Nairuz 14 anos: conheça a nossa história

14/02/2024

Em um mundo onde a constante evolução tecnológica redefine os parâmetros do sucesso empresarial, a Nairuz se destaca como um farol de inovação e excelência. Este ano, ao celebrarmos os 14 anos de trajetória da nossa empresa, nos pegamos olhando para trás, lá para o começo da nossa história, os primeiros passos, os desafios e cada uma das pequenas conquistas, e pudemos contemplar a jornada incrível que foi o caminho até aqui. 

Desde a fundação, a Nairuz transcende todas as expectativas, não apenas acompanhando as mudanças do mercado, mas frequentemente as antecipando e moldando-as. E o que era o sonho de uma pessoa, se tornou uma das maiores referências em marketing digital do estado de São Paulo e um trabalho feito a muitas mãos. 

Somos muito orgulhosos em poder dizer que a cada ano que passa, a empresa não apenas cresce apenas em tamanho, número de funcionários, clientes e parceiros, mas também em sua visão de negócio e impacto social. A Nairuz tem sido uma pioneira em seu campo de atuação, constantemente empurrando os limites do possível e redefinindo o que significa ser uma empresa líder. 

Neste conteúdo que, dentre todos os demais já publicados aqui, é de longe o mais especial, vamos mergulhar nos marcos significativos desta jornada inspiradora. Aqui contaremos como a Nairuz evoluiu de uma simples empresa de desenvolvimento para uma agência completa e que já coleciona premiações. 

Se você também faz parte desta história, te convidamos a nos acompanhar e, claro, nos ajudar a contá-la. Mas se você está chegando agora, então seja bem-vindo! Convidamos também você a conhecer um pouco mais sobre como tudo começou. 

Além dos relatos dos nossos sócios e fundadores, trouxemos também um pouco das contribuições de nossos funcionairuz, as inovações que nos colocaram no mapa, estratégias que nos garantiram o reconhecimento e as lições aprendidas ao longo do caminho. Junte-se a nós nesta celebração de 14 anos de inovação, dedicação e sucesso contínuos da Nairuz Marketing Digital e Tecnologia. 

Além do digital: conheça a história da Nairuz Marketing Digital e Tecnologia e descubra como um trabalho de muitas mãos pode gerar frutos extraordinários e de muito sucesso

Ainda que atue diretamente no ambiente digital, a evolução da Nairuz não se limitou às redes. Isso porque, ao abraçar novas tecnologias e estratégias de marketing, a fim de oferecer soluções inovadoras e eficazes, o compromisso com a inovação deve se estender muito além dos nossos serviços, mas também na maneira como operamos internamente, com uma cultura que valoriza a criatividade, a colaboração e o crescimento contínuo de todos. 

Nossos projetos são uma prova da nossa capacidade de pensar fora da caixa, atendendo às necessidades dos nossos clientes de maneiras únicas e personalizadas. Desde campanhas de marketing digital até o desenvolvimento de e-commerces e soluções tecnológicas muito específicas, a Nairuz tem se destacado por entregar resultados excepcionais, que não só satisfazem, mas também superam as expectativas dos nossos clientes. 

Mas o que realmente define a Nairuz é a nossa gente. Nossa equipe é composta por profissionais dedicados e incrivelmente talentosos! Somos suspeitos de falar, afinal, desde o começo sempre fomos uma empresa de pessoas que cuidam de pessoas. E somos muito orgulhosos do nosso time. 

São eles, os funcionairuz, que fazem da Nairuz um lugar para trabalhar e crescer. O time multidisciplinar e a sinergia entre os departamentos e áreas tornam o ambiente muito favorável à inovação e à criatividade, que são pilares essenciais para o nosso sucesso. 

1. O início da jornada: a ideia que deu origem à Nairuz 

Pode até ser uma enorme surpresa, mas a agência Nairuz não nasceu do desejo ou da intenção de se ter uma agência. Na verdade, o objetivo sempre foi ter uma empresa e só. A Nairuz Marketing Digital e Tecnologia, como a conhecemos hoje, foi o resultado de uma série de pequenos sucessos e (coincidência?) portas abertas. 

A história da Nairuz começou bem longe do universo das agências de marketing digital (que ainda estavam ganhando seu espaço no mercado). Como dizem os grandes clássicos biográficos dos gênios da tecnologia, tudo começou na garagem de casa. Mais especificamente, no caso do Rafael Queiroz, nosso fundador e CEO, dentro de casa. 

Independentemente do setor, o sonho do Rafael sempre foi ter uma empresa. Já passaram pela lista de opções oficinas mecânicas e lojas de produtos eletrônicos, uma agência de marketing digital talvez tenha sido a única possibilidade nunca considerada. Isso porque, segundo nosso CEO, o empreendedorismo já estava no sangue e ter a própria empresa sempre foi o principal objetivo. 

Antes que a Nairuz se tornasse o que é hoje, o Rafael se aventurou por vários mares, desde consertar computadores (e outros equipamentos) em casa, até desenvolver sites simples para pequenas empresas locais. A única coisa que nunca mudou: o desejo de criar uma empresa que fizesse a diferença, na sua vida e na vida de outras pessoas. 

Ah, e também o nome. 

Ainda que a Nairuz não fosse Marketing Digital e Tecnologia, seria a Nairuz mecânica ou qualquer outra empresa que tivesse esse nome. 

E se você está se perguntando o motivo disso, nós te contamos! Quando criança, nosso fundador ouviu em um documentário uma palavra com uma pronúncia muito parecida com nairuz, e que estaria ligada ao fenômeno da aurora boreal, que acontece nas regiões polares do norte do planeta. O significado da palavra original era “bom presságio”. 

Ainda que o Rafael nunca tenha lido essa palavra escrita, o “nome sonoro”, como ele diz, o marcou. E desde então ele sabia que teria uma empresa e que essa empresa se chamaria assim. Um bom presságio. 

1.1 Uma empresa de tecnologia 

Sendo o Rafael formado na área de tecnologia e um desenvolvedor experiente, os primeiros passos da Nairuz foram como uma empresa focada em desenvolvimento de site, a Nairuz Suporte TI. E a empresa funcionou desta forma por muito tempo, até a Valéria, nossa sócia, entrar para o time e as coisas começarem a tomar forma. 

Juntos, Rafael (desenvolvedor por formação) e Valéria (recém-formada em publicidade e propaganda, com especialidade em marketing) expandiram os negócios da empresa para o desenvolvimento de e-commerce, colocando as primeiras peças da agência no lugar. A virada de jogo veio com a decisão de investir em Google Ads e produção de conteúdo, com Rafael focado no desenvolvimento e no gerenciamento das campanhas de anúncios, e a Valéria na produção de conteúdo, assumindo a área de redação. 

E o resto da história vocês já conseguem imaginar: chegaram os primeiros funcionairuz, a empresa cresceu e precisou de um lugar um pouco maior, o que abriu mais espaço para novos clientes, uma equipe completa e, claro, novas oportunidades e muitos desafios a serem superados. 

Olhando para o futuro, Rafael tem uma visão bem clara do objetivo para os próximos anos: tornar a Nairuz indispensável para os clientes, indo além dos resultados já excelentes, para uma oferta de produtos e serviços ainda mais ampla e que atenda a todas as suas necessidades (especialmente aquelas que ultrapassam nosso escopo de trabalho). 

É o desejo de nosso CEO, e também o nosso, de que a Nairuz seja conhecida não só por sua ética, zelo e honestidade, que já são valores muito característicos da marca, mas também por ser um lugar onde a inovação nunca para. 

O legado desejado? Que a Nairuz seja um trampolim para oportunidades, ajudando as pessoas a construir carreiras sólidas dentro da empresa. Em suma, a Nairuz não é só sobre marketing digital; é sobre criar histórias de sucesso, para os clientes, parceiros, fornecedores e, claro, a equipe que constrói dia a dia outros capítulos desta história. 

1.2 Primeiros desafios e soluções

Nestes 14 anos de trajetória, a Nairuz enfrentou diversos desafios, comuns a muitas startups e empresas que estão em constante expansão. Por isso, ainda que o sucesso seja o objetivo e nossa equipe trabalhe em busca das melhores soluções, os desafios são esperados. E, claro, muito bem-vindos. Afinal, são os desafios que nos fazem crescer e foram os inúmeros desafios acumulados até aqui que fizeram da Nairuz a empresa que é hoje. 

Perguntamos ao nosso CEO quais foram e quais são os maiores e principais desafios, mas como podemos imaginar, a resposta demandou um tempo para pensar. Isso porque cada desafio parece enorme no momento em que o enfrentamos, assim como seus resultados e benefícios para o crescimento da equipe e da empresa como um todo. Mas voltando lá atrás, nos primeiros passos da Nairuz, o primeiro grande desafio foi o aluguel da primeira sala. 

E não só pelo desafio de encontrar o espaço perfeito, que estivesse dentro do orçamento e que pudesse atender com excelência os clientes e futuros funcionários. Mas porque é preciso muita coragem para sair de onde estamos e nos direcionarmos ao até então desconhecido. Como costuma dizer a Valéria, nossa sócia e co-fundadora, o “mar azul navegável”. 

E por que o primeiro escritório da Nairuz é tão importante assim? Porque, segundo o Rafael, foi o grande momento da empresa. O day one. Um escritório de 4×5, basicamente uma sala de 20m², que cabiam só três mesinhas. 

Mas o maior de todos os desafios foi (e ainda é) as contratações para a composição das nossas equipes. Como diz o Rafael, foi nesse momento que a Nairuz deixou de ser apenas um sonho para se tornar uma realidade concreta na vida de outras pessoas também. Agora eles eram empregadores e tinham novas responsabilidades (com outras famílias além daquela que começou tudo). 

Muito mais do que encontrar o profissional ideal, havia também a necessidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, às vezes antecipando tendências, o que exigiu da equipe uma capacidade notável de inovação e flexibilidade. A busca por talentos que compartilhassem da visão da empresa e o desenvolvimento de uma cultura organizacional forte são desafios que perduram ainda hoje. 

Para superar esses desafios, a Nairuz adotou estratégias focadas em uma gestão ágil e adaptativa, priorizando o investimento em pessoas. A formação de uma equipe multidisciplinar, capaz de oferecer uma abordagem holística aos projetos, foi essencial para o sucesso e o crescimento da empresa. 

Cultivamos aqui na Nairuz um ambiente que encoraja o aprendizado e a independência, a inovação e a criatividade, permitindo que as equipes enfrentem os desafios com soluções criativas e eficazes. Isso inclui a adoção de novas tecnologias no nosso dia a dia, o aperfeiçoamento constante dos processos internos e, claro, a valorização da contribuição de cada membro da equipe, reconhecendo a importância de cada um no sucesso da empresa como um todo. 

Também temos muito forte em nossa cultura o cliente e suas necessidades como centro de nossas decisões. Por isso, buscando entender o que precisam e como podemos oferecer soluções que não apenas atendam, mas superem suas expectativas. A nossa capacidade de construir relacionamentos duradouros e de confiança com clientes, parceiros e fornecedores nos ajudou a estabelecer uma reputação sólida no mercado. 

Olhando para o futuro, continuamos focados em inovação e excelência, com o objetivo de nos tornarmos ainda mais indispensáveis para nossos clientes. 

2. Inovações que marcaram nossa história

As maiores inovações da Nairuz, e nos garantiram um lugar entre as melhores agências de marketing digital, foram em processos internos. Todas as áreas da empresa têm seus processos continuamente revisados e melhorados, com o suporte e a consultoria de especialistas em gestão de projetos, processos e pessoas. Hoje nossa equipe de liderança, assim como todos os demais que desempenham alguma função de gestão, são capacitados para implementar e gerenciar essas melhorias com eficácia. 

Isso se traduz em uma entrega mais rápida e eficiente de projetos, um ambiente de trabalho mais dinâmico e colaborativo, e, o mais importante, a satisfação dos nossos clientes. 

Nos destacamos especialmente pelos processos que aplicamos no recrutamento e seleção de novos funcionairuz, nos processos de onboarding e planejamento estratégico de novos clientes e na área de tecnologia. Para agilizar o processo de entrega de layout, por exemplo, foi desenhado um novo processo que teve como resultado a redução do tempo de entrega de temas, de 45 dias úteis para 10 dias úteis, demonstrando a nossa capacidade de otimização e eficiência. 

Esta conquista não apenas melhorou a satisfação do cliente, mas também nos permitiu assumir um volume maior de projetos sem comprometer a qualidade. 

Outra inovação que já conquistou a atenção do mercado é o nosso modelo de dashboard para os relatórios de performance. Hoje nosso dashboard é 70% automatizado e, de acordo com os planos, até o final do primeiro semestre de 2024 será 100% automatizado. Esta automação permite uma visão em tempo real do desempenho das campanhas, aumentando nossa capacidade de resposta e ajuste, tornando as estratégias de marketing mais ágeis e efetivas. 

Além disso, investimos fortemente em treinamentos internos, destacando-se o Auréliuz, um curso de língua portuguesa com foco em comunicação empresarial e redação. Com o Auréliuz, buscamos aprimorar as habilidades de comunicação da nossa equipe, essencial para o desenvolvimento de conteúdo de qualidade, relatórios mais precisos e uma comunicação interna e externa mais funcional. 

Essas inovações são um reflexo da nossa cultura de aprimoramento, com o objetivo não apenas acompanhar as tendências do mercado e manter a posição entre as primeiras agências, mas também promover mudanças, impulsionando a evolução do marketing digital e tecnologia. 

Ao longo dos nossos 14 anos, não apenas crescemos em tamanho e variedade de serviços, mas também em inovação, reforçando nosso compromisso com a excelência e a liderança.

3. Cultura e Valores

3.1 Uma equipe, muitas mãos

Desde a última mudança de escritório (para um prédio muito maior), temos uma tradição aqui na Nairuz: a marcação das mãos dos funcionairuz em uma parede bem em frente à porta de entrada. A ideia de marcar as palmas das mãos na parede veio do nosso fundador e foi acolhida por toda a equipe. Afinal, é uma forma simbólica de mostrar que, de fato, somos uma empresa feita à mão. E por muitas mãos! 

Os funcionairuz convidados a deixar a sua marca, com um pouco de tinta e uma caneta preta, são aqueles que passaram pelo processo de efetivação (seja do estágio ou do período de experiência) e têm um papel muito importante na história da empresa. 

A ideia deu tão certo que marcar as mãos na parede já se tornou um dos objetivos dos novos membros da equipe e um momento a ser muito comemorado! 

Porém, o foco aqui não é falarmos sobre as tradições únicas da Nairuz (afinal, são tantas!), mas sobre como nossa cultura é forte e carrega os valores que nos são indispensáveis. Costumamos dizer que a nossa cultura é o coração pulsante da empresa. Isso porque é a nossa cultura que molda cada projeto, cada decisão e todas as interações da agência, seja com os colaboradores, clientes ou parceiros. Nossa cultura é a nossa guia e nossos valores são inegociáveis. 

Em nossa essência, valorizamos profundamente a colaboração, a honestidade, o compromisso com os resultados dos clientes, a transparência e o zelo em cada detalhe. E esses valores não são apenas palavras em um conteúdo! Eles são vividos e experimentados diariamente em tudo o que fazemos. 

Acreditamos de verdade que as melhores ideias surgem da soma do trabalho em equipe e de times que se relacionam e se complementam, cada um, dentro de suas habilidades, contribuem para que não se resuma apenas em ideias, mas para que essas ideias sejam colocadas em prática. Por isso, nosso ambiente de trabalho foi pensado desde o começo para fomentar a colaboração aberta entre todos os níveis da empresa, desde aqueles que assumem cargos de liderança até a equipe operacional. 

Encorajamos, portanto, a troca livre de ideias, feedback construtivo e o apoio mútuo em todos os projetos (especialmente aqueles que atravessam áreas da empresa). Isso não apenas enriquece nosso trabalho, mas também fortalece os laços entre nossos funcionairuz. 

Aqui na Nairuz, agimos com transparência e sinceridade, tanto em nossas comunicações internas quanto nas interações com clientes e parceiros. Reconhecemos a importância de construir relações de confiança, e isso só é possível quando somos verdadeiros em nossas palavras e ações. Esta honestidade nos orienta, garantindo que permaneçamos fiéis aos nossos valores e aos compromissos assumidos. 

E, por fim, o compromisso com os resultados dos clientes está no centro de tudo o que fazemos. Cada estratégia, campanha ou projeto é cuidadosamente planejado e executado com o objetivo de superar as expectativas dos nossos clientes. Nos dedicamos a entender os desafios e objetivos de cada cliente, adaptando nossas soluções para garantir a melhor performance.  O sucesso dos nossos clientes é o nosso sucesso, e é com essa convicção que trabalhamos todos os dias. 

Entendemos a importância do zelo em cada detalhe. Cada projeto recebe um atendimento personalizado, garantindo que nada seja negligenciado. Esta atenção aos detalhes é o que nos permite entregar um trabalho de alta qualidade que não apenas atende, mas excede as expectativas. É o cuidado em cada etapa do processo que diferencia a Nairuz e solidifica nossa reputação como uma agência líder. 

3.2 Impacto social e responsabilidade

Na Nairuz, entendemos que o nosso papel na sociedade vai muito além do sucesso empresarial e do impacto que geramos no mundo digital. Acreditamos firmemente na responsabilidade social e no poder de usar nossa influência e recursos para fazer a diferença na comunidade da qual fazemos parte e onde nascemos como empresa. 

Temos nos esforçado para viver esse compromisso no dia a dia das nossas operações, mas temos um carinho todo especial e damos destaque às ações em parceria com a OSC Novo Dia, uma associação civil sem fins lucrativos de caráter filantrópico, atuante principalmente na cidade de Monte Mor (onde se encontra nosso escritório) e que se dedica a oferecer cursos e oficinas gratuitas para a qualificação de jovens, tanto no âmbito profissional como artístico. 

Ao unir forças com a OSC Novo Dia, a Nairuz ajuda a abrir portas para oportunidades que muitos jovens jamais teriam. E quem sabe muitos deles façam parte da nossa história, como é o caso de alguns funcionairuz que já participaram dos cursos e oficinas e que hoje desempenham um trabalho excepcional em nossa equipe. 

Essa interação direta entre nossos colaboradores e o trabalho social da OSC Novo Dia não só enriquece a experiência de aprendizado dos jovens, mas também oferece uma perspectiva sobre o impacto positivo que podem gerar. 

A parceria com a OSC Novo Dia reflete nosso entendimento de que as empresas têm o poder e a responsabilidade de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Isso porque, ao investir na educação e qualificação dos jovens, estamos ajudando a construir um futuro mais promissor não só para eles, mas para toda a comunidade. Esta iniciativa também está alinhada com nossos valores de colaboração, honestidade e compromisso com a excelência, pois acreditamos que, ao capacitar os outros, estamos também reforçando esses princípios dentro e fora da nossa organização.

4. Reconhecimento e conquistas

4.1 Premiações e certificações

Até aqui já descobrimos que a Nairuz não apenas se consolidou como uma líder inovadora no campo do marketing digital e tecnologia, mas também foi reconhecida por sua excelência, criatividade e impacto. Nossa jornada de sucesso é marcada por uma série de prêmios e reconhecimentos significativos. Cada prêmio que recebemos é um testemunho do trabalho árduo, da paixão e da dedicação de nossa equipe, bem como da confiança que nossos clientes depositam em nós. 

Aliás, essas premiações e certificações também servem como um lembrete de nossa missão de, muito além de atender às expectativas, superá-las, buscando constantemente inovar e melhorar. 

Abaixo trouxemos uma lista dos prêmios e certificados mais importantes: 

Premiações

  • Vtex Quadrante; 
  •  RD Limitless (Melhores em vendas – 2022); 
  •  Linx Implementer (Maior implementadora); 
  •  UOL Parceiro Premium. 

Certificados 

  • Vtex Sales; 
  • Vtex IO; 
  • Vtex Implementer; 
  • Linx Sales; 
  • Linx Implementer; 
  • Shopify Implementação; 
  • Nuvem Shop Implementação; 
  • Inbound Marketing – HubSpot; 
  • Inbound Marketing – RD University 
  • Google Ads Search; 
  • Google Ads Display; 
  • Google Ads Video; 
  • Google Ads Shopping; 
  • Medição do Google Ads; 
  • Certificação Individual do Google Analytics. 

Entre outras. 

4.2 Casos de Sucesso

E qual a melhor maneira de conhecer mais sobre a Nairuz do que acompanhar nosso trabalho e os resultados excepcionais que conquistamos para os nossos clientes? Acesse nossa página de cases de sucesso e descubra como as empresas aumentaram o faturamento, a conversão em vendas e a captação de leads com um bom planejamento de marketing digital e estratégias pensadas por especialistas. 

Conheça nossos cases!

 À medida que olhamos para o futuro, estamos animados com as oportunidades e os desafios que nos aguardam. Com a tecnologia avançando a passos largos, sabemos que a jornada à frente estará cheia de novas possibilidades para explorar. E estamos prontos. Prontos para aprender, adaptar e continuar a liderar o caminho no universo do marketing digital e tecnologia. 

Este aniversário de 14 anos é mais do que uma celebração do passado; é um marco no caminho para o futuro. Estamos comprometidos em continuar a nossa missão de inovar, inspirar e impactar positivamente a vida das pessoas e das empresas com as quais trabalhamos. E, como sempre, estamos gratos por ter você conosco nesta jornada. 

  • Categorias