ter um bom suporte de uma empresa digital focada em conversão e resultados (confira neste link um exemplo de agência que pode te ajudar).

É válido ressaltar que, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre o número de curtidas é a métrica mais importante a ser analisada em primeira instância. Mas, espera! Não quer dizer que o número de “likes” não seja algo necessário, porém não é APENAS isso. 

Ficou curioso(a) para entender mais sobre esse assunto? 

Continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre como garantir o sucesso das suas redes sociais, conferindo quais métricas são as mais essenciais!

5 métricas para você ter na ponta da língua:

É claro que cada mídia social possui suas próprias particularidades, entretanto, as métricas a seguir servem de modo geral para todas elas.

COMPARTILHAMENTO: 

Vamos ser honestos: fazer com que as pessoas compartilhem o seu conteúdo é algo desafiador, concorda?

Hoje em dia, as pessoas buscam compartilhar conteúdos mais divertidos, engraçados, leves… Portanto, é preciso adotar toda uma estratégia para que aquilo que você irá publicar se torne valioso o suficiente ao ponto de o indivíduo desejar repassar para uma outra pessoa.

O compartilhamento gera um impacto tanto na questão da confiabilidade (pois, geralmente, as pessoas tendem a fazer um consumo de determinado produto ou serviço, com maior segurança, quando há uma indicação), quanto na questão dos algoritmos, pois as redes sociais levam muito em consideração a quantidade de compartilhamentos no momento de fazer uma seleção das publicações as quais terão um alcance orgânico mais significativo.

ALCANCE: 

O alcance é uma métrica valiosa, pois quanto maior for a quantidade de pessoas que visualizam o seu conteúdo maior será a quantidade de pessoas que interagem na sua página, com curtidas, comentários e compartilhamentos.  

Gerando, desse modo, um maior interesse de outros visitantes e dos próprios usuários que acompanham as mídias sociais do seu negócio em adquirir determinado produto e/ou serviço. Isso significa, portanto, que o alcance pode possibilitar maior conversão de vendas! 

ENGAJAMENTO:

O engajamento está diretamente ligado ao alcance e ao compartilhamento. Em suma, o engajamento é fazer a análise de quantos usuários consideram certa publicação importante ao ponto de se envolverem com ela.

Para isso, é preciso realizar o seguinte cálculo: relação do número de pessoas que foram alcançadas com a quantidade de ações de envolvimento realizadas na publicação em questão. 

Reflita: o que vale mais?

Obter 1000 pessoas alcançadas com 100 envolvimentos ou obter 5000 pessoas alcançadas e não passar nem de 100 envolvimentos? Obviamente, o engajamento é melhor na primeira opção, então, vale mais!

CONVERSÃO: 

É de extrema importância que você acompanhe a taxa de conversão, isto é, que você faça a análise de quantas vendas foram trazidas com as mídias sociais

Isso revela se seu negócio está tendo um retorno positivo ou não. Se você identificar que não saiu como o esperado, está na hora de mudar as estratégias ou aplicar outras ações, entendendo o que está faltando para melhorar a sua página ou o que você anda fazendo de errado! 

CRESCIMENTO POR CANAL:

O crescimento da sua empresa pode ser avaliado por três fatores conjuntamente:

  • aumento da base de seguidores
  • engajamento
  • tráfego

 

Lembre-se: o número de seguidores é considerado uma métrica de vaidade, por isso, deve-se tomar cuidado, visto que, somente a quantidade de seguidores em alta, por exemplo, não significa propriamente aumento do número de vendas.

CONCLUSÃO

Agora que você está por dentro da função das mídias sociais para o seu negócio e a importância da observação das métricas, está na hora de você começar a colocar todo esse conhecimento em prática.

É essencial que você não se esqueça dos pontos supracitados, os quais são valiosos para o sucesso do seu negócio nas redes sociais:

 Compartilhamento;

  1. Alcance;
  2. Engajamento;
  3. Conversão;
  4. Crescimento por canal.

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