Nutrição de leads: entenda como usar essa estratégia no seu plano de marketing

15/03/2021

Conquistar novos clientes e fidelizá-los não é uma tarefa fácil, mas contar com estratégias eficazes como o Inbound Marketing e a nutrição de leads faz esse processo se tornar mais simples do que parece.

Com o aumento dos negócios digitais, manter clientes e possíveis clientes por perto tornou-se mais prático do que se pode imaginar, são diversas formas e estratégias disponíveis para ajudar a sua empresa a manter uma boa relação com seus clientes.

Criar uma comunicação e um relacionamento efetivo e constante com seus clientes faz toda a diferença na hora de fidelizá-los e mantê-los por dentro de tudo o que envolve a sua marca.

Por isso, preparamos este artigo com informações valiosas para ajudar você e sua equipe a bolar estratégias certeiras para atrair novos clientes e fidelizá-los a sua marca.

O que é um plano de marketing?

Plano de marketing é muito mais do que um simples documento que, na maioria das vezes, fica esquecido no fundo da gaveta.

Um plano de marketing é o que norteia as estratégias da sua equipe e estabelece metas para todos.

Um plano de marketing é essencial para que você e sua equipe saibam o que pode dar certo ou não dentro da sua marca e através disso, bolar novos meios e formas de reverter resultados não tão bons.

Esse plano permite que você treine quantos equipamentos de cozinha industrial você pretende vender em um mês, por exemplo.

Ele te ajuda a saber quais os passos e materiais necessários para alcançar seus objetivos.

Por isso, sente junto com a sua equipe e debatam sobre as estratégias que usam e quais outras podem acrescentar em seu plano, sem esquecer das metas que pretendem alcançar.

O que são leads?

Leads nada mais são do que clientes em potencial que possuem interesse no seu serviço ou produto e demonstraram isso por meio de determinadas ações.

Essas ações podem ser: começar a seguir a sua marca nas redes sociais, sempre comentar nos posts e vídeos da empresa, baixar algum material gratuito fornecido pela sua equipe ou sempre interagir com formulários e questionários que você produz em seu site.

Pequenas ações como as citadas anteriormente mostram o interesse e vontade da pessoa em não ser só mais um seguidor e admirador do seu trabalho, mas de se tornar um fiel cliente.

Esses leads precisam ser nutridos, ou seja, alimentados. É necessário fornecer meios para mantê-los sempre por perto, seja uma pessoa que está à procura de uma fábrica de plástico injetado ou de uma consultoria empresarial.

Dicas para nutrição de leads

Portanto, se você não entende nada sobre nutrição de leads e não faz a mínima ideia sobre como colocar isso em prática, não se preocupe, preparamos dicas simples e eficazes para te ajudar.

  • Defina um objetivo

Não há chances de começar um negócio de sucesso se você não souber até onde quer ir com ele, sem metas e objetivos você leva a sua marca para um beco escuro sem possibilidades de volta.

Por isso, planejar metas e objetivos é extremamente importante para te ajudar a trilhar o melhor caminho, com as melhores estratégias para chegar neste resultado.

Se o seu objetivo é fazer da sua marca uma referência entre os tipos de licenciamento Microsoft, por exemplo, pense no que você pode fazer e aonde é melhor investir para chegar neste determinado resultado.

  • Invista em e-mail marketing para nutrição de leads

Quem nunca recebeu um e-mail falando sobre alguma promoção, desconto ou até mesmo convidando você para ler um artigo no blog da marca.

Isso nada mais é do que uma das melhores estratégias dentro do marketing digital, o e-mail marketing.

O objetivo dele é enviar conteúdos de qualidade periodicamente para as pessoas que registram seus e-mails no site da marca e autorizam o envio de conteúdos e promoções.

Só que muito mais do que apenas enviar promoções e descontos, é necessário enviar conteúdos informativos e de qualidade, que acrescentaram valor na vida das pessoas que leem.

Se você for um cabeleireiro, por exemplo, pode enviar um artigo falando sobre tratamento para queda de cabelo masculinos ou femininos.

O importante é sempre se preocupar com a qualidade da informação que estará sendo passada.

E lembre-se de nunca, nunca mesmo, comprar listas de e-mails. Deixe que os próprios clientes se interessem pela sua marca e queiram receber o seu conteúdo por livre e espontânea vontade.

  • Conheça o seu público

Ninguém melhor do que o seu próprio público para te dizer o que está bom e o que pode melhorar dentro do seu negócio, ninguém melhor do que eles para te ajudar, então conheça-os bem.

Fazer pesquisas de satisfação e descobrir qual a opinião que eles têm da sua marca e do seu produto ou serviço, te ajuda a conhecer, ainda mais, a personalidade deles e descobrir o que é possível fazer para mantê-los ainda mais por perto.

Você pode criar essas pesquisas dentro de diversas áreas e por intermédio de vários meios, por exemplo, telefonar para um cliente perguntando o que ele achou da dedetização escorpião realizada no seu imóvel é uma das opções.

Além disso, enviar e-mails e mensagens perguntando o que o cliente gostaria de ver na sua marca é uma ótima estratégia para entender as dores e desejos dos seus seguidores, colocando-as em prática e fazendo eles se sentirem ouvidos e acolhidos.

  • Foque no funil de vendas

Se você nunca ouviu falar sobre esse termo, nós o ajudamos.

Funil de vendas é uma estratégia dentro do marketing digital que visa um melhor filtro e acompanhamento das pessoas que realmente estão interessadas no seu produto ou serviço.

Imagine um funil comum, ele possui um topo bem aberto e vai ficando mais fino e apertando conforme o tamanho.

Assim funciona o funil de vendas, no topo recebemos milhares de pessoas, e conforme elas vão descendo, vamos conhecendo as que realmente estão interessadas em adquirir algum produto.

Esse funil possui três estágios, nos quais a pessoa irá passar se realmente estiver interessada no seu trabalho, sendo eles:

Topo

O topo é onde aparecem milhares de pessoas interessadas no seu conteúdo e no que você tem a oferecer.

O objetivo neste primeiro momento não é divulgar a sua marca de cara, mas apenas auxiliar essas pessoas a resolverem problemas e esclarecerem dúvidas.

Se um determinado usuário colocar no Google a determinada frase “quero vender meu apartamento urgente”, ele possui grandes chances de encontrar o seu material de apoio que irá ajudá-lo nesta jornada.

Uma boa dicas neste estágio é investir na produção de conteúdo em determinadas plataformas como:

  • Blogs;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Facebook.

Esses são meios fáceis e que a maioria das pessoas possuem acesso para conhecer a sua marca.

Se você for o dono de uma autoescola, por exemplo, pode produzir um artigo ou um vídeo explicando tudo sobre a CNH especial, sem a intenção de divulgar o seu trabalho, mas apenas de mostrar que você sabe do que está falando e pode ajudar as pessoas.

Meio

O meio já é um estágio onde aquelas milhares de pessoas que viram o seu conteúdo passam por um pequeno filtro, ou seja, realizam uma pequena ação para demonstrarem o seu verdadeiro interesse no seu negócio.

É neste momento que elas saem da posição de seguidores e leitores para a posição de leads, ou seja, possíveis clientes e pessoas interessadas em comprar o que você oferece.

Essas ações podem ser:

  • Baixar um ebook gratuito;
  • Acompanhar a marca em todas as redes sociais;
  • Assinar uma newsletter;
  • Interagir com os conteúdos;
  • Registrar um e-mail ou telefone para contato.

Atitudes como essas provam que eles estão interessados no seu negócio, seja ele um consórcio de máquinas pesadas ou qualquer outro, o funil de vendas é uma estratégia para todo e qualquer negócio.

Fundo

Finalmente chegamos no último, mas não menos importante estágio do funil de vendas, o fundo. É neste filme que o lead finalmente se dá por vencido e resolve adquirir o seu produto ou serviço.

Depois de pesquisar e absorver todo o conteúdo de valor que a sua marca oferece, essa pessoa opta pelo seu negócio e realiza a compra.

É aqui que acaba o funil de vendas e muitos também acham que acaba o relacionamento e comunicação com o cliente, um grande engano.

Aqui entra mais uma estratégia muito usada e necessária para o seu negócio, o Inbound Marketing.

  • Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia muito semelhante ao funil de vendas, mas ele possui um quarto elemento que não consta no funil e que faz toda a diferença no relacionamento entre empresa e consumidor.

O Inbound Marketing se baseia em quatro pilares:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender.

Os três primeiros pilares são bem semelhantes ao que falamos no tópico anterior sobre o funil de vendas, portanto focaremos no quarto e último pilar, o encantar.

Esse encantar se refere a constância de uma relação e comunicação entre a empresa e o cliente, mesmo após o momento da venda.

Mantê-lo sempre por perto e questioná-lo sobre a qualidade do seu produto e atendimento da sua equipe fará com que ele crie um forte laço com a sua marca e possivelmente compre novamente de você ou indique o seu serviço para outras pessoas.

Por isso, não ache que após o instante da venda está tudo pronto, é necessário manter essa pessoa por perto e conhecê-la do seu valor e importância dentro do seu negócio.

Considerações finais

Esperamos que este artigo possa ter te ajudado a entender ainda mais sobre a nutrição de leads e a importância deles dentro do seu negócio.

Não esqueça que você não trabalha apenas com números, mas com pessoas que precisam de relacionamento e comunicação para se sentir parte da história da sua marca.

 

Gostou de nosso conteúdo sobre nutrição de leads? Leia também: 5 Motivos para você ter uma assessoria de marketing na sua empresa

  • Categorias